A emblemática pastelaria "Zé Natário", em Viana do Castelo, celebra esta quarta-feira, 31 de janeiro, 54 anos.
Fundada a 31 de janeiro de 1970, a Pastelaria Zé Natário nasceu fruto da vontade que José Natário tinha há vários anos de ter a sua própria confeitaria e pastelaria com fabrico próprio. Nessa altura, ‘Zé Natário’, contratou um pasteleiro bem afamado da região e juntamente com as suas ideias e as dele, foram lançando especialidades de modo consecutivo.

Sempre em busca de algo melhor, iam aperfeiçoando as receitas tradicionais e criando algo novo. A grande característica desta pastelaria é o fabrico diário de grande qualidade , considerando José Natário, esta ser a sua grande preocupação e por sua vez a razão do sucesso desta casa.
A primeira grande especialidade da casa surgiu com a ideia de encher um copo de bolacha com uma receita caseira de doce d’ovos, e que depois de cheio e frisado faz lembrar um vaso de manjerico e, por isso, deu o nome de ‘Mangerico de Viana’.

As especialidades foram assim surgindo e a casa foi ganhando nome em todo o país. Seguiu-se, entre os exemplos, o Bolo Rei, o Bolo de Gema, a Torta de Viana, o Bolo Folhado e as famosas Bolas Natário.

No ano passado, pela época da páscoa, a Viana TV foi acompanhar de perto o dia-a-dia da Pastelaria Zé Natário.
Recorde aqui a reportagem:
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.
O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.
O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.
O coletivo Cem Palcos apresenta hoje, 18 de novembro, no Festival de Teatro de Viana do Castelo, às 18h30, o espetáculo “A Baba do Lobo”, uma coprodução com o Teatro Vila Velha, do Brasil.