Logo
Nacional

Oferta de casas à venda em Portugal desceu 7% no último ano

26 Abril, 2023 | 9:20
Partilhar
Eduarda Alves
Menos de 1 minuto de leitura

O “stock” do parque habitacional português disponível à venda no primeiro trimestre de 2023 desceu 7%, face ao que estava disponível no mesmo período de 2022, segundo um estudo do idealista, o principal Marketplace imobiliário do sul da Europa.

A oferta de habitação à venda em Portugal desceu em 12 capitais de distrito no último ano. A liderar a lista encontra-se a Guarda (-39%), seguido pelo Porto (-32%), Beja (-24%), Lisboa (-24%) e Vila Real (-24%) como as capitais de distrito onde “stock” disponível para comprar casa mais desceu.

Seguem-se Funchal (-16%), Faro (-16%), Viana do Castelo (-8%), Viseu (-7%), Santarém (-6%), Portalegre (-3%) e Aveiro (-3%). Em Ponta Delgada a oferta de casas à venda manteve-se estável.

Por outro lado, Évora, foi a cidade onde mais cresceu a oferta (60%), seguida por Braga (30%), Bragança (23%), Leiria (22%), Castelo Branco (3%), Coimbra (3%) e Setúbal (2%), sendo as únicas cidades analisadas onde o “stock” aumentou.

Analisando por distrito/ilhas, o ranking da descida da oferta durante o último ano é liderado por Faro (-20%), Lisboa (-11%), ilha da Madeira (-11%) e Beja (-10%). Seguem-se Coimbra (-10%), Porto (-8%), Viana do Castelo (-8%), Portalegre (-6%), Vila Real (-5%), Viseu (-5%), ilha de São Miguel (-5%), Aveiro (-4%), Santarém (-3%) e Guarda (-1%).

No distrito de Bragança, o “stock” de casas à venda no último ano subiu 17%, seguido por Braga (13%), Setúbal (6%), Évora (5%), Castelo Branco (3%) e Leiria (2%).

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 15 Abril, 2024

Valença: Segundo circuito de arte pública celebra a Revolução dos Cravos

O Município de Valença já está a receber o segundo circuito de arte pública. Esta edição é dedicada à “Liberdade e Participação – 50 Anos do 25 de Abril" e os trabalhos de execução das instalações artísticas prolongam-se até 19 de abril, em três pontos da cidade.

Cultura 15 Abril, 2024

Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir face a mesmo período de 2023

Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.