Para assinalar o Dia Internacional da Felicidade, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) distribuiu, na quinta-feira, centenas de cápsulas com mensagens inspiradoras e desafios a todos os seus colaboradores. Esta ação simbólica teve como objetivo promover o bem-estar e incentivar uma cultura organizacional mais positiva e motivadora.
Ao mesmo tempo, o Politécnico de Viana do Castelo dá continuidade a uma iniciativa pioneira em Portugal, lançando um novo inquérito para avaliar o Índice de Felicidade/Bem-Estar dos seus trabalhadores. Esta adaptação do Índice das Nações Unidas de Felicidade Interna Bruta (FIB) ao contexto organizacional pretende medir e promover a felicidade no ambiente de trabalho, reforçando o compromisso da instituição com a qualidade de vida dos seus profissionais.
Dando continuidade ao trabalho anteriormente, desenvolvido, esta auscultação permitirá avaliar a evolução do Índice de Felicidade Interna Bruta na instituição. A participação dos colaboradores é fundamental para compreender o impacto das ações implementadas e para continuar a desenvolver estratégias que promovam um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado.
Esta iniciativa surge num contexto de reconhecimento do trabalho do IPVC na promoção do bem-estar no local de trabalho.
Recorde-se que o trabalho que o Politécnico de Viana do Castelo tem desenvolvido nesta matéria já mereceu o reconhecimento internacional. recentemente, o IPVC foi distinguido como o terceiro local de trabalho mais saudável do país, na quinta edição do Prémio Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
O prémio pretende distinguir organizações com contributos notáveis para a segurança, bem-estar e saúde (física e psicológica) dos trabalhadores. Além disso, o Politécnico de Viana do Castelo obteve o nível um do Selo Healthy Workplace – Local de Trabalho Saudável, o mais elevado concedido pela Ordem.
Refira-se ainda que o IPVC foi uma das primeiras instituições do país a ter um Sistema de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal certificado, tendo sido, de resto, a primeira Instituição de Ensino Superior em Portugal a assinar o Pacto de Conciliação, que tem como fundamento promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres.
Hoje, assinala-se o 24.º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, uma data que mudou o rumo da história mundial.
No próximo dia 18 de outubro de 2025, o renomado DJ Zézé Gonçalves comemorará quatro décadas de carreira em um evento imperdível no Club LT5, localizado na Alameda 5 de Outubro, Marina de Viana, Viana do Castelo. A festa promete abrir suas portas às 23h00 e se estender até às 06h00, celebrando a trajetória de um dos DJs mais influentes da cena musical do norte de Portugal.
Celebra-se hoje o Dia Nacional do Bombeiro Profissional, uma data de profundo simbolismo e de reconhecimento do papel insubstituível que os bombeiros desempenham na proteção das comunidades e no serviço público diário.
O traçado da linha de alta tensão Ponte de Lima–Fontefria (Galiza), promovida pela REN – Rede Elétrica Nacional, sofreu alterações no concelho de Monção, com 16 novas localizações de apoios ao longo de cerca de oito quilómetros. O novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) encontra-se em consulta pública até ao dia 17 de outubro, através do site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe este sábado, 13 de setembro, pelas 15h00, a apresentação oficial do livro “Cidadania Ativa – Riscos, Prevenção e Ação”, da autoria de André Morais.
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve esta quarta-feira, em Matosinhos, uma mulher, de 44 anos, indiciada pela prática de vários crimes de burla qualificada e de branqueamento, através do esquema fraudulento vulgarmente conhecido por "Olá pai, Olá mãe".
Viana do Castelo vai receber no próximo dia 16 de setembro, às 18h00, a sessão de abertura do ano letivo 2025/2026 da Academia Sénior do CER – Centro de Estudos Regionais. A cerimónia terá lugar na Sala de Espetáculos da Sociedade de Instrução, Recreio e Social Areorense (SIRSA).