O músico vianense Pedro Correia vai representar Viana do Castelo no 3.º Festival Nacional da Canção Rural. Este evento acontece no Convento de S. Francisco, em Santarém, este sábado, 6 de julho, às 21h30, em direto na Viana TV.
“Escrevi uma Canção com o nome “O Nosso Vinho” para homenagear as nossas gentes do vinho e do mundo Rural”, referiu o músico.
Este é um concurso de canções com o objetivo de estimular a composição de temas musicais com acompanhamento vocal cujos textos (poemas) contribuam para uma maior visibilidade do mundo rural.
Os intérpretes, a solo ou em grupo, apresentam-se em nome próprio, mas em representação do ‘seu’ município.
Os temas, que não podem ultrapassar os três minutos de duração, são originais e com textos em português subordinados ao tema ‘Mundo Rural’.
Serão eleitos pelo júri, 1º, 2º e 3º lugar. para Melhor intérprete, Melhor Música e Melhor Letra, e um prémio extra de ‘Canção mais Popular’ a atribuir por votação online.
Esta edição do Concurso conta com dozes participantes dos municípios associados da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho: Arcos de Valdevez, Borba, Cantanhede, Cartaxo, Chamusca, Lagoa, Palmela, Rio Maior, Santarém, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vidigueira e integra a programação da Cidade do Vinho 2024.
Esta iniciativa é promovida pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, pela Associação Rotas dos Vinhos de Portugal e pela Câmara Municipal de Santarém, que celebram o título de “Cidade do Vinho 2024”. O objetivo do evento é fomentar a criação musical que enalteça a vida e as tradições rurais, proporcionando maior visibilidade a estas regiões.
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.
Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.
Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.
O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.
O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.
O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.