Logo
Regional

Núcleo de Planeamento e Intervenção apoia 37 pessoas em situação de sem-abrigo em Viana do Castelo

30 Dezembro, 2023 | 14:20
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O Núcleo de Planeamento e Intervenção dos Sem-Abrigo (NPISA) de Viana do Castelo dá atualmente apoio a 37 pessoas através de uma parceria que envolve a Câmara, instituições sociais e organismos públicos.

Segundo a coordenadora da equipa de Rua IR+ do Gabinete de Atendimento à Família (GAF), um dos 13 parceiros do NPISA, dos 37 sem-abrigo identificados até setembro último, a maioria são homens (27), com idades entre os 24 e os 70 anos, sobretudo de nacionalidade portuguesa.

“No concelho de Viana do Castelo as instituições que dão resposta provisória, a estas situações são o Centro Acolhimento de Emergência (CAE), da Methamorphys, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Humano e, a Comunidade de Inserção (CI) do GAF. As duas respostas têm critérios e regras bem definidos o que, em determinadas situações, dificulta ou até mesmo inviabiliza a admissão destas pessoas”, explicou.

O CAE “é uma resposta para três meses, período que pode ser alargado”.

Na CI do GAF, “as pessoas em situação de sem-abrigo podem permanecer seis meses, podendo ficar mais tempo, mediante o projeto de vida de cada uma”.

Cláudia Marinho salientou que “outros dos constrangimentos” na resposta a esta problemática social está relacionada “com a escassez de vagas disponíveis”.

Defendeu a necessidade de implementação dos modelos ‘Housing First’ e ‘Apartamento Partilhado’ para responder às situações identificadas no concelho.

“O modelo ‘Housing First’ aplica-se a uma ou duas pessoas (casal ou em coabitação). É uma solução de habitação independente para pessoas em situação prolongada de sem-abrigo”, sublinhou.

A “solução ‘Apartamento Partilhado’ pode dar resposta às necessidades de até cinco pessoas”. Tem “caráter transitório, permite a convivência em comunidade, tendo como principal o objetivo a inserção social”.

Atualmente, referiu, o centro de pernoita criado, em 2021, pela Câmara de Viana do Castelo é a única resposta de alojamento existente.

“Apesar de limitada, por apenas poder socorrer até 10 pessoas, se não existisse seria bem pior”, vincou.

Segundo a responsável “os dados relacionados com pessoas a viver em situação de sem-abrigo começaram a ser registados, a partir de 2021, após a constituição do NPISA”.

“Nos anos anteriores, fruto do trabalho da equipa de Rua Ir + do GAF, o número de pessoas em situação de sem-abrigo/sem teto, oscilava entre as duas e cinco pessoas, no máximo”, frisou.

Em outubro, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo apresentou o projeto Schelter On que pretende dar resposta aos sem-abrigo que, por “decisão própria”, querem viver na rua.

“Este projeto foi concebido a partir da realidade dos sem-abrigo em Viana do Castelo e que é transversal ao resto do país. Na maioria dos casos, as pessoas vivem na rua por decisão própria. Em Viana do Castelo, existe alojamento em instituições que trabalham na área, mas as pessoas não querem sujeitar-se às regras dessas respostas. O que procurámos com este projeto foi transpor o seu modo de vida na rua para um espaço onde não precisam de cumprir regras”, explicou, na altura, o professor Manuel Rivas.


O coordenador do curso de Design de Interiores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) explicou que o Schelter On foi “concebido para pessoas com mobilidade reduzida” e para se integrar no “contexto urbano e não ser um elemento perturbador da população”.

Manuel Rivas acrescentou que o projeto foi apresentado no final de 2022 numa reunião na Câmara de Viana do Castelo, que juntou entidades das áreas da saúde, justiça, forças policiais, proteção civil e instituições que trabalham na área social como a associação Methamorphys e o GAF.

“A Câmara de Viana do Castelo está muito interessada no projeto. A ideia é instalar um protótipo na cidade e avaliar, durante seis meses, o seu funcionamento. Ouvir a opinião dos próprios utentes para o melhorar e encontrar soluções que permitam mais facilidade na sua construção”, explicou na ocasião.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Junho, 2024

Executivo de Caminha aprova criação de Taxa Municipal Turística

O Regulamento foi aprovado pelo Executivo Municipal esta quarta-feira, devendo agora ser submetido à apreciação e votação em Assembleia Municipal. Genericamente, a taxa aplica-se a pessoas de idade igual ou superior a 16 anos e até sete noites seguidas, mas estão previstas várias exclusões. Terá um valor diferenciado por épocas: 1,50 € (01 maio a 30 setembro) e 1,00 € (01 outubro a 30 abril).

Regional 23 Junho, 2024

Monção com investimento de 6,2 ME na rede de gás natural

Monção inaugurou a Unidade Autónoma de Gás, um investimento de 6,2 milhões de euros para abastecer indústria, serviços e cerca de três mil clientes domésticos.

Regional 23 Junho, 2024

14 trabalhos de estudantes conquistam Prémio Escolar António Manuel Couto Viana 

Foram este sábado distinguidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo os 14 trabalhos vencedores da 14ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana, distribuídos pelas várias modalidade e anos de escolaridade.

Regional 23 Junho, 2024

Paredes de Coura investe cerca de 1 milhão de euros no Centro de Saúde

Com este investimento de 950 mil euros garantido junto da Administração Central do Sistema de Saúde, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do programa designado por "Cuidados de Saúde Primários com mais respostas", vai permitir ao Município de Paredes de Coura requalificar o seu Centro de Saúde ao nível da eficiência energética, bem como assegurar melhor acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais.

Internacional 23 Junho, 2024

CIM Alto Minho participou na primeira reunião de parceria do projeto europeu para redução de desperdício alimentar

Nos dias 18 e 19 de junho de 2024, na cidade de Sofia, Bulgária, decorreu a primeira reunião técnica do projeto CIBUS - Cutting food loss and waste in Europe, um projeto financiado pelo programa Interreg Europe, que tem como objetivo principal a redução da perda e do desperdício de alimentos em toda a Europa.

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.