O Município de Ponte de Lima em colaboração com a Associação Florestal do Lima - AFL, realizou importantes ações de arborização e gestão florestal, integradas nas comemorações da Semana da Floresta e da Água.
A intervenção na estrada municipal – EM, que dá acesso ao Monte da Madalena contou com a participação de quatro equipas dos sapadores florestais acompanhados pelo técnico responsável, e pelas técnicas do gabinete técnico florestal do Município.
Em conformidade com o Decreto-Lei n.º 82/2021 de 13 de outubro que estabelece o Sistema de Gestão Integrado de Fogos Rurais, e define as suas regras de funcionamento, é obrigatório, no espaço rural, criar faixas de gestão de combustível para proteção de pessoas e bens. Na rede viária, estas faixas tem uma largura de 10 metros para cada lado da faixa de rodagem sendo competência da Entidade gestora da via a sua implementação e manutenção.
Neste contexto, o Municipio de Ponte de Lima, tem vindo a implementar e a fazer a manutenção das faixas na rede viária municipal, a qual consiste na limpeza dos matos e da vegetação sub-arbustiva, e de todas as espécies invasoras. Os pinheiros e os eucaliptos também tem que obedecer a determinados afastamentos, tendo as copas das árvores de estar distanciadas umas das outras 10 metros. As folhosas autóctones sempre que possível são mantidas assim como é realizado o aproveitamento da regeneração natural. Por decisão do Executivo Municipal e dando continuidade ao projeto Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho, procedeu-se à arborização destas faixas com espécies autóctones, tendo já plantado cerca de 800 plantas. Esta ação terá continuidade, a partir de novembro, até à conclusão da arborização de todas as faixas.
Aproveitando a presença das equipas no local, iniciou-se também a plantação de espécies autóctones em toda a área do Parque da Madalena, propriedade do Municipio. Esta ação visa reconverter uma área anteriormente ocupada por espécies invasoras e árvores em risco de queda, melhorando assim a segurança e a qualidade ambiental do espaço.
A acompanhar os trabalhos esteve o Vereador do Ambiente e Espaços Verdes, Gonçalo Rodrigues, que referiu que estas “intervenções refletem o compromisso do Município na gestão sustentável da floresta, na prevenção de incêndios rurais e na promoção da biodiversidade para um ambiente mais resiliente e equilibrado.”
Hoje, assinala-se o 24.º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, uma data que mudou o rumo da história mundial.
No próximo dia 18 de outubro de 2025, o renomado DJ Zézé Gonçalves comemorará quatro décadas de carreira em um evento imperdível no Club LT5, localizado na Alameda 5 de Outubro, Marina de Viana, Viana do Castelo. A festa promete abrir suas portas às 23h00 e se estender até às 06h00, celebrando a trajetória de um dos DJs mais influentes da cena musical do norte de Portugal.
Celebra-se hoje o Dia Nacional do Bombeiro Profissional, uma data de profundo simbolismo e de reconhecimento do papel insubstituível que os bombeiros desempenham na proteção das comunidades e no serviço público diário.
O traçado da linha de alta tensão Ponte de Lima–Fontefria (Galiza), promovida pela REN – Rede Elétrica Nacional, sofreu alterações no concelho de Monção, com 16 novas localizações de apoios ao longo de cerca de oito quilómetros. O novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) encontra-se em consulta pública até ao dia 17 de outubro, através do site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe este sábado, 13 de setembro, pelas 15h00, a apresentação oficial do livro “Cidadania Ativa – Riscos, Prevenção e Ação”, da autoria de André Morais.
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve esta quarta-feira, em Matosinhos, uma mulher, de 44 anos, indiciada pela prática de vários crimes de burla qualificada e de branqueamento, através do esquema fraudulento vulgarmente conhecido por "Olá pai, Olá mãe".
Viana do Castelo vai receber no próximo dia 16 de setembro, às 18h00, a sessão de abertura do ano letivo 2025/2026 da Academia Sénior do CER – Centro de Estudos Regionais. A cerimónia terá lugar na Sala de Espetáculos da Sociedade de Instrução, Recreio e Social Areorense (SIRSA).