Já começou a construção da nova residência académica de Valença, com capacidade para 56 estudantes, na Avenida Pinto da Mota, próximo da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), num investimento de cerca de 2 milhões e 300 mil euros.
O auto de consignação decorreu, esta segunda-feira, 8 de abril, no estaleiro da obra.
A nova unidade é constituída por quartos duplos e individuais, totalizando 56 camas, salas de estudo, cozinha, espaços de refeições e espaços de convívio. A nova residência tem uma área de 1200 m2 e espera-se que entre ao serviço da comunidade escolar da ESCE já no início do próximo ano letivo.
Para o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “esta é uma obra que assumimos como prioritária para dar acolhimento aos alunos que chegam a Valença e que permitirá qualificar, ainda mais, este estabelecimento de ensino superior nesta região transfronteiriça”.
O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, salientou que “a Câmara de Valença tem sido um parceiro estratégico fundamental na consolidação do projeto da ESCE”
Carlos Peixoto, administrador do Grupo Casais, destacou que “esta é uma construção muito importante para o grupo que vai refletir novos paradigmas construtivos, de construção híbrida, com uma significativa redução da pegada ecológica”.
A construção está a cargo do grupo Casais que venceu o concurso público na modalidade de conceção / execução, com soluções próprias industrializadas off-site.
Nesta obra vão ser aplicadas, pela primeira vez em obras públicas em Portugal, soluções construtivas inovadoras com o sistema híbrido e o método CREE Buildings. A empreitada vai ser financiada pelo PRR – Programa de Recuperação e Resiliência (Next Generation Eu).

O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.