Logo
Opinião

OPINIÃO: Obrigado aos que “se levantam” e fazem a Romaria acontecer!

14 Agosto, 2023 | 10:43
Partilhar
Renato Oliveira
3 min. leitura

Os primeiros dias deste mês de agosto, no nosso país, ficaram, sem dúvida, marcados pela realização da Jornada Mundial da Juventude, que trouxe a Portugal tantos milhares de jovens cristãos e não só. Por iniciativa do Papa Francisco, esta Jornada teve como lema a frase bíblica «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1,39). Este versículo refere-se à atitude de Nossa Senhora que, após a Anunciação (o anúncio, por parte do anjo, de que iria ser a Mãe de Deus feito homem), se dirige apressadamente ao encontro da sua prima Isabel, para partilhar tão grande alegria.

Ao escolher esta frase, o Papa quis convidar os jovens e os menos jovens, os cristãos e os que professam outros credos a serem portadores da alegria, isto é, a recusarem o comodismo e a se desinstalarem, sendo anunciadores da alegria a cada homem e a cada mulher.

Ao pensar na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, vieram-me à mente estas palavras evangélicas. Enquanto apaixonado pelas nossas festas, o contacto com diversas pessoas – mais ou menos envolvidas na Romaria – fez-me perceber como são muitos aqueles e aquelas que, para tornar possível a Romaria, “se levantam”, tantas vezes com sacrifício pessoal, mas com dedicação e amor incomensuráveis, para serem verdadeiros “missionários da alegria” junto das centenas de milhares de pessoas que visitam a nossa cidade por estes dias. Há algumas semanas, um senhor envolvido na organização das festas há mais de trinta anos, confidenciava-me, emocionado, que, em cada dia da festa, saía de casa às seis da manhã para chegar já perto das duas da madrugada seguinte.

Por isso, é com emoção que, como cidadão vianense, uso estas linhas para – assim creio –, dando voz ao sentimento de tantos, dizer obrigado a quem nos permite viver intensamente a rainha das romarias de Portugal.

Obrigado à Confraria de Nossa Senhora d’Agonia que, como escreveu o Padre Vasco Gonçalves na mensagem de abertura da edição deste ano do livro A Falar de Viana, «é o rosto de tantas pessoas anónimas que dão tanto de si para que a Romaria seja possível». Eu diria até que a Confraria é aquela que, longe das multidões e dos holofotes, guiada pelo Padre Vasco, permite que, no Santuário, se venere a Mãe de Jesus Cristo, invocada como Senhora d’Agonia, ao longo de todo o ano. E os seus membros fazem-no com imenso zelo. Por isso, é tão justo que, este ano, ocupem a presidência da Comissão de Honra, por decisão do Presidente da Câmara Municipal.

Obrigado àqueles que ocupam relevantes funções de serviço no exercício do poder autárquico ou na coordenação de outras entidades ligadas diretamente à Romaria. Com abnegação e espírito de serviço, são chamados a um contínuo discernimento, nem sempre justamente reconhecido, no desejo de que a Romaria seja cada vez melhor e vá ao encontro das reais necessidades das pessoas.

Obrigado aos membros da Comissão Executiva que se dão até ao limite das suas forças para que nada falhe, mas tudo decorra como programado, o que é especialmente exigente quando falamos de um programa tão vasto e diversificado.

Obrigado a todos que, sendo da ribeira ou provenientes das diversas freguesias do concelho, são membros ativos na concretização dos diferentes momentos da Romaria, permitindo que aqueles que olham “de fora” se comovam e transfigurem.

Obrigado àqueles que, quase sem nos apercebermos, asseguram a limpeza, a segurança e tantos outros serviços sem os quais Viana não poderia acolher como acolhe tão grande multidão.

Obrigado aos profissionais da comunicação social, que levam a Romaria aos que estão longe e a imortalizam em imagens que nos permitem a ela voltar, enquanto, com saudade, esperamos pelo ano seguinte.

Obrigado, enfim, a todos e a todas que, de algum modo, nos permitem encher de “chieira” nos dias grandes da Romaria. 

Agradecer-lhes pelo facto de, à imagem de Maria, se levantarem ano após ano, com renovado entusiasmo, para que a Romaria aconteça não é um pormenor. É cultivar aquilo que deveria ser elementar em qualquer sociedade, mas que muitas vezes escasseia, como afirma o Papa Francisco: uma cultura de gratidão. 

Que a Senhora d’Agonia vos dê força para vos continuardes a levantar. Sois vós que fazeis a festa. Sois vós a festa. E nós convosco. Aplaudindo-vos de pé, poderemos assim dizer, de verdade, que «somos todos Romaria».

Feliz Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2023.

Pe. Renato Oliveira

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 13 Julho, 2024

Ministra do Trabalho admite mudanças no subsídio de desemprego

A ministra do Trabalho disse no parlamento, que as mudanças que defende são no subsídio social de desemprego, mas admitiu que também mudanças no subsídio de desemprego poderão acontecer após discussão em concertação social.

Música 13 Julho, 2024

Escola do Rock em Paredes de Coura arranca com mais de 40 alunos de todo o país

Mais de 40 'alunos' de vários pontos do país, de norte a sul, e até da vizinha Galiza participam na Escola do Rock, que tem a primeira chamada no próximo domingo, 14 de julho, em Paredes de Coura, e fecha o período letivo na sexta-feira seguinte com o habitual concerto final de apresentação do resultado da residência intensiva.

Opinião 13 Julho, 2024

OPINIÃO: Benefícios, desafios e impacto na vida dos doentes renais

Várias décadas de evolução na hemodiálise proporcionaram uma mudança radical no acesso ao tratamento e várias evoluções técnicas que permitiram um aumento significativo da qualidade dos tratamentos e da qualidade de vida dos doentes renais crónicos com necessidade de tratamento substitutivo renal. Longe vão os tempos em que apenas um grupo selecionado de doentes tinha acesso à diálise e, mesmo esses, tinham uma qualidade de vida bastante sofrível.

Regional 12 Julho, 2024

Melhor festival de cerveja artesanal da Península Ibérica já está a bombar em Caminha

O Artbeerfest Caminha já está a bombar e promete encher o coração da Vila, até domingo, não apenas de saborosas cervejas, mas também de música, dança, cor e alegria.

Nacional 12 Julho, 2024

DECO PROteste insiste na redução do IVA da eletricidade para todos os consumidores

A DECO PROteste considerou insuficiente o alargamento do IVA da eletricidade a 6% a mais famílias, aprovado em junho, e insistiu que aquela taxa deve ser aplicada na luz e no gás para todos os consumidores.

Regional 12 Julho, 2024

Participação prévia na alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a Área Marginal ao Rio Lima até 1 de agosto

Na sequência da decisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de 14 de maio do presente ano, de iniciar o procedimento de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a área marginal ao Rio Lima, entre a Ponte Eiffel e a Ponte do IC 1, em Darque, decorrem, entre 12 de julho e 1 de agosto, os períodos de participação prévia.

Regional 11 Julho, 2024

Notícias de Viana apresenta nova imagem e linha editorial

O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.