Realizou-se, este sábado, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a apresentação pública da obra “Um Mundo Capitulado”, o novo livro do autor Pintomeira.
O livro está dividido em trinta capítulos que assinalam convicções que se tornam dúvidas, pensamentos críticos que se tornam convicções, confissões de estados de alma que confirmam, ora quietude, ora desassossego, recordatório de experiências numa revisitação pessoal e narrativa ficcional que referem o passado e o presente.
O autor de “Um Mundo Capitulado” não se deixou intimidar pela evidência nem pela prova generalizada. O seu pensamento crítico seguiu o trilho da lógica e da dúvida, da busca e do questionamento. Ele é, aqui, um contestatário que será contestado e um desafiante que aceita ser desafiado.
Estamos perante um livro que nos apresenta, em trinta capítulos, a visão do autor sobre diversificadas matérias: condição humana, finitude da vida, democracia, comunicação social, política, história, arte, alterações climáticas, ceticismo, narrativas de carácter autobiográfico e outras.

Pintomeira, inconformado por natureza, questiona o estabelecido sobre certas matérias só porque assim foi convencionado, embora a sociedade aponte para outros nortes. Algumas abordagens polémicas e outros enfoques de caráter muito pessoalizado asseguram uma leitura instigadora de discordâncias e concordâncias, capturando a curiosidade do leitor.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.

A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.