Logo
Opinião

OPINIÃO: A vitória contra a doença renal começa na prevenção

18 Dezembro, 2023 | 10:27
Partilhar
Serafim Guimarães
1 min. leitura

A Doença Renal Crónica (DRC) é uma doença que se caracteriza pela perda da função renal de forma irreversível ao longo de meses ou anos. Os rins vão gradualmente deixando de fazer as suas várias funções até ao ponto em que a vida não é possível sem alguma forma de substituição da função renal. A diabetes e a hipertensão são as causas mais frequentes desta doença. Há também doenças inflama­tórias/imunológicas e doenças hereditárias que podem provocar DRC.

Trata-se de uma doença que evolui ao longo dos anos de forma silenciosa, sem sintomas, podendo apresentar apenas hipertensão ar­terial, valores alterados das análises do san­gue (em especial a creatinina) e da urina (em especial a albumina). Dependendo da fase em que o doente se encontra, bem como da ve­locidade em que a doença se instala, podem aparecer também anemia, alterações do cál­cio, do fósforo, do potássio, do bicarbonato, da ecografia dos rins, bem como outras com­plicações que variam entre a fadiga e a disp­neia (falta de ar) e a paragem cardíaca.

Em fases mais precoces da doença é possível retardar a sua evolução, quer com controlo dos fatores de risco (tensão alta, diabetes, tabagis­mo, anti-inflamatórios, desidratação, excesso de peso, infeções, controlo das doenças que agravam a DRC). Há também medicamentos que ajudam a atrasar a progressão da doença renal, bem como a atenuar as complicações.

À medida que se passa para fases mais avan­çadas da doença, os sintomas tornam-se mais evidentes e chega-se a um ponto em que são necessárias as Terapêuticas de Substituição da Função Renal (TSFR): o transplante renal, a he­modiálise e a diálise peritoneal.

Cabe ao Médico de Família seguir os doentes nas fases mais precoces. A partir de um deter­minado nível, apenas os médicos Nefrologis­tas do SNS (e especificamente estes) têm os instrumentos para continuar o tratamento, nomeadamente a colocação em TSFR.

Mas, fundamentalmente, o papel mais impor­tante é de cada um, no controlo dos fatores de risco, para que a doença avance o mais len­tamente possível. A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção. Para mais informações consulte www.anadial.pt

Serafim Guimarães, nefrologista e membro da direção da ANADIAL

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Março, 2024

Explicador de Matemática de Viana do Castelo volta a abusar de menores e é preso pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 48 anos de idade, residente no concelho de Viana do Castelo, suspeito da prática de crimes de abuso sexual de menores dependentes ou em situação vulnerável.

Nacional 5 Março, 2024

Portugal regista o 2.º maior consumo do mundo de fármaco para insónias

Portugal registou em 2022 o segundo maior consumo do mundo do fármaco de combate à insónia zolpidem, e um dos maiores do anestésico e sedativo cetamina, segundo o relatório do Conselho Internacional para o Controlo de Narcóticos (INCB).

Desporto 5 Março, 2024

Atleta da APPACDM conquista medalha de bronze no primeiro dia do “Virtus European Winter Games”

Jorge Miguel Sousa, atleta da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo, está a representar Portugal no Campeonato do Mundo e da Europa de Remo Indoor VIRTUS, tendo conquistado já uma medalha de bronze esta segunda-feira. A competição decorre até esta sexta-feira, 8 de março, em Zakopane, na Polónia. 

Nacional 5 Março, 2024

5G: Tecnologia em todos os concelhos e 69% das freguesias no final de dezembro

A tecnologia 5G chegava "a todos os concelhos" de Portugal e a "69% das freguesias" no final do ano passado, de acordo com dados hoje divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Nacional 5 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo na quinta-feira

Viana do Castelo está entre os dez distritos do continente sob aviso amarelo, a partir de quinta-feira, 7 de março, devido à previsão de agitação marítima. A informação foi avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 5 Março, 2024

Plano de salvaguarda de branda em Monção vai para discussão pública

O Plano de Pormenor de Salvaguarda da branda de Santo António de Vale de Poldros, Riba de Mouro, Monção, entra em consulta pública, na próxima terça-feira, por 20 dias úteis, segundo o aviso hoje publicado em Diário da República.

Regional 4 Março, 2024

Município de Viana planta mais de meia centena de árvores em Cardielos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo através do Gabinete Florestal e do Horto Municipal apoiou a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis no fornecimento e plantação de cerca de 60 árvores junto ao parque de merendas de Cardielos, contíguo ao rio Lima.