Para assinalar o Dia Internacional da Felicidade, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) distribuiu, na quinta-feira, centenas de cápsulas com mensagens inspiradoras e desafios a todos os seus colaboradores. Esta ação simbólica teve como objetivo promover o bem-estar e incentivar uma cultura organizacional mais positiva e motivadora.
Ao mesmo tempo, o Politécnico de Viana do Castelo dá continuidade a uma iniciativa pioneira em Portugal, lançando um novo inquérito para avaliar o Índice de Felicidade/Bem-Estar dos seus trabalhadores. Esta adaptação do Índice das Nações Unidas de Felicidade Interna Bruta (FIB) ao contexto organizacional pretende medir e promover a felicidade no ambiente de trabalho, reforçando o compromisso da instituição com a qualidade de vida dos seus profissionais.
Dando continuidade ao trabalho anteriormente, desenvolvido, esta auscultação permitirá avaliar a evolução do Índice de Felicidade Interna Bruta na instituição. A participação dos colaboradores é fundamental para compreender o impacto das ações implementadas e para continuar a desenvolver estratégias que promovam um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado.
Esta iniciativa surge num contexto de reconhecimento do trabalho do IPVC na promoção do bem-estar no local de trabalho.
Recorde-se que o trabalho que o Politécnico de Viana do Castelo tem desenvolvido nesta matéria já mereceu o reconhecimento internacional. recentemente, o IPVC foi distinguido como o terceiro local de trabalho mais saudável do país, na quinta edição do Prémio Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
O prémio pretende distinguir organizações com contributos notáveis para a segurança, bem-estar e saúde (física e psicológica) dos trabalhadores. Além disso, o Politécnico de Viana do Castelo obteve o nível um do Selo Healthy Workplace – Local de Trabalho Saudável, o mais elevado concedido pela Ordem.
Refira-se ainda que o IPVC foi uma das primeiras instituições do país a ter um Sistema de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal certificado, tendo sido, de resto, a primeira Instituição de Ensino Superior em Portugal a assinar o Pacto de Conciliação, que tem como fundamento promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo revelou que o prazo para apresentação de propostas ao concurso internacional para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia o prédio Coutinho, foi prolongado até dia 14.
As entidades parceiras do projeto europeu RedCIFT acabam de lançar o website oficial da Rede Ibérica de Cruzeiros Fluviais Transfronteiriços (RED CIFT), acessível em https://red-cift.eu/. Esta plataforma tem como objetivo promover o turismo fluvial sustentável e criar uma rede de destinos náutico-culturais nas bacias transfronteiriças dos rios Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana.
O Livre anunciou que o artista plástico João Puig é o número 1 pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo nas legislativas de maio.
Portugal foi ultrapassado pelos Países Baixos no ranking da FIFA, tendo caído para o sétimo lugar de uma classificação que foi divulgada e que continua a ser liderada pela Argentina, campeã mundial de futebol.
Viana do Castelo vai receber, nos dias 18 e 19 de setembro, o EuRuKo (European Ruby Conference), a maior e mais longa conferência sobre Ruby na Europa, reunindo anualmente cerca de 700 participantes, além de oradores de renome internacional.
A companhia Krisálida estreia um novo espetáculo de teatro de marionetas, "O Velho Eremita", uma criação que funde fantasia e consciência ambiental para sensibilizar o público infantojuvenil sobre a importância vital da água e os desafios das alterações climáticas. A estreia acontece a 13 de abril, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, às 17h00.
Este sábado, 5 de abril, às 21h30, terá lugar a encenação da Paixão de Cristo, junto à Capela de São João, na alameda com o mesmo nome, na Vila de Ponte de Lima. A representação estará a cargo de um grupo composto por mais de uma centena de atores amadores da Paróquia de Tadim, Braga.