Na semana em que se assinalou o Dia Internacional da Mulher Rural, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresenta o projeto BEM COMUM, uma iniciativa colaborativa que visa potenciar a gestão dos baldios através do envolvimento das comunidades locais.
Com o objetivo de promover e criar maior valor nas atividades ligadas ao turismo rural e à natureza, o projeto foca-se na educação ambiental e na valorização da biomassa, envolvendo ativamente as comunidades e destacando a importância da cooperação na gestão dos baldios para combater o despovoamento e promover a inclusão social.
O BEM COMUM centra-se na gestão e valorização dos baldios – territórios comunitários geridos localmente – abrangendo freguesias do Alto Minho, Cávado, Ave e a freguesia de Cabril, no Alto Tâmega.
Com uma visão voltada para o futuro e a inovação social, o BEM COMUM incorpora atividades focadas em jovens, mulheres e na aproximação entre o urbano e o rural. Através da cocriação de soluções com as comunidades, o projeto fomenta práticas sustentáveis e multifuncionais, como o ecoturismo, a valorização da biomassa e a promoção da agro-silvo-pastorícia.
“As mulheres sempre desempenharam um papel ativo na agricultura, na agro-silvo-pastorícia e nas suas comunidades, embora muitas vezes esse papel não seja reconhecido. Um dos objetivos do Bem Comum é promover o empreendedorismo feminino, reafirmando a importância das mulheres na agro-silvo-pastorícia e nas comunidades de montanha”, descreve Sara Simões, docente e investigadora do IPVC.
Esta ação inclui a partilha de experiências com o projeto espanhol “Ganaderas en Red” para avaliar, em conjunto com agricultoras e criadoras de gado portuguesas, o potencial de criar uma rede ibérica de mulheres na pecuária extensiva.
O BEM COMUM destaca também a criação de um Geoportal, que facilitará o acesso a informações e boas práticas sobre a gestão dos baldios, visando criar um impacto duradouro e transformar este projeto num modelo de inovação social e gestão comunitária sustentável.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.