Logo
Regional

Município de Barcelos em Espanha para encontro internacional sobre valorização do Património Cultural Imaterial

21 Novembro, 2022 | 16:35
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Município de Barcelos participou na 5ª reunião do Comité técnico do projeto LIVHES: Living Heritage for Sustainable Development, em Teruel (Espanha), junto com oito parceiros daquele consórcio Sudoe Interreg, respetivamente o Pays de Béarn, o CIRDOC – Institut Occitan de Cultura, a Communauté de Communes Pyrénées Haut Garonnaises, a Diputación de Burgos, a Diputación de Teruel, o Institut Catalá di Recesca em Patrimonio Cultural, a Universidad Pública de Navarra e a AECT Rio Minho.

O encontro teve como objetivo apresentar e avaliar a implementação dos projetos piloto desenvolvidos pelos parceiros na identificação e desenvolvimento de boas-práticas na salvaguarda do Património Cultural Imaterial nos seus territórios, e estudar a prorrogação da rede de trabalho estabelecida em futuras linhas de financiamento europeu.

O Município de Barcelos tem desenvolvido trabalho específico no domínio do Património Cultural Imaterial no âmbito deste projeto, estando em fase de construção uma plataforma digital para registo e disponibilização pública das manifestações culturais imateriais do território concelhio, uma inovação no que diz respeito à valorização do património municipal.

As freguesias do Vale do Neiva do concelho de Barcelos constituem o território piloto para este projeto, dentro do programa do futuro Ecomuseu do Neiva. Será ainda dinamizada uma exposição itinerante pelas escolas do primeiro e segundo ciclo daquele território, tendo em vista a pedagogia da memória e das tradições em uso junto das crianças.

O projeto LIVHES é cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), cabendo ao Município de Barcelos um investimento de 110.000,00 euros, comparticipado a 75% pelo FEDER.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.

Desporto 2 Março, 2024

Juventude Viana recebe hoje Académica de Espinho

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins.

Nacional 2 Março, 2024

Eleições: Mais de 200 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

Mais de 200 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo, uma semana antes das eleições legislativas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).