O candidato do PSD/CDS à Câmara de Viana do Castelo, Paulo de Morais, apresentou, oficialmente, as principais linhas orientadoras do seu programa eleitoral.
O ex-vice-presidente da Câmara do Porto (2002-2025), que se desfiliou do PSD em 2013 e surge nesta corrida eleitoral como independente, comprometeu-se a, num mandato, implementar em Viana do Castelo a norma 371001, de regras contra a corrupção, afirmando que “será o mecanismo de controle e combate à corrupção, compadrio e aos favores”.
De acordo com o professor universitário, a “transparência total” é “uma forma de pensar todo o programa”.
O candidato quer melhorar a qualidade de vida dos vianenses e o desenvolvimento do concelho, para “deixar de ser cidade periférica para passar a ser elo de ligação entre o Norte e a Galiza”.
“Viana tem de ser a plataforma de ligação entre o Norte de Portugal, uma zona produtiva e rica, e a Galiza, ainda mais produtiva e rica. Temos de tirar mais proveito disso”, sustentou.
A partir de um resumo do programa com 61 páginas distribuído na conferência de imprensa, Paulo Morais enumerou 10 compromissos, nomeadamente a implementação de “um sistema de transportes a sério” e “europeu”.
A aposta passa pelos autocarros e paragens “confortáveis”, mas também por comboios noturnos, se necessário com operadores privados, barcos no rio Lima ou pelo funicular de Santa Luzia aberto “pelo menos até à meia-noite”.
Já em 2026, Morais diz que as pessoas recenseadas em Viana do Castelo “deixarão de pagar o estacionamento nos parques da autarquia, sejam eles de exploração própria ou concessionados”.
Acabar “com a desertificação do centro histórico”, sobretudo através de “uma via verde para o licenciamento urbanístico” é outra das propostas.
Criar um mecanismo de diplomacia económica para atrair investimento, acabar com a taxa turística, encurtar o prazo do pagamento de dívidas a fornecedores, colocar “em ordem as contas” da autarquia e devolver aos munícipes os 5% do IRS que se destinam à autarquia foram outros pontos destacados.
“Vamos ter embaixadores pelo mundo fora a procurar investimentos. Vamos oferecer qualidade de vida aos quadros superiores das empresas”, descreveu.
Morais quer também “acabar com buracos nas ruas e nos passeios e com ruas sujas, criando em seis meses um sistema de manutenção do espaço público e implementando-o a partir do sétimo mês de mandato.
Para as eleições de 12 de outubro já anunciaram a candidatura à autarquia de Viana do Castelo Luís Nobre (PS), Duarte de Brito Antunes (IL) e Carlos Torre (BE).
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.