Realizou-se, este sábado, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a apresentação pública da obra “Um Mundo Capitulado”, o novo livro do autor Pintomeira.
O livro está dividido em trinta capítulos que assinalam convicções que se tornam dúvidas, pensamentos críticos que se tornam convicções, confissões de estados de alma que confirmam, ora quietude, ora desassossego, recordatório de experiências numa revisitação pessoal e narrativa ficcional que referem o passado e o presente.
O autor de “Um Mundo Capitulado” não se deixou intimidar pela evidência nem pela prova generalizada. O seu pensamento crítico seguiu o trilho da lógica e da dúvida, da busca e do questionamento. Ele é, aqui, um contestatário que será contestado e um desafiante que aceita ser desafiado.
Estamos perante um livro que nos apresenta, em trinta capítulos, a visão do autor sobre diversificadas matérias: condição humana, finitude da vida, democracia, comunicação social, política, história, arte, alterações climáticas, ceticismo, narrativas de carácter autobiográfico e outras.

Pintomeira, inconformado por natureza, questiona o estabelecido sobre certas matérias só porque assim foi convencionado, embora a sociedade aponte para outros nortes. Algumas abordagens polémicas e outros enfoques de caráter muito pessoalizado asseguram uma leitura instigadora de discordâncias e concordâncias, capturando a curiosidade do leitor.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.