O Município de Ponte da Barca voltou a marcar presença na Feira de Nanterre, em França. O evento, que se tornou já uma tradição anual, serve como um ponto de encontro para a comunidade emigrante residente em Paris e nos arredores.
Ao longo da iniciativa, a autarquia promoveu alguns dos seus produtos gastronómicos, entre os exemplos, vinho, enchidos, mel, doçaria e artesanato.
O presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, descreveu o evento como um “verdadeiro mercado de saudade”, onde a comitiva de Ponte da Barca é “sempre calorosamente recebida e acarinhada”. O autarca barquense não poupou ainda palavras para expressar a gratidão e o orgulho pela comunidade emigrante, considerando que são “os embaixadores no mundo”.
Augusto Marinho destacou também a importância económica e cultural da comunidade emigrante para o concelho de Ponte da Barca e reiterou o compromisso da autarquia em manter uma relação próxima e colaborativa com os emigrantes e suas associações.
À semelhança do ano anterior, o município organizou um lanche/convívio para os emigrantes barquenses, que foi um “sucesso absoluto”, proporcionando um momento de proximidade e partilha entre a comunidade e os representantes municipais.
A Feira de Nanterre, agora na sua XIX edição, é organizada pela Associação Recreativa e Cultural de Originários de Portugal (ARCOP), e continua a ser um evento emblemático que reúne vários municípios portugueses com o objetivo de promover o melhor de cada região junto da comunidade portuguesa e francófona. A iniciativa decorreu de 22 a 24 de março.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.