A iniciativa vai realizar-se no dia 5 de julho, quarta-feira, e irá contar com a presença de uma das mais conceituadas investigadoras nacionais na área da economia circular, Maria Lurdes Lopes, investigadora e professora catedrática do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Esta palestra acontece no âmbito do FiberRec – Valorização de materiais de construção em fim de vida: processamento de fibras numa perspetiva de economia circular. O projeto foi desenvolvido no seio da Unidade de Investigação do IPVC, ProMetheus e foi recentemente aprovado.
Financiado por fundos nacionais, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, o projeto FiberRec tem como objetivo desenvolver uma solução para a valorização de resíduos com amianto, através dos princípios da economia circular e da sustentabilidade com reintrodução dos resíduos na cadeia produtiva.
“Circularidade na Construção | A Relevância da Valorização dos Resíduos” terá início às 10h e irá ter lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo. A inscrição é obrigatória.
Maria Lurdes Lopes, especialista na área da economia circular, já participou em 40 projetos de investigação, orientou mais de uma centena de trabalhos científicos e é autora ou coautora de mais de 350 trabalhos científicos em livros, revistas e congressos.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.
O mercado da cidade vai ter horário especial durante a época natalícia. O Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Já o Mercado de Produtores não abre nos mesmos dias, mas mantém atividade nas manhãs de 23 e 30 de dezembro.
Viana do Castelo vai receber, a 27 de dezembro, a 12.ª edição da São Silvestre de Viana CLS Brands, que atingiu um recorde histórico de 3.000 participantes.
O Município de Ponte de Lima aprovou um protocolo de colaboração com a ALAAR – Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, válido para 2025/2026.
O Estação Viana Shopping volta a associar-se a uma causa solidária e de grande importância para a comunidade, acolhendo esta sexta-feira, 19 de dezembro, uma ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea.