Para assinalar o Dia Internacional da Felicidade, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) distribuiu, na quinta-feira, centenas de cápsulas com mensagens inspiradoras e desafios a todos os seus colaboradores. Esta ação simbólica teve como objetivo promover o bem-estar e incentivar uma cultura organizacional mais positiva e motivadora.
Ao mesmo tempo, o Politécnico de Viana do Castelo dá continuidade a uma iniciativa pioneira em Portugal, lançando um novo inquérito para avaliar o Índice de Felicidade/Bem-Estar dos seus trabalhadores. Esta adaptação do Índice das Nações Unidas de Felicidade Interna Bruta (FIB) ao contexto organizacional pretende medir e promover a felicidade no ambiente de trabalho, reforçando o compromisso da instituição com a qualidade de vida dos seus profissionais.
Dando continuidade ao trabalho anteriormente, desenvolvido, esta auscultação permitirá avaliar a evolução do Índice de Felicidade Interna Bruta na instituição. A participação dos colaboradores é fundamental para compreender o impacto das ações implementadas e para continuar a desenvolver estratégias que promovam um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado.
Esta iniciativa surge num contexto de reconhecimento do trabalho do IPVC na promoção do bem-estar no local de trabalho.
Recorde-se que o trabalho que o Politécnico de Viana do Castelo tem desenvolvido nesta matéria já mereceu o reconhecimento internacional. recentemente, o IPVC foi distinguido como o terceiro local de trabalho mais saudável do país, na quinta edição do Prémio Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
O prémio pretende distinguir organizações com contributos notáveis para a segurança, bem-estar e saúde (física e psicológica) dos trabalhadores. Além disso, o Politécnico de Viana do Castelo obteve o nível um do Selo Healthy Workplace – Local de Trabalho Saudável, o mais elevado concedido pela Ordem.
Refira-se ainda que o IPVC foi uma das primeiras instituições do país a ter um Sistema de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal certificado, tendo sido, de resto, a primeira Instituição de Ensino Superior em Portugal a assinar o Pacto de Conciliação, que tem como fundamento promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.
Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.
A Juventude Viana regressa à competição este sábado, dia 8 de novembro, para disputar a 6.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A formação vianense recebe o SC Marinhense, no Pavilhão José Natário, a partir das 21h30, num jogo que contará com transmissão em direto na Viana TV.