Na semana em que se assinalou o Dia Internacional da Mulher Rural, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresenta o projeto BEM COMUM, uma iniciativa colaborativa que visa potenciar a gestão dos baldios através do envolvimento das comunidades locais.
Com o objetivo de promover e criar maior valor nas atividades ligadas ao turismo rural e à natureza, o projeto foca-se na educação ambiental e na valorização da biomassa, envolvendo ativamente as comunidades e destacando a importância da cooperação na gestão dos baldios para combater o despovoamento e promover a inclusão social.
O BEM COMUM centra-se na gestão e valorização dos baldios – territórios comunitários geridos localmente – abrangendo freguesias do Alto Minho, Cávado, Ave e a freguesia de Cabril, no Alto Tâmega.
Com uma visão voltada para o futuro e a inovação social, o BEM COMUM incorpora atividades focadas em jovens, mulheres e na aproximação entre o urbano e o rural. Através da cocriação de soluções com as comunidades, o projeto fomenta práticas sustentáveis e multifuncionais, como o ecoturismo, a valorização da biomassa e a promoção da agro-silvo-pastorícia.
“As mulheres sempre desempenharam um papel ativo na agricultura, na agro-silvo-pastorícia e nas suas comunidades, embora muitas vezes esse papel não seja reconhecido. Um dos objetivos do Bem Comum é promover o empreendedorismo feminino, reafirmando a importância das mulheres na agro-silvo-pastorícia e nas comunidades de montanha”, descreve Sara Simões, docente e investigadora do IPVC.
Esta ação inclui a partilha de experiências com o projeto espanhol “Ganaderas en Red” para avaliar, em conjunto com agricultoras e criadoras de gado portuguesas, o potencial de criar uma rede ibérica de mulheres na pecuária extensiva.
O BEM COMUM destaca também a criação de um Geoportal, que facilitará o acesso a informações e boas práticas sobre a gestão dos baldios, visando criar um impacto duradouro e transformar este projeto num modelo de inovação social e gestão comunitária sustentável.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.