O Município de Ponte da Barca voltou a marcar presença na Feira de Nanterre, em França. O evento, que se tornou já uma tradição anual, serve como um ponto de encontro para a comunidade emigrante residente em Paris e nos arredores.
Ao longo da iniciativa, a autarquia promoveu alguns dos seus produtos gastronómicos, entre os exemplos, vinho, enchidos, mel, doçaria e artesanato.
O presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, descreveu o evento como um “verdadeiro mercado de saudade”, onde a comitiva de Ponte da Barca é “sempre calorosamente recebida e acarinhada”. O autarca barquense não poupou ainda palavras para expressar a gratidão e o orgulho pela comunidade emigrante, considerando que são “os embaixadores no mundo”.
Augusto Marinho destacou também a importância económica e cultural da comunidade emigrante para o concelho de Ponte da Barca e reiterou o compromisso da autarquia em manter uma relação próxima e colaborativa com os emigrantes e suas associações.
À semelhança do ano anterior, o município organizou um lanche/convívio para os emigrantes barquenses, que foi um “sucesso absoluto”, proporcionando um momento de proximidade e partilha entre a comunidade e os representantes municipais.
A Feira de Nanterre, agora na sua XIX edição, é organizada pela Associação Recreativa e Cultural de Originários de Portugal (ARCOP), e continua a ser um evento emblemático que reúne vários municípios portugueses com o objetivo de promover o melhor de cada região junto da comunidade portuguesa e francófona. A iniciativa decorreu de 22 a 24 de março.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.