Já começou a construção da nova residência académica de Valença, com capacidade para 56 estudantes, na Avenida Pinto da Mota, próximo da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), num investimento de cerca de 2 milhões e 300 mil euros.
O auto de consignação decorreu, esta segunda-feira, 8 de abril, no estaleiro da obra.
A nova unidade é constituída por quartos duplos e individuais, totalizando 56 camas, salas de estudo, cozinha, espaços de refeições e espaços de convívio. A nova residência tem uma área de 1200 m2 e espera-se que entre ao serviço da comunidade escolar da ESCE já no início do próximo ano letivo.
Para o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “esta é uma obra que assumimos como prioritária para dar acolhimento aos alunos que chegam a Valença e que permitirá qualificar, ainda mais, este estabelecimento de ensino superior nesta região transfronteiriça”.
O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, salientou que “a Câmara de Valença tem sido um parceiro estratégico fundamental na consolidação do projeto da ESCE”
Carlos Peixoto, administrador do Grupo Casais, destacou que “esta é uma construção muito importante para o grupo que vai refletir novos paradigmas construtivos, de construção híbrida, com uma significativa redução da pegada ecológica”.
A construção está a cargo do grupo Casais que venceu o concurso público na modalidade de conceção / execução, com soluções próprias industrializadas off-site.
Nesta obra vão ser aplicadas, pela primeira vez em obras públicas em Portugal, soluções construtivas inovadoras com o sistema híbrido e o método CREE Buildings. A empreitada vai ser financiada pelo PRR – Programa de Recuperação e Resiliência (Next Generation Eu).

O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.