A emblemática pastelaria "Zé Natário", em Viana do Castelo, celebra esta quarta-feira, 31 de janeiro, 54 anos.
Fundada a 31 de janeiro de 1970, a Pastelaria Zé Natário nasceu fruto da vontade que José Natário tinha há vários anos de ter a sua própria confeitaria e pastelaria com fabrico próprio. Nessa altura, ‘Zé Natário’, contratou um pasteleiro bem afamado da região e juntamente com as suas ideias e as dele, foram lançando especialidades de modo consecutivo.

Sempre em busca de algo melhor, iam aperfeiçoando as receitas tradicionais e criando algo novo. A grande característica desta pastelaria é o fabrico diário de grande qualidade , considerando José Natário, esta ser a sua grande preocupação e por sua vez a razão do sucesso desta casa.
A primeira grande especialidade da casa surgiu com a ideia de encher um copo de bolacha com uma receita caseira de doce d’ovos, e que depois de cheio e frisado faz lembrar um vaso de manjerico e, por isso, deu o nome de ‘Mangerico de Viana’.

As especialidades foram assim surgindo e a casa foi ganhando nome em todo o país. Seguiu-se, entre os exemplos, o Bolo Rei, o Bolo de Gema, a Torta de Viana, o Bolo Folhado e as famosas Bolas Natário.

No ano passado, pela época da páscoa, a Viana TV foi acompanhar de perto o dia-a-dia da Pastelaria Zé Natário.
Recorde aqui a reportagem:
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.