A emblemática pastelaria "Zé Natário", em Viana do Castelo, celebra esta quarta-feira, 31 de janeiro, 54 anos.
Fundada a 31 de janeiro de 1970, a Pastelaria Zé Natário nasceu fruto da vontade que José Natário tinha há vários anos de ter a sua própria confeitaria e pastelaria com fabrico próprio. Nessa altura, ‘Zé Natário’, contratou um pasteleiro bem afamado da região e juntamente com as suas ideias e as dele, foram lançando especialidades de modo consecutivo.

Sempre em busca de algo melhor, iam aperfeiçoando as receitas tradicionais e criando algo novo. A grande característica desta pastelaria é o fabrico diário de grande qualidade , considerando José Natário, esta ser a sua grande preocupação e por sua vez a razão do sucesso desta casa.
A primeira grande especialidade da casa surgiu com a ideia de encher um copo de bolacha com uma receita caseira de doce d’ovos, e que depois de cheio e frisado faz lembrar um vaso de manjerico e, por isso, deu o nome de ‘Mangerico de Viana’.

As especialidades foram assim surgindo e a casa foi ganhando nome em todo o país. Seguiu-se, entre os exemplos, o Bolo Rei, o Bolo de Gema, a Torta de Viana, o Bolo Folhado e as famosas Bolas Natário.

No ano passado, pela época da páscoa, a Viana TV foi acompanhar de perto o dia-a-dia da Pastelaria Zé Natário.
Recorde aqui a reportagem:
O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.