A Câmara Municipal de Viana do Castelo prepara-se para celebrar o Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de setembro, com diversas atividades que têm como tema central o “Turismo & Investimentos Verdes”.
A arrancar as celebrações, no dia 23 de setembro acontece a Caminhada “Passos de Memória”, PR 7 – Trilho do Forte de Paçô, a partir das 9h00, num evento de participação gratuita, mas com limite de inscrições.
Já a 27 de setembro, o programa é variado e com iniciativas para os mais variados gostos. O Dia Mundial do Turismo é marcado pela entrada gratuita nos museus e espaços museológicos, nomeadamente Museu do Traje, Museu de Artes Decorativas, Casa dos Nichos – Núcleo de Arqueologia, Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, Centro de Monitorização e Interpretação e Ambiental, Centro de Mar, Porta do Neiva | Do Mel ao Caulino , Porta de Arga | Os Mineiros e os Minérios e Citânia de Santa Luzia. Nesse dia, também as viagens no Elevador de Santa Luzia serão gratuitas.
Já a visita ao navio-hospital Gil Eannes terá um desconto de 50% no bilhete de acesso, que fica a 2,5 euros por pessoa ou 6 euros para bilhete familiar.
As comemorações incluem ainda visitas guiadas diversas: 11h00, visita temática orientada ao Ciclo do Linho e Workshop “Sustentabilidade no Traje” no Museu do Traje (gratuita), às 11h30 acontece uma visita pedonal guiada Welcome City Tour, pela cidade (10 euros por pessoa), para as 15h00 está agendada visita temática orientada “Viana uma Vocação Marítima e Viana na Rota do Oriente” no Museu de Artes
Decorativas (gratuita), às 15h30 a Bianinha Bike Tour, visita guiada nas bicicletas “Bianinhas” (20 euros por pessoa), seguindo-se, às 16h30, uma visita guiada ao Gil Eannes no âmbito do turismo industrial (gratuita). No dia, serão também promovidas visitas guiadas à Citânia de Santa Luzia mediante marcação.
No que toca a outras experiências, no Dia Mundial do Turismo o munícipe ou visitante poderá aproveitar descontos de 50% nos passeios de barco no Rio Lima, preço especial em experiência de surf e preço especial em passeio de barco Mar de Ardora.
Já a 30 de setembro, encerrando as comemorações, às 9h00 será inaugurada a Rede de Aderentes ao “Selo Equestre” com um passeio equestre da Praia Norte até ao Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo.
Nessa manhã, na Praia Norte, das 9h30 às 12h30 serão também promovidos Passeios de Charrete abertos ao público em geral. O programa deste último dia inclui, às 11h00, inauguração do Ponto de Acolhimento Equestre do Parque Ecológico Urbano e, de seguida, apresentação da Rede de Aderentes ao Selo Equestre de Viana do Castelo no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.
O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.
Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.
A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.