A emblemática pastelaria "Zé Natário", em Viana do Castelo, celebra esta quarta-feira, 31 de janeiro, 54 anos.
Fundada a 31 de janeiro de 1970, a Pastelaria Zé Natário nasceu fruto da vontade que José Natário tinha há vários anos de ter a sua própria confeitaria e pastelaria com fabrico próprio. Nessa altura, ‘Zé Natário’, contratou um pasteleiro bem afamado da região e juntamente com as suas ideias e as dele, foram lançando especialidades de modo consecutivo.

Sempre em busca de algo melhor, iam aperfeiçoando as receitas tradicionais e criando algo novo. A grande característica desta pastelaria é o fabrico diário de grande qualidade , considerando José Natário, esta ser a sua grande preocupação e por sua vez a razão do sucesso desta casa.
A primeira grande especialidade da casa surgiu com a ideia de encher um copo de bolacha com uma receita caseira de doce d’ovos, e que depois de cheio e frisado faz lembrar um vaso de manjerico e, por isso, deu o nome de ‘Mangerico de Viana’.

As especialidades foram assim surgindo e a casa foi ganhando nome em todo o país. Seguiu-se, entre os exemplos, o Bolo Rei, o Bolo de Gema, a Torta de Viana, o Bolo Folhado e as famosas Bolas Natário.

No ano passado, pela época da páscoa, a Viana TV foi acompanhar de perto o dia-a-dia da Pastelaria Zé Natário.
Recorde aqui a reportagem:
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.
Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.