Logo
Regional

Município de Ponte de Lima promoveu ações de Arborização e Gestão Florestal

22 Março, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Município de Ponte de Lima em colaboração com a Associação Florestal do Lima - AFL, realizou importantes ações de arborização e gestão florestal, integradas nas comemorações da Semana da Floresta e da Água.

A intervenção na estrada municipal – EM, que dá acesso ao Monte da Madalena contou com a participação de quatro equipas dos sapadores florestais acompanhados pelo técnico responsável, e pelas técnicas do gabinete técnico florestal do Município.

Em conformidade com o Decreto-Lei n.º 82/2021 de 13 de outubro que estabelece o Sistema de Gestão Integrado de Fogos Rurais, e define as suas regras de funcionamento, é obrigatório, no espaço rural, criar faixas de gestão de combustível para proteção de pessoas e bens. Na rede viária, estas faixas tem uma largura de 10 metros para cada lado da faixa de rodagem sendo competência da Entidade gestora da via a sua implementação e manutenção.

Neste contexto, o Municipio de Ponte de Lima, tem vindo a implementar e a fazer a manutenção das faixas na rede viária municipal, a qual consiste na limpeza dos matos e da vegetação sub-arbustiva, e de todas as espécies invasoras. Os pinheiros e os eucaliptos também tem que obedecer a determinados afastamentos, tendo as copas das árvores de estar distanciadas umas das outras 10 metros. As folhosas autóctones sempre que possível são mantidas assim como é realizado o aproveitamento da regeneração natural. Por decisão do Executivo Municipal e dando continuidade ao projeto Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho, procedeu-se à arborização destas faixas com espécies autóctones, tendo já plantado cerca de 800 plantas. Esta ação terá continuidade, a partir de novembro, até à conclusão da arborização de todas as faixas.

Aproveitando a presença das equipas no local, iniciou-se também a plantação de espécies autóctones em toda a área do Parque da Madalena, propriedade do Municipio. Esta ação visa reconverter uma área anteriormente ocupada por espécies invasoras e árvores em risco de queda, melhorando assim a segurança e a qualidade ambiental do espaço.

A acompanhar os trabalhos esteve o Vereador do Ambiente e Espaços Verdes, Gonçalo Rodrigues, que referiu que estas “intervenções refletem o compromisso do Município na gestão sustentável da floresta, na prevenção de incêndios rurais e na promoção da biodiversidade para um ambiente mais resiliente e equilibrado.”

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Julho, 2025

Teatro do Noroeste reconhecido internacionalmente

A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.

Regional 11 Julho, 2025

Estratégia Minho IN 3.0 apela ao investimento privado para impulsionar turismo regional

Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.

Desporto 11 Julho, 2025

Melgaço recebe Europeu de Mountain Bike 2025

Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.

Regional 11 Julho, 2025

Freguesia da Montaria recebe I Jornadas de Montanha

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.

Nacional 11 Julho, 2025

Linha de Crédito de 100 milhões de euros assegura transição entre PDR2020 e PEPAC

O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português  de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados  a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de  pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.

Regional 11 Julho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo constitui centro tecnológico para valorizar o setor agroalimentar

O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.

Desporto 10 Julho, 2025

Aguiar-Branco destaca “trabalho de excelência” da canoagem portuguesa

O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.