O músico vianense Pedro Correia vai representar Viana do Castelo no 3.º Festival Nacional da Canção Rural. Este evento acontece no Convento de S. Francisco, em Santarém, este sábado, 6 de julho, às 21h30, em direto na Viana TV.
“Escrevi uma Canção com o nome “O Nosso Vinho” para homenagear as nossas gentes do vinho e do mundo Rural”, referiu o músico.
Este é um concurso de canções com o objetivo de estimular a composição de temas musicais com acompanhamento vocal cujos textos (poemas) contribuam para uma maior visibilidade do mundo rural.
Os intérpretes, a solo ou em grupo, apresentam-se em nome próprio, mas em representação do ‘seu’ município.
Os temas, que não podem ultrapassar os três minutos de duração, são originais e com textos em português subordinados ao tema ‘Mundo Rural’.
Serão eleitos pelo júri, 1º, 2º e 3º lugar. para Melhor intérprete, Melhor Música e Melhor Letra, e um prémio extra de ‘Canção mais Popular’ a atribuir por votação online.
Esta edição do Concurso conta com dozes participantes dos municípios associados da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho: Arcos de Valdevez, Borba, Cantanhede, Cartaxo, Chamusca, Lagoa, Palmela, Rio Maior, Santarém, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vidigueira e integra a programação da Cidade do Vinho 2024.
Esta iniciativa é promovida pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, pela Associação Rotas dos Vinhos de Portugal e pela Câmara Municipal de Santarém, que celebram o título de “Cidade do Vinho 2024”. O objetivo do evento é fomentar a criação musical que enalteça a vida e as tradições rurais, proporcionando maior visibilidade a estas regiões.
Três pessoas foram retiradas preventivamente de uma habitação na freguesia de Nogueira, em Ponte da Barca, na sequência de um segundo deslizamento de terras registado esta terça-feira, confirmou a Proteção Civil.
Um deslizamento de terras ocorrido na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas obrigou à retirada preventiva de 20 pessoas das suas habitações, após uma derrocada considerada “forte” ter destruído parcialmente uma casa e soterrado um veículo ligeiro. Não há registo de vítimas ou feridos.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.