O Município de Ponte de Lima em colaboração com a Associação Florestal do Lima - AFL, realizou importantes ações de arborização e gestão florestal, integradas nas comemorações da Semana da Floresta e da Água.
A intervenção na estrada municipal – EM, que dá acesso ao Monte da Madalena contou com a participação de quatro equipas dos sapadores florestais acompanhados pelo técnico responsável, e pelas técnicas do gabinete técnico florestal do Município.
Em conformidade com o Decreto-Lei n.º 82/2021 de 13 de outubro que estabelece o Sistema de Gestão Integrado de Fogos Rurais, e define as suas regras de funcionamento, é obrigatório, no espaço rural, criar faixas de gestão de combustível para proteção de pessoas e bens. Na rede viária, estas faixas tem uma largura de 10 metros para cada lado da faixa de rodagem sendo competência da Entidade gestora da via a sua implementação e manutenção.
Neste contexto, o Municipio de Ponte de Lima, tem vindo a implementar e a fazer a manutenção das faixas na rede viária municipal, a qual consiste na limpeza dos matos e da vegetação sub-arbustiva, e de todas as espécies invasoras. Os pinheiros e os eucaliptos também tem que obedecer a determinados afastamentos, tendo as copas das árvores de estar distanciadas umas das outras 10 metros. As folhosas autóctones sempre que possível são mantidas assim como é realizado o aproveitamento da regeneração natural. Por decisão do Executivo Municipal e dando continuidade ao projeto Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho, procedeu-se à arborização destas faixas com espécies autóctones, tendo já plantado cerca de 800 plantas. Esta ação terá continuidade, a partir de novembro, até à conclusão da arborização de todas as faixas.
Aproveitando a presença das equipas no local, iniciou-se também a plantação de espécies autóctones em toda a área do Parque da Madalena, propriedade do Municipio. Esta ação visa reconverter uma área anteriormente ocupada por espécies invasoras e árvores em risco de queda, melhorando assim a segurança e a qualidade ambiental do espaço.
A acompanhar os trabalhos esteve o Vereador do Ambiente e Espaços Verdes, Gonçalo Rodrigues, que referiu que estas “intervenções refletem o compromisso do Município na gestão sustentável da floresta, na prevenção de incêndios rurais e na promoção da biodiversidade para um ambiente mais resiliente e equilibrado.”
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.
Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.
Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.
O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.
O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.
O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.