Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo no top 3 em sustentabilidade ambiental

12 Dezembro, 2023 | 18:29
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Politécnico de Viana do Castelo é uma das instituições de ensino superior nacionais em destaque no UI GreenMetric World University Ranking 2023, ao ocupar a terceira posição num ranking que avaliou a sustentabilidade ambiental de 1.183 instituições de ensino superior em todo o mundo.

A nível mundial, o Politécnico de Viana do Castelo ocupa a posição 219, destacando-se em parâmetros como educação e investigação, a utilização de recursos como a água, o tratamento de resíduos ou as acessibilidades. Estes resultados vêm comprovar a preocupação e o compromisso constantes e crescentes do Politécnico de Viana do Castelo em matéria de sustentabilidade ambiental.

O Presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, congratula-se por voltar a ver os projetos do IPVC serem reconhecidos por uma das mais prestigiadas entidades internacionais em matéria de sustentabilidade ambiental: “Numa altura em que a temática do ambiente e da sustentabilidade ambiental são temas centrais, ver o Politécnico de Viana do Castelo reconhecido pelas práticas que implementa em matérias tão relevantes quanto fundamentais para a própria humanidade deixam-nos amplamente satisfeitos, mas com a consciência de que esta é uma missão de todos e que deve envolver toda a comunidade académica. Sermos uma instituição reconhecida pelas nossas práticas na semana em que decorreu a COP 28 – Cimeira do Clima é fator de redobrada satisfação”.

Refira-se que, em outubro, o Politécnico de Viana do Castelo foi palco da “5.ª Conferência Campus Sustentável | Capacitação para a Ação Climática: do Campus à Comunidade”, evento inserido na Unidade de Investigação em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade – proMetheus IPVC e que é promovido pela Rede Campus Sustentável Portugal.

A 5.ª Conferência Campus Sustentável permitiu uma reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas quanto à implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e nos países da lusofonia.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Vianense recebe Sanjoanense na luta pela manutenção na Liga 3

A Liga 3 prossegue este fim-de-semana com a realização da 3.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão, bem como da segunda da Fase de Manutenção e Descida.

Regional 24 Fevereiro, 2024

Vila Nova de Cerveira abre novo Centro de Apoio à Integração de Migrantes

A Câmara de Vila Nova de Cerveira abriu no centro de Transportes um novo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que aumentaram nas “freguesias mais próximas da sede do concelho”.

Nacional 24 Fevereiro, 2024

Conselho Nacional da CGTP eleito com 98% dos votos

O Conselho Nacional da CGTP, composto por 147 dirigentes, foi eleito com 98% dos votos, no XV congresso da central sindical, que se realiza na Torre da Marinha, Seixal.

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Liga Europa: Sporting reencontra Atalanta, Benfica defronta Rangers

O Sporting reencontra os italianos da Atalanta, que já defrontou na fase de grupos, nos oitavos de final da Liga Europa, e o Benfica defronta o Rangers, assim ditou o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.

Música 23 Fevereiro, 2024

Escola do Rock de Paredes de Coura arranca celebração dos 10 anos em Castelo de Paiva

A Escola do Rock de Paredes de Coura promove, este fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, uma residência de intercâmbio entre alunos daquela residência intensiva e da academia de música local.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Valença reuniu com a GNR local e de Viana para analisar a segurança do concelho

O Município de Valença convocou os destacamentos territoriais de Valença e Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma reunião de análise da situação atual da segurança do concelho.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Pouca lampreia no Alto Minho vendida a cerca de 100 euros

A Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e Mar afirmou hoje que “está a ser um ano complicado” para a pesca da lampreia, que é pouca, sendo vendida, face à elevada procura, entre os 70 a 100 euros.