Logo
Regional

Paulo Morais apresentou “linhas orientadoras” do seu programa à Câmara de Viana do Castelo

10 Julho, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O candidato do PSD/CDS à Câmara de Viana do Castelo, Paulo de Morais, apresentou, oficialmente, as principais linhas orientadoras do seu programa eleitoral.

O ex-vice-presidente da Câmara do Porto (2002-2025), que se desfiliou do PSD em 2013 e surge nesta corrida eleitoral como independente, comprometeu-se a, num mandato, implementar em Viana do Castelo a norma 371001, de regras contra a corrupção, afirmando que “será o mecanismo de controle e combate à corrupção, compadrio e aos favores”.

De acordo com o professor universitário, a “transparência total” é “uma forma de pensar todo o programa”.

O candidato quer melhorar a qualidade de vida dos vianenses e o desenvolvimento do concelho, para “deixar de ser cidade periférica para passar a ser elo de ligação entre o Norte e a Galiza”.

“Viana tem de ser a plataforma de ligação entre o Norte de Portugal, uma zona produtiva e rica, e a Galiza, ainda mais produtiva e rica. Temos de tirar mais proveito disso”, sustentou.

A partir de um resumo do programa com 61 páginas distribuído na conferência de imprensa, Paulo Morais enumerou 10 compromissos, nomeadamente a implementação de “um sistema de transportes a sério” e “europeu”.

A aposta passa pelos autocarros e paragens “confortáveis”, mas também por comboios noturnos, se necessário com operadores privados, barcos no rio Lima ou pelo funicular de Santa Luzia aberto “pelo menos até à meia-noite”.

Já em 2026, Morais diz que as pessoas recenseadas em Viana do Castelo “deixarão de pagar o estacionamento nos parques da autarquia, sejam eles de exploração própria ou concessionados”.

Acabar “com a desertificação do centro histórico”, sobretudo através de “uma via verde para o licenciamento urbanístico” é outra das propostas.

Criar um mecanismo de diplomacia económica para atrair investimento, acabar com a taxa turística, encurtar o prazo do pagamento de dívidas a fornecedores, colocar “em ordem as contas” da autarquia e devolver aos munícipes os 5% do IRS que se destinam à autarquia foram outros pontos destacados.

“Vamos ter embaixadores pelo mundo fora a procurar investimentos. Vamos oferecer qualidade de vida aos quadros superiores das empresas”, descreveu.

Morais quer também “acabar com buracos nas ruas e nos passeios e com ruas sujas, criando em seis meses um sistema de manutenção do espaço público e implementando-o a partir do sétimo mês de mandato.

Para as eleições de 12 de outubro já anunciaram a candidatura à autarquia de Viana do Castelo Luís Nobre (PS), Duarte de Brito Antunes (IL) e Carlos Torre (BE).

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Julho, 2025

Teatro do Noroeste reconhecido internacionalmente

A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.

Regional 11 Julho, 2025

Estratégia Minho IN 3.0 apela ao investimento privado para impulsionar turismo regional

Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.

Desporto 11 Julho, 2025

Melgaço recebe Europeu de Mountain Bike 2025

Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.

Regional 11 Julho, 2025

Freguesia da Montaria recebe I Jornadas de Montanha

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.

Nacional 11 Julho, 2025

Linha de Crédito de 100 milhões de euros assegura transição entre PDR2020 e PEPAC

O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português  de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados  a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de  pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.

Regional 11 Julho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo constitui centro tecnológico para valorizar o setor agroalimentar

O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.

Desporto 10 Julho, 2025

Aguiar-Branco destaca “trabalho de excelência” da canoagem portuguesa

O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.