Já começou a construção da nova residência académica de Valença, com capacidade para 56 estudantes, na Avenida Pinto da Mota, próximo da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), num investimento de cerca de 2 milhões e 300 mil euros.
O auto de consignação decorreu, esta segunda-feira, 8 de abril, no estaleiro da obra.
A nova unidade é constituída por quartos duplos e individuais, totalizando 56 camas, salas de estudo, cozinha, espaços de refeições e espaços de convívio. A nova residência tem uma área de 1200 m2 e espera-se que entre ao serviço da comunidade escolar da ESCE já no início do próximo ano letivo.
Para o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “esta é uma obra que assumimos como prioritária para dar acolhimento aos alunos que chegam a Valença e que permitirá qualificar, ainda mais, este estabelecimento de ensino superior nesta região transfronteiriça”.
O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, salientou que “a Câmara de Valença tem sido um parceiro estratégico fundamental na consolidação do projeto da ESCE”
Carlos Peixoto, administrador do Grupo Casais, destacou que “esta é uma construção muito importante para o grupo que vai refletir novos paradigmas construtivos, de construção híbrida, com uma significativa redução da pegada ecológica”.
A construção está a cargo do grupo Casais que venceu o concurso público na modalidade de conceção / execução, com soluções próprias industrializadas off-site.
Nesta obra vão ser aplicadas, pela primeira vez em obras públicas em Portugal, soluções construtivas inovadoras com o sistema híbrido e o método CREE Buildings. A empreitada vai ser financiada pelo PRR – Programa de Recuperação e Resiliência (Next Generation Eu).

O projeto Atlantic Sunset inaugurou, no Farol de Montedor, em Carreço, a primeira placa identificativa do “último pôr-do-sol de Portugal continental”, acompanhada por uma mesa interpretativa dedicada à observação do fenómeno solar.
O Município de Ponte de Lima volta a destacar a tradição e a qualidade dos seus produtos locais com a realização do Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota, que decorre entre os dias 21 e 23 de novembro, integrado no programa municipal “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”.
A CP – Comboios de Portugal vai distribuir 10 mil vouchers para viagens gratuitas na Linha da Beira Alta, recentemente reaberta na totalidade após obras de modernização concluídas em setembro. A iniciativa pretende incentivar a utilização do comboio, promover a mobilidade sustentável e atrair novos passageiros, assim como reconquistar os clientes habituais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou esta terça-feira que o projeto “Bairro Comercial Digital – Bairro do Coração”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estará totalmente concluído até março de 2026. A garantia foi dada durante a apresentação da nova aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa consumidores que realizam compras no comércio local.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai marcar presença, até domingo (20 a 23 de novembro), na 26ª edição do XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza. O município volta a apostar neste certame, considerado o maior evento ibérico de turismo gastronómico, reforçando a promoção da sua oferta turística num mercado galego que continua a ser estratégico para a região.
Valença volta a promover, no próximo sábado, 22 de novembro, às 10h30, uma ação de plogging nas margens do Rio Minho, iniciativa que junta desporto ao compromisso ambiental. A atividade integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e é organizada pela Câmara Municipal de Valença.
Esta quarta-feira, 19 de novembro, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe às 21h00, “Rei Lear”, da Companhia do Chapitô, no Festival de Teatro da capital do Alto Minho.