Está lançada mais uma base para a formalização da futura geminação entre Cerveira e Cervera (província de Lérida). Depois de em maio de 2023, uma comitiva daquele município espanhol ter visitado a "Vila das Artes", foi a vez do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, ter sido convidado pela Paeria de Cervera para conhecer o seu território e dinâmica, procurando alinhar a construção de uma história comum. A comemoração dos 1000 anos de Cervera em 2026 apresenta-se como um momento importante nesta intenção de parceria institucional.
Rui Teixeira foi recebido, na semana passada, no Ayuntamiento de Cervera pelo Alcalde e Senador Jan Pomés, e restante executivo, tendo contactado com as áreas comuns entre ambos os municípios.
Além de compartilharem a mesma origem quando se trata do nome do lugar, que deriva de “lugar de cervos”, e os brasões coincidirem na ostentação da figura do cervo, há também o facto do número de habitantes ser muito similar (cerca de 9 mil), além de Cerveira e Cervera terem origem medieval, são terras de fronteira e orgulham-se de ter um Castelo, elemento de defesa do território.
O autarca cerveirense explica que o homólogo de Cervera expressou vontade em ter a participação de Vila Nova de Cerveira na comemoração dos 1000 anos da atribuição da Carta de Población a Cervera (1026), na qual a condessa de Barcelona, Ermessenda, entregara as terras a três famílias de colonos, promovendo a fixação de pessoas em Cervera.
“Trata-se de um acontecimento histórico muito importante e seria uma honra marcar presença e partilhar algumas das nossas semelhanças”, disse.
Durante a curta visita a Cervera, o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, foi convidado a assinar o Livro de Honra Municipal, a visitar pontos de interesse turísticos e a assistir à Abertura da Festa Major de Cervera.
Além da Universidade e do seu núcleo histórico, Cervera é conhecida pelo forte impulso cultural e artístico, consubstanciado em diversas atividades com destaque para o AQUELARRE e o Festival Internacional de Música, e na Casa Museu Duran i Sanpere.
Cervera é a capital da comarca de Segarra, localizando-se entre a colina de Les Savines e a ribeira de Ondara, na província de Lérida, comunidade autónoma da Catalunha. Tem 55,2 km² de área e em 2021 tinha 9 328 habitantes.
De relembrar que Vila Nova de Cerveira tem formalizada uma geminação com o concelho vizinho de Tomiño, da Galiza, cuja Eurocidade foi formalmente constituída em 2016.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.
Está patente no Museu Municipal de Caminha, até 24 de outubro, a exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”. A mostra reúne mais de dois mil livros e documentos que retratam a imagem do concelho aos olhos de viajantes estrangeiros ao longo de mais de 150 anos.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.