Na semana em que se assinalou o Dia Internacional da Mulher Rural, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresenta o projeto BEM COMUM, uma iniciativa colaborativa que visa potenciar a gestão dos baldios através do envolvimento das comunidades locais.
Com o objetivo de promover e criar maior valor nas atividades ligadas ao turismo rural e à natureza, o projeto foca-se na educação ambiental e na valorização da biomassa, envolvendo ativamente as comunidades e destacando a importância da cooperação na gestão dos baldios para combater o despovoamento e promover a inclusão social.
O BEM COMUM centra-se na gestão e valorização dos baldios – territórios comunitários geridos localmente – abrangendo freguesias do Alto Minho, Cávado, Ave e a freguesia de Cabril, no Alto Tâmega.
Com uma visão voltada para o futuro e a inovação social, o BEM COMUM incorpora atividades focadas em jovens, mulheres e na aproximação entre o urbano e o rural. Através da cocriação de soluções com as comunidades, o projeto fomenta práticas sustentáveis e multifuncionais, como o ecoturismo, a valorização da biomassa e a promoção da agro-silvo-pastorícia.
“As mulheres sempre desempenharam um papel ativo na agricultura, na agro-silvo-pastorícia e nas suas comunidades, embora muitas vezes esse papel não seja reconhecido. Um dos objetivos do Bem Comum é promover o empreendedorismo feminino, reafirmando a importância das mulheres na agro-silvo-pastorícia e nas comunidades de montanha”, descreve Sara Simões, docente e investigadora do IPVC.
Esta ação inclui a partilha de experiências com o projeto espanhol “Ganaderas en Red” para avaliar, em conjunto com agricultoras e criadoras de gado portuguesas, o potencial de criar uma rede ibérica de mulheres na pecuária extensiva.
O BEM COMUM destaca também a criação de um Geoportal, que facilitará o acesso a informações e boas práticas sobre a gestão dos baldios, visando criar um impacto duradouro e transformar este projeto num modelo de inovação social e gestão comunitária sustentável.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.