A Câmara Municipal de Viana do Castelo prepara-se para celebrar o Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de setembro, com diversas atividades que têm como tema central o “Turismo & Investimentos Verdes”.
A arrancar as celebrações, no dia 23 de setembro acontece a Caminhada “Passos de Memória”, PR 7 – Trilho do Forte de Paçô, a partir das 9h00, num evento de participação gratuita, mas com limite de inscrições.
Já a 27 de setembro, o programa é variado e com iniciativas para os mais variados gostos. O Dia Mundial do Turismo é marcado pela entrada gratuita nos museus e espaços museológicos, nomeadamente Museu do Traje, Museu de Artes Decorativas, Casa dos Nichos – Núcleo de Arqueologia, Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, Centro de Monitorização e Interpretação e Ambiental, Centro de Mar, Porta do Neiva | Do Mel ao Caulino , Porta de Arga | Os Mineiros e os Minérios e Citânia de Santa Luzia. Nesse dia, também as viagens no Elevador de Santa Luzia serão gratuitas.
Já a visita ao navio-hospital Gil Eannes terá um desconto de 50% no bilhete de acesso, que fica a 2,5 euros por pessoa ou 6 euros para bilhete familiar.
As comemorações incluem ainda visitas guiadas diversas: 11h00, visita temática orientada ao Ciclo do Linho e Workshop “Sustentabilidade no Traje” no Museu do Traje (gratuita), às 11h30 acontece uma visita pedonal guiada Welcome City Tour, pela cidade (10 euros por pessoa), para as 15h00 está agendada visita temática orientada “Viana uma Vocação Marítima e Viana na Rota do Oriente” no Museu de Artes
Decorativas (gratuita), às 15h30 a Bianinha Bike Tour, visita guiada nas bicicletas “Bianinhas” (20 euros por pessoa), seguindo-se, às 16h30, uma visita guiada ao Gil Eannes no âmbito do turismo industrial (gratuita). No dia, serão também promovidas visitas guiadas à Citânia de Santa Luzia mediante marcação.
No que toca a outras experiências, no Dia Mundial do Turismo o munícipe ou visitante poderá aproveitar descontos de 50% nos passeios de barco no Rio Lima, preço especial em experiência de surf e preço especial em passeio de barco Mar de Ardora.
Já a 30 de setembro, encerrando as comemorações, às 9h00 será inaugurada a Rede de Aderentes ao “Selo Equestre” com um passeio equestre da Praia Norte até ao Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo.
Nessa manhã, na Praia Norte, das 9h30 às 12h30 serão também promovidos Passeios de Charrete abertos ao público em geral. O programa deste último dia inclui, às 11h00, inauguração do Ponto de Acolhimento Equestre do Parque Ecológico Urbano e, de seguida, apresentação da Rede de Aderentes ao Selo Equestre de Viana do Castelo no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.
Nove distritos das regiões Norte e Centro de Portugal continental, incluindo Viana do Castelo, estarão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Três pessoas foram retiradas preventivamente de uma habitação na freguesia de Nogueira, em Ponte da Barca, na sequência de um segundo deslizamento de terras registado esta terça-feira, confirmou a Proteção Civil.
Um deslizamento de terras ocorrido na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas obrigou à retirada preventiva de 20 pessoas das suas habitações, após uma derrocada considerada “forte” ter destruído parcialmente uma casa e soterrado um veículo ligeiro. Não há registo de vítimas ou feridos.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.