Realizou-se, este sábado, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a apresentação pública da obra “Um Mundo Capitulado”, o novo livro do autor Pintomeira.
O livro está dividido em trinta capítulos que assinalam convicções que se tornam dúvidas, pensamentos críticos que se tornam convicções, confissões de estados de alma que confirmam, ora quietude, ora desassossego, recordatório de experiências numa revisitação pessoal e narrativa ficcional que referem o passado e o presente.
O autor de “Um Mundo Capitulado” não se deixou intimidar pela evidência nem pela prova generalizada. O seu pensamento crítico seguiu o trilho da lógica e da dúvida, da busca e do questionamento. Ele é, aqui, um contestatário que será contestado e um desafiante que aceita ser desafiado.
Estamos perante um livro que nos apresenta, em trinta capítulos, a visão do autor sobre diversificadas matérias: condição humana, finitude da vida, democracia, comunicação social, política, história, arte, alterações climáticas, ceticismo, narrativas de carácter autobiográfico e outras.

Pintomeira, inconformado por natureza, questiona o estabelecido sobre certas matérias só porque assim foi convencionado, embora a sociedade aponte para outros nortes. Algumas abordagens polémicas e outros enfoques de caráter muito pessoalizado asseguram uma leitura instigadora de discordâncias e concordâncias, capturando a curiosidade do leitor.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.