Logo
Desporto

“Monção e Melgaço Granfondo” junta mais de um milhar de ciclistas profissionais e amadores

30 Agosto, 2023 | 13:33
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

É já no dia 17 de setembro que decorre a quinta edição do "Monção e Melgaço Granfondo". Uma prova de ciclismo, no berço do vinho Alvarinho, que prevê três distâncias: Minifondo (73 quilómetros), Mediofondo (103 quilómetros) e Granfondo (127 quilómetros). Neste momento, estão a decorrer as últimas inscrições. 

A competição junta ciclistas profissionais e amadores sendo, este ano, esperados “1600 participantes de vários pontos do país, aos quais se juntará, como vem sendo hábito, uma forte representação de atletas oriundos de Espanha”, anunciou o Município de Monção.

Com uma organização da “Bikeservice”, as três distâncias previstas (minifondo, mediofondo e granfondo) vão desafiar os participantes a percorrer um território pontuado por extensas plantações de Alvarinho, áreas de lazer ribeirinhas e lugares de montanha. “Os primeiros 40 quilómetros de prova não oferecem dificuldades aos ciclistas, uma vez que decorrem em terreno plano, com o rio Minho à espreita em muitos pontos de passagem. A subida de Trute tem apenas 3000 metros, mas o primeiro e último quilómetro são exigentes”, desvendou a autarquia.

“Daqui, e após retomarem o percurso inverso, os participantes no Minifondo (73 quilómetros) encaminham-se para a meta, enquanto que os restantes seguem em direção a Merufe, através das montanhas escarpadas que os levarão às subidas da Várzea, Santa Marinha e Cela, esta última, apenas para o Mediofondo (103 quilómetros)”, realçou.

“Em Riba de Mouro, a viragem à direita conduzirá os participantes do Granfondo (127 quilómetros) em direção a Lamas de Mouro para cumprirem a última e maior dificuldade de todo o trajeto: A ascensão a Santo António de Vale de Poldros, lugar mágico onde a imensidão da paisagem apenas é comparável ao silêncio inspirador”, descreveu o Município.

“Em Pomares, o Mediofondo e o Granfondo voltam a juntar-se para irem ao encontro de Cristoval, a freguesia mais setentrional do país. O regresso a Melgaço, onde está instalada a partida e chegada da prova, far-se-á pela EN 301”, completou.

O “Monção e Melgaço Granfondo” tem início marcado para as 9h00. Quinze minutos depois, arranca uma caminhada (sujeita a inscrição) que se destina, essencialmente, aos acompanhantes dos ciclistas em prova.

As últimas inscrições podem ser feitas aqui.

No final, cada participante levará consigo o jersey oficial do evento, um saca-rolhas e uma garrafa de Alvarinho marca Soalheiro.

Pode ser uma imagem de texto

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 24 Fevereiro, 2024

Vila Nova de Cerveira abre novo Centro de Apoio à Integração de Migrantes

A Câmara de Vila Nova de Cerveira abriu no centro de Transportes um novo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que aumentaram nas “freguesias mais próximas da sede do concelho”.

Nacional 24 Fevereiro, 2024

Conselho Nacional da CGTP eleito com 98% dos votos

O Conselho Nacional da CGTP, composto por 147 dirigentes, foi eleito com 98% dos votos, no XV congresso da central sindical, que se realiza na Torre da Marinha, Seixal.

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Liga Europa: Sporting reencontra Atalanta, Benfica defronta Rangers

O Sporting reencontra os italianos da Atalanta, que já defrontou na fase de grupos, nos oitavos de final da Liga Europa, e o Benfica defronta o Rangers, assim ditou o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.

Música 23 Fevereiro, 2024

Escola do Rock de Paredes de Coura arranca celebração dos 10 anos em Castelo de Paiva

A Escola do Rock de Paredes de Coura promove, este fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, uma residência de intercâmbio entre alunos daquela residência intensiva e da academia de música local.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Valença reuniu com a GNR local e de Viana para analisar a segurança do concelho

O Município de Valença convocou os destacamentos territoriais de Valença e Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma reunião de análise da situação atual da segurança do concelho.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Pouca lampreia no Alto Minho vendida a cerca de 100 euros

A Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e Mar afirmou hoje que “está a ser um ano complicado” para a pesca da lampreia, que é pouca, sendo vendida, face à elevada procura, entre os 70 a 100 euros.

Nacional 23 Fevereiro, 2024

Cáritas promove semana nacional com peditório e estudo sobre pobreza

A Cáritas Portuguesa assinala a sua semana nacional entre 25 de fevereiro e dia 3 de março, para "dar cara" a todos os que procuram diariamente a ajuda deste organismo, que atende anualmente mais de 120 mil pessoas.