Logo
Desporto

“Monção e Melgaço Granfondo” junta mais de um milhar de ciclistas profissionais e amadores

30 Agosto, 2023 | 13:33
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

É já no dia 17 de setembro que decorre a quinta edição do "Monção e Melgaço Granfondo". Uma prova de ciclismo, no berço do vinho Alvarinho, que prevê três distâncias: Minifondo (73 quilómetros), Mediofondo (103 quilómetros) e Granfondo (127 quilómetros). Neste momento, estão a decorrer as últimas inscrições. 

A competição junta ciclistas profissionais e amadores sendo, este ano, esperados “1600 participantes de vários pontos do país, aos quais se juntará, como vem sendo hábito, uma forte representação de atletas oriundos de Espanha”, anunciou o Município de Monção.

Com uma organização da “Bikeservice”, as três distâncias previstas (minifondo, mediofondo e granfondo) vão desafiar os participantes a percorrer um território pontuado por extensas plantações de Alvarinho, áreas de lazer ribeirinhas e lugares de montanha. “Os primeiros 40 quilómetros de prova não oferecem dificuldades aos ciclistas, uma vez que decorrem em terreno plano, com o rio Minho à espreita em muitos pontos de passagem. A subida de Trute tem apenas 3000 metros, mas o primeiro e último quilómetro são exigentes”, desvendou a autarquia.

“Daqui, e após retomarem o percurso inverso, os participantes no Minifondo (73 quilómetros) encaminham-se para a meta, enquanto que os restantes seguem em direção a Merufe, através das montanhas escarpadas que os levarão às subidas da Várzea, Santa Marinha e Cela, esta última, apenas para o Mediofondo (103 quilómetros)”, realçou.

“Em Riba de Mouro, a viragem à direita conduzirá os participantes do Granfondo (127 quilómetros) em direção a Lamas de Mouro para cumprirem a última e maior dificuldade de todo o trajeto: A ascensão a Santo António de Vale de Poldros, lugar mágico onde a imensidão da paisagem apenas é comparável ao silêncio inspirador”, descreveu o Município.

“Em Pomares, o Mediofondo e o Granfondo voltam a juntar-se para irem ao encontro de Cristoval, a freguesia mais setentrional do país. O regresso a Melgaço, onde está instalada a partida e chegada da prova, far-se-á pela EN 301”, completou.

O “Monção e Melgaço Granfondo” tem início marcado para as 9h00. Quinze minutos depois, arranca uma caminhada (sujeita a inscrição) que se destina, essencialmente, aos acompanhantes dos ciclistas em prova.

As últimas inscrições podem ser feitas aqui.

No final, cada participante levará consigo o jersey oficial do evento, um saca-rolhas e uma garrafa de Alvarinho marca Soalheiro.

Pode ser uma imagem de texto

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.

Regional 13 Junho, 2024

“Rainha das Vindimas” de Ponte da Barca é eleita este domingo

É já no domingo, 16 de junho, às 21h30, no exterior da Casa da Cultura de Ponte da Barca, que se realiza mais uma edição da gala de eleição da "Rainha das Vindimas". Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) este evento visa selecionar a representante do concelho, para a final do prestigiado concurso "Rainha das Vindimas de Portugal".

Regional 13 Junho, 2024

“Construir Portugal” vai permitir ao Município de Valença o investimento de 4 milhões de euros na Habitação

A Câmara Municipal de Valença assinou o protocolo "Construir Portugal, esta quarta-feira na sede da CCDR NORTE, no Porto."A Nova Estratégia para a Habitação", no valor de 3,8 milhões de euros visa o investimento nas habitações sociais.

Desporto 13 Junho, 2024

Juventude Viana anuncia primeiro reforço para a próxima época

Depois de ter anunciado a renovação do treinador André Torres, a Juventude Viana acaba de apresentar o primeiro reforço para a próxima época. Trata-se do chileno Joaquin Alonso Fernandez.