Logo
Regional

Município de Esposende adquire terrenos em Belinho e Forjães para concretizar projetos

22 Outubro, 2022 | 0:41
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Município de Esposende procedeu à aquisição de dois terrenos, nomeadamente em Belinho e em Forjães, para avançar com a concretização de projetos com os quais se comprometeu com as populações destas localidades. As aquisições foram formalizadas, através da assinatura das respetivas escrituras, e representam um investimento de 63.500 euros.

Em Belinho, foi adquirido um imóvel sito na Rua da Agra, com uma área de 121,60 metros quadrados, pelo valor de 52.000 euros. Trata-se de um terreno que confronta com a Estrada Nacional (EN) 13, sendo que o objetivo é proceder à demolição da moradia existente, de modo a melhorar o acesso a esta via, em condições de visibilidade e segurança. O alargamento deste acesso à EN13 há muito que era reivindicado tanto pela Junta de Freguesia como pela população e configurará uma melhoria substancial face às condições atuais.

No que se refere a Forjães, o Município adquiriu a última parcela de terreno necessária à execução do projeto de regeneração da margem do rio Neiva, conhecida como Zé do Rio. Com uma área de 1 532 metros, este terreno custou 11.500 euros, acrescentando-se às demais parcelas que a Câmara Municipal já havia adquirido com o intuito de proceder à criação de uma área de lazer naquela local, que, na sua totalidade, terá aproximadamente 11 mil metros quadrados. Com a aquisição desta última parcela, a autarquia encerra um processo longo e difícil, podendo agora avançar com os procedimentos para a elaboração e posterior execução do projeto, que corresponde a um anseio antigo das gentes de Forjães. O Município pretende, assim, diversificar a oferta do território, em alternativa às praias, proporcionando melhores condições de vida aos habitantes do concelho.

“A aquisição destes terrenos enquadra-se na estratégia de desenvolvimento do concelho, definida pelo Município, em articulação com as Juntas de Freguesia e em linha com os anseios das populações, levando também em consideração as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira. O autarca sublinha que “a sustentabilidade financeira do Município continua a nortear a gestão municipal” e que “as opções tomadas refletem os princípios da boa gestão”. Em resultado desta estratégia, a Câmara Municipal procedeu, recentemente, à alienação de um conjunto de imóveis no território concelhio, procedendo à aquisição de imoveis que permitirão alavancar outros projetos, cruciais para um concelho em franco desenvolvimento e crescimento, vinca Benjamim Pereira.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita.