Está lançada mais uma base para a formalização da futura geminação entre Cerveira e Cervera (província de Lérida). Depois de em maio de 2023, uma comitiva daquele município espanhol ter visitado a "Vila das Artes", foi a vez do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, ter sido convidado pela Paeria de Cervera para conhecer o seu território e dinâmica, procurando alinhar a construção de uma história comum. A comemoração dos 1000 anos de Cervera em 2026 apresenta-se como um momento importante nesta intenção de parceria institucional.
Rui Teixeira foi recebido, na semana passada, no Ayuntamiento de Cervera pelo Alcalde e Senador Jan Pomés, e restante executivo, tendo contactado com as áreas comuns entre ambos os municípios.
Além de compartilharem a mesma origem quando se trata do nome do lugar, que deriva de “lugar de cervos”, e os brasões coincidirem na ostentação da figura do cervo, há também o facto do número de habitantes ser muito similar (cerca de 9 mil), além de Cerveira e Cervera terem origem medieval, são terras de fronteira e orgulham-se de ter um Castelo, elemento de defesa do território.
O autarca cerveirense explica que o homólogo de Cervera expressou vontade em ter a participação de Vila Nova de Cerveira na comemoração dos 1000 anos da atribuição da Carta de Población a Cervera (1026), na qual a condessa de Barcelona, Ermessenda, entregara as terras a três famílias de colonos, promovendo a fixação de pessoas em Cervera.
“Trata-se de um acontecimento histórico muito importante e seria uma honra marcar presença e partilhar algumas das nossas semelhanças”, disse.
Durante a curta visita a Cervera, o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, foi convidado a assinar o Livro de Honra Municipal, a visitar pontos de interesse turísticos e a assistir à Abertura da Festa Major de Cervera.
Além da Universidade e do seu núcleo histórico, Cervera é conhecida pelo forte impulso cultural e artístico, consubstanciado em diversas atividades com destaque para o AQUELARRE e o Festival Internacional de Música, e na Casa Museu Duran i Sanpere.
Cervera é a capital da comarca de Segarra, localizando-se entre a colina de Les Savines e a ribeira de Ondara, na província de Lérida, comunidade autónoma da Catalunha. Tem 55,2 km² de área e em 2021 tinha 9 328 habitantes.
De relembrar que Vila Nova de Cerveira tem formalizada uma geminação com o concelho vizinho de Tomiño, da Galiza, cuja Eurocidade foi formalmente constituída em 2016.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.