O Norte de Portugal e a Galiza, em Espanha, lançaram o programa transfronteiriço Iqual Campus, que tem por objetivo uma “inclusão efetiva e generalizada” da igualdade de género em todas as atividades profissionais, através da aposta na formação.
A informação foi divulgada em comunicado pela Junta da Galiza, que lidera o processo no âmbito da 4.ª convocatória do Programa Interreg Espanha – Portugal (POCTEP 2021-2027), que reúne ainda a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, a do Vale do Cávado, a Universidade do Porto e a Universidade de Santiago de Compostela.
“Melhorar a qualidade e a cobertura dos serviços de formação no domínio da igualdade no trabalho na Galiza e no Norte de Portugal” é o propósito do projeto, de acordo com o governo regional galego.
Para isso, vai avançar-se com o “desenvolvimento conjunto de um sistema piloto de formação especializado em igualdade entre homens e mulheres no local de trabalho”.
Pretende-se que esse sistema sirva para “formar e certificar os principais intervenientes: professores e técnicos de igualdade, principalmente”.
“O objetivo é conseguir a inclusão efetiva e generalizada da perspetiva de género em todas as atividades profissionais da eurorregião, bem como a formação da sociedade em geral”, explica.
No ‘site’ do projeto, explica-se que a intenção do Iqual Campus é, “através de uma plataforma virtual acessível, transformar a formação em igualdade no trabalho, estabelecendo um modelo replicável e transferível para outros contextos educativos”.
Entre as atividades previstas, estão a “conceção de um sistema de formação conjunta e de um currículo comum sobre igualdade de género no mercado de trabalho” e a implementação de um sistema de certificação de competências “em matéria de igualdade entre homens e mulheres”.
Está também previsto o lançamento de um campus virtual com planos de formação sobre igualdade de género.
O programa prevê também criar um observatório transfronteiriço de competências de formação, para que exista monitorização e análise das competências de formação em igualdade laboral na eurorregião Galiza – Norte de Portugal.
As Comédias do Minho lançam, este mês, um projeto pedagógico pioneiro para alunos do ensino secundário de escolas do Alto Minho, colocando-os a “discutir o mundo” com artistas ao longo de três anos.
Os preços das casas em Portugal subiram 10% em novembro face ao mesmo mês do ano anterior. Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 2.783 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de novembro deste ano, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação trimestral, os preços das casas em Portugal subiram 2,3%.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) inicia hoje a operação "Iguais na Segurança", que visa sensibilizar para a defesa da dignidade e respeito pelos direitos e bem-estar das pessoas portadoras de deficiência.
O Executivo caminhense reúne esta quarta-feira, dia 04 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 15h00, com vários assuntos em agenda, entre eles o processo de concretização (de acordo com a deliberação do Executivo de 06/11/2024) da contração de empréstimo de médio e longo prazo para aplicação em investimentos.
A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados pelo INE.
O orçamento da Câmara de Valença (PS) para 2025, no valor de cerca de 35 milhões de euros, foi chumbado com dois votos contra do PSD e dois votos contra do movimento Fortalecer Valença.
Realizaram-se, este domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 11ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (1-4) do Cardielese na casa do Deucriste. O líder Correlhã empatou (1-1) em Valença