Logo
Nacional

PCP propõe fim de portagens numa dezena de autoestradas

28 Abril, 2024 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O PCP propôs este sábado a eliminação de portagens numa dezena de autoestradas ex-Scut, considerando que, na defesa do interesse público, o fim destas taxas para os utilizadores não deve implicar qualquer compensação às concessionárias.

O objetivo dos comunistas é que este projeto de lei, a que a agência Lusa teve acesso, seja arrastado para o debate parlamentar de quinta-feira marcado pelo PS sobre o seu projeto de lei para eliminar as taxas de portagem nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior (ex-Scut) ou onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança.

Na iniciativa, o PCP refere que a “introdução de taxas de portagens nas antigas autoestradas Scut constituiu um rude golpe no tecido económico das regiões afetadas”, sendo possível “concluir que neste processo só as concessionárias ficaram a ganhar” enquanto “o Estado, as populações e a economia regional perderam e continuam a perder”.

“O PCP, desde a primeira hora, sempre se opôs à cobrança de portagens que foram impostas e mantidas pelos governos PSD/CDS e PS e colocou-se do lado das populações que desde o primeiro momento se manifestaram contra esta injusta decisão”, recorda o partido na exposição de motivos.

De acordo com os comunistas, “as reduções que já se conseguiram impor no valor das portagens são inseparáveis da luta das populações e da ação do PCP”, sublinhando que para o partido estas vias são fundamentais para o desenvolvimento regional e não devem ter portagens “por não terem alternativa viável e por imperativo de justiça social”.

O PCP pretende que sejam eliminadas as taxas de portagens aos utilizadores de todos os lanços e sublanços da A4 (Autoestrada Transmontana, entre Matosinhos e Águas Santas, e a este de Amarante), A13 (Autoestrada do Pinhal Interior, entre Atalaia e Ferreira do Zêzere), A22 (Via do Infante), A23 (Autoestrada da Beira Interior), A24 (Autoestrada do Interior Norte), A25 (Autoestrada das Beiras Litoral e Alta), A28 (Autoestrada do Norte Litoral, entre Angeiras e Darque/Viana do Castelo) A29 (Autoestrada da Costa de Prata), A41 (Circular Regional Exterior do Porto) e A42 (Autoestrada do Grande Porto).

O PCP propõe ainda que com o fim das portagens nestas vias, e “na defesa do interesse público”, não sejam “devidas quaisquer compensações à entidade que detém a concessão”.

Os comunistas pretendem que o Executivo adote, durante este ano, “as diligências necessárias à reversão para o Estado das concessões rodoviárias referentes” a estas autoestradas nas quais quer eliminar as portagens, devendo ser a Infraestruturas de Portugal a entidade gestora dos lanços e sublanços.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 19 Janeiro, 2025

AFVC: Desportivo de Monção ganha em Vitorino de Piães e continua na frente da 1ª divisão distrital

Realizaram-se, no domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na primeira divisão cumpriu-se a 17ª jornada, na segunda a 18ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (1-3) do Desportivo de Monção no sempre difícil terreno do Vitorino de Piães.

Desporto 19 Janeiro, 2025

Portugal vence Noruega e faz o pleno de vitórias na primeira fase do Mundial de andebol

A seleção portuguesa de andebol completou o pleno de três triunfos na primeira fase do Mundial, ao vencer a co-anfitriã Noruega por 31-28, em Oslo, pelo que parte para a 'main round' com quatro pontos.

Desporto 19 Janeiro, 2025

Golo de Miguel Abreu perto do fim garante vitória do Vianense em Joane

Realizou-se, este domingo, a 15.ª jornada do Campeonato de Portugal. O grande destaque vai para a vitória (0-1) do Vianense frente ao Joane. Um golo solitário de Miguel Abreu, aos 86 minutos, resolveu o jogo a favor da equipa de Viana do Castelo num terreno muito pesado e difícil de praticar futebol. Com este triunfo a equipa de Pedro Lomba sobe ao 5º lugar com 23 pontos.

Desporto 19 Janeiro, 2025

Juventude Viana fez sofrer Benfica na Luz

A Juventude Viana deslocou-se, este domingo, ao Pavilhão da Luz, para defrontar o Benfica, em jogo correspondente à 11ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo deu luta às águias, mas acabou derrotada (6-5) pela margem mínima.

Desporto 19 Janeiro, 2025

João Almeida e Solange Jesus vencem 26ª Meia Maratona Manuela Machado

O João Almeida (Recreio Desportivo de Águeda) e Solange Jesus (Sporting Clube Braga) são os vencedores da 26.ª Meia Maratona Manuela Machado, que decorreu este domingo em Viana do Castelo com a participação de mais de 4.000 atletas.

Regional 19 Janeiro, 2025

Feira do Fumeiro de regresso a Ponte da Barca 

Ponte da Barca prepara-se para acolher, de 28 de fevereiro a 2 de março, mais uma edição da Feira do Fumeiro, um evento que enaltece as tradições, os sabores e a autenticidade. A Praça da República será o palco desta celebração, oferecendo uma experiência onde gastronomia, cultura e artesanato se unem.

Regional 19 Janeiro, 2025

Biblioteca de Valença já está On-line

A Biblioteca Municipal de Valença já tem mais de 50 mil documentos on-line, no novo catálogo digital https://catalogo.bibliotecas.cm-valenca.pt, acessível desde 8 de janeiro.