Na semana em que se assinalou o Dia Internacional da Mulher Rural, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresenta o projeto BEM COMUM, uma iniciativa colaborativa que visa potenciar a gestão dos baldios através do envolvimento das comunidades locais.
Com o objetivo de promover e criar maior valor nas atividades ligadas ao turismo rural e à natureza, o projeto foca-se na educação ambiental e na valorização da biomassa, envolvendo ativamente as comunidades e destacando a importância da cooperação na gestão dos baldios para combater o despovoamento e promover a inclusão social.
O BEM COMUM centra-se na gestão e valorização dos baldios – territórios comunitários geridos localmente – abrangendo freguesias do Alto Minho, Cávado, Ave e a freguesia de Cabril, no Alto Tâmega.
Com uma visão voltada para o futuro e a inovação social, o BEM COMUM incorpora atividades focadas em jovens, mulheres e na aproximação entre o urbano e o rural. Através da cocriação de soluções com as comunidades, o projeto fomenta práticas sustentáveis e multifuncionais, como o ecoturismo, a valorização da biomassa e a promoção da agro-silvo-pastorícia.
“As mulheres sempre desempenharam um papel ativo na agricultura, na agro-silvo-pastorícia e nas suas comunidades, embora muitas vezes esse papel não seja reconhecido. Um dos objetivos do Bem Comum é promover o empreendedorismo feminino, reafirmando a importância das mulheres na agro-silvo-pastorícia e nas comunidades de montanha”, descreve Sara Simões, docente e investigadora do IPVC.
Esta ação inclui a partilha de experiências com o projeto espanhol “Ganaderas en Red” para avaliar, em conjunto com agricultoras e criadoras de gado portuguesas, o potencial de criar uma rede ibérica de mulheres na pecuária extensiva.
O BEM COMUM destaca também a criação de um Geoportal, que facilitará o acesso a informações e boas práticas sobre a gestão dos baldios, visando criar um impacto duradouro e transformar este projeto num modelo de inovação social e gestão comunitária sustentável.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.