Já começou a construção da nova residência académica de Valença, com capacidade para 56 estudantes, na Avenida Pinto da Mota, próximo da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), num investimento de cerca de 2 milhões e 300 mil euros.
O auto de consignação decorreu, esta segunda-feira, 8 de abril, no estaleiro da obra.
A nova unidade é constituída por quartos duplos e individuais, totalizando 56 camas, salas de estudo, cozinha, espaços de refeições e espaços de convívio. A nova residência tem uma área de 1200 m2 e espera-se que entre ao serviço da comunidade escolar da ESCE já no início do próximo ano letivo.
Para o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “esta é uma obra que assumimos como prioritária para dar acolhimento aos alunos que chegam a Valença e que permitirá qualificar, ainda mais, este estabelecimento de ensino superior nesta região transfronteiriça”.
O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, salientou que “a Câmara de Valença tem sido um parceiro estratégico fundamental na consolidação do projeto da ESCE”
Carlos Peixoto, administrador do Grupo Casais, destacou que “esta é uma construção muito importante para o grupo que vai refletir novos paradigmas construtivos, de construção híbrida, com uma significativa redução da pegada ecológica”.
A construção está a cargo do grupo Casais que venceu o concurso público na modalidade de conceção / execução, com soluções próprias industrializadas off-site.
Nesta obra vão ser aplicadas, pela primeira vez em obras públicas em Portugal, soluções construtivas inovadoras com o sistema híbrido e o método CREE Buildings. A empreitada vai ser financiada pelo PRR – Programa de Recuperação e Resiliência (Next Generation Eu).

Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.
O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.
A Câmara de Ponte de Lima lançou um concurso público, no valor base de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa e comunitária. O aviso foi publicado em Diário da República e marca mais um passo no que o município considera ser “um novo modelo de resposta social no concelho”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, um apoio financeiro de 27.350 euros para a Junta de Freguesia de Mazarefes, garantindo a conclusão do projeto de arquitetura e especialidades da futura Creche de Mazarefes, prevista para acolher 42 crianças.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe, esta quarta-feira, 3 de dezembro, o primeiro Encontro Estudante-Atleta, uma iniciativa que reúne estudantes, técnicos, dirigentes e parceiros para debater os desafios, estratégias e oportunidades da conciliação entre a vida académica e a prática desportiva.
A requalificação do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, prevista desde 2021, está suspensa devido a um processo judicial movido pela empresa que ganhou o concurso público, confirmou o Ministério da Administração Interna (MAI).
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.