Pinto da Costa comemorou, no domingo, o 45.º e derradeiro troféu em 27 temporadas como presidente da FC Porto SAD, ao encerrar 2023/24 com a Taça de Portugal, primeira conquista futebolística de André Villas-Boas à frente do clube.
No Estádio Nacional, em Oeiras, os ‘dragões’ bateram com reviravolta o recém-campeão nacional Sporting (2-1, após prolongamento) na final da 84.ª edição da prova e venceram o troféu pela 20.ª vez, e quarta em sete temporadas sob orientação de Sérgio Conceição.
O FC Porto voltou a acumular três êxitos seguidos na Taça de Portugal, tal como já havia feito entre 2008/09 e 2010/11, num ciclo em que os dois primeiros foram arrebatados por Jesualdo Ferreira e o último chegou sob orientação do então treinador André Villas-Boas.
Antes, esse registo apenas tinha sido logrado em dose dupla pelo Benfica, que se impôs entre 1984/85 e 1986/87 e de 1948/49 a 1952/53 – a edição de 1949/50 não foi realizada.
No palmarés da Taça de Portugal, o FC Porto reforçou o estatuto de segundo clube mais laureado, ao juntar 20 cetros, seis abaixo do recordista Benfica e três acima do Sporting.
André Villas-Boas atingiu o primeiro troféu no futebol desde a sua tomada de posse como 34.º presidente do FC Porto, em 07 de maio, 10 dias depois de ter batido Pinto da Costa, líder há 42 anos e 15 mandatos, no ato eleitoral com maior afluência da história do clube.
À imagem de outros jogos disputados depois do sufrágio, os dois dirigentes sentaram-se quase lado a lado na tribunal presidencial do Jamor e abraçaram-se logo após o final da partida, tendo levantado juntos o único troféu vencido pelo terceiro colocado da I Liga em 2023/24, pouco menos de 48 horas antes de efetivarem a transição de poderes na SAD.
André Villas-Boas, de 46 anos, vai passar a assumir funções a partir de terça-feira, dia no qual Pinto da Costa, de 86 anos, termina oficialmente um percurso de 27 épocas à frente daquela sociedade, que é responsável pela gestão do futebol profissional ‘azul e branco’.
Desde 30 de julho de 1997, data da fundação da FC Porto SAD, o dirigente mais antigo e titulado do futebol mundial somou 41 troféus em provas internas e quatro além-fronteiras.
Os ‘azuis e brancos’ acumularam 14 campeonatos, 12 Taças de Portugal, 14 Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga, bem como uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental, uma Taça UEFA e uma Liga Europa, na altura treinados por Villas-Boas.
O FC Porto passou a ostentar 85 cetros no futebol, os mesmos do Benfica, que, em igual período, arrebatou 24 troféus – incluindo oito edições da I Liga e três Taças de Portugal -, enquanto o Sporting alcançou 19 dos atuais 55, com quatro campeonatos e cinco Taças.
Pinto da Costa assumiu a presidência da SAD ‘azul e branca’ há 27 anos, mas já liderava os destinos do clube desde a primeira vez em que foi eleito, em 17 de abril de 1982, data a partir da qual testemunhou a obtenção de 69 cetros em pouco mais de quatro décadas.
Antes dos 45 conquistados sob a esfera da SAD, o clube tinha acrescentado ao palmarés nove títulos de campeão nacional, quatro Taças de Portugal, oito Supertaças, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia.
Pinto da Costa revitalizou em diversos domínios o FC Porto, cujos primeiros 89 anos de existência ocasionaram apenas a conquista de 16 troféus no futebol – sete campeonatos, quatro Taças de Portugal, uma Supertaça e quatro edições do extinto Campeonato de Portugal -, antes de reconfigurar a correlação de forças com os rivais Benfica e Sporting.
A título exemplificativo, os ‘dragões’ ostentam agora tantas vitórias (16) na prova ‘rainha’ desde abril de 1982 como ‘águias’ (nove) e ‘leões’ (sete) juntos, sendo essa supremacia visível ainda na I Liga (23 contra 19) e na Supertaça Cândido de Oliveira (22 contra 17).
A cidade de Viana do Castelo voltou a encher-se de música, alegria e energia com o regresso do festival “Viana Bate Forte”, que arrancou, esta sexta-feira, com milhares de pessoas a encherem as ruas e praças do centro histórico.
A Seleção Nacional Feminina de Hóquei em Patins carimbou esta sexta-feira o passaporte para a final do Campeonato da Europa, ao vencer a congénere italiana por 4-3, numa partida emocionante disputada no Pavilhão Multiusos de Paredes.
O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou, em Castelo do Neiva, um contrato de coesão territorial com os 29 candidatos socialistas e independentes que concorrem às freguesias e uniões de freguesia do concelho.
Monção vai receber, no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo musical imperdível protagonizado pelo irreverente grupo “De Vacas”, no palco do Cine Teatro João Verde. A proposta promete uma noite cheia de humor, talento vocal e criatividade, num tributo muito original às grandes divas da música pop.
A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.
A Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou, esta quinta-feira, um concurso público para a transformação das antigas oficinas municipais, no centro da vila, num novo espaço comunitário dedicado à cultura, formação e bem-estar. O valor base da empreitada é de 1,7 milhões de euros e o prazo de execução é de 270 dias.
Um homem de 70 anos foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo por posse de arma proibida. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação relacionada com um caso de violência doméstica.