Logo
Nacional

Ministro da Defesa quer “honrar os militares do presente e os combatentes do passado”

22 Abril, 2024 | 8:20
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O ministro da Defesa Nacional disse, este domingo, que o Governo quer “honrar os militares do presente e os combatentes do passado” e considerou que a missão estará cumprida se conseguir travar “o declínio no recrutamento” das Forças Armadas.

“As Forças Armadas são, na guerra como na paz, a última fronteira da nossa independência, um vínculo entre o Estado e a nação, o país e a sua memória. É por isso que nós, no Governo, queremos honrar os militares do presente e os combatentes do passado, preparar e salvaguardar os do futuro”, afirmou Nuno Melo.

O presidente do CDS-PP discursava no encerramento do 31.º Congresso do partido, que terminou este domingo em Viseu com a eleição dos novos órgãos.

Nuno Melo destacou ser o “quinto ministro da Defesa” do CDS-PP, sucedendo a “pessoas tão importantes como Paulo Portas, Freitas do Amaral, Luís Azevedo Coutinho e Adelino Amaro da Costa”, e disse ter “a exata noção da dimensão da tarefa”.

O ministro da Defesa elencou o caderno de encargos para a legislatura, dizendo que sentirá que a “missão [foi] cumprida” se conseguir “travar o declínio no recrutamento para as Forças Armadas”, se conseguir, “em base voluntária e com incentivos adequados, melhorar o estado operacional das Forças Armadas”, melhorar “a assistência na saúde e na vida dos antigos combatentes”, “dar eficiência e proveito às indústrias e unidades industriais da Defesa” e, ainda, “cumprir com os objetivos de execução no equipamento e nas infraestruturas”.

Se cumprir estes objetivos, deixará “as Forças Armadas em melhor situação do que a recebida”, defendeu.

Numa intervenção de meia hora em que levantou várias vezes a sala, Nuno Melo indicou que, “com respeito pelas possibilidades orçamentais”, o Governo tentará dar “respostas para as necessidades de importância de investimento na defesa” e para a “dignificação das Forças Armadas” e a “valorização dos antigos combatentes”.

O ministro comprometeu-se também com a “atualização de incentivos ao recrutamento e retenção dos militares” a “capacitação produtiva e tecnológica da indústria de defesa” e a “modernização e a adequação dos equipamentos e instalações onde há tanto por fazer”.

“Caminhando-se também, naquele que é um compromisso assumido, a começar, pelo primeiro-ministro, determinantemente mas faseadamente, tendo em contas a possibilidades, para o nosso compromisso internacional de investimento no quadro NATO”, apontou.

Neste ponto, Nuno Melo dirigiu-se a um “todos os partidos” com quem o CDS-PP partilha “há muitos anos um consenso alargado e patriótico em torno da política de defesa, construído e mantido por todos os governos constitucionais desde o 25 de Abril, com base nos eixos europeu, Atlântico e lusófono”.

O líder do CDS-PP comentou também a aprovação de um pacote de ajuda à Ucrânia na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, que permitirá dar um novo impulso a Kiev para fazer face à invasão russa, e considerou que “felizmente, os norte-americanos voltaram à lucidez numa ajuda que é por um mundo livre, pela democracia e pela liberdade”.

“Cada cêntimo, cada munição, cada sistema de defesa aérea entregue à Ucrânia, não é caridade, é investimento e é uma obrigação. Na Ucrânia há soldados que morrem todos os dias para que não tenhamos de combater nós em defesa das nossas liberdades”, salientou, defendendo que “o que se joga a Leste não é só uma disputa territorial, é também um confronto entre as democracias e os totalitarismos”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 6 Julho, 2025

Inaugurada nova sede da junta de freguesia de Perre

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.

Regional 6 Julho, 2025

Valença Aqua Park já começou

O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.

Regional 6 Julho, 2025

Inaugurada rua da Padela em Vila Nova de Anha

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de inauguração da nova Rua da Padela, na freguesia de Vila Nova de Anha, que foi alvo de uma empreitada de requalificação para proporcionar melhorias significativas nas condições de circulação e mobilidade da população local.

Regional 6 Julho, 2025

Viana do Castelo com 11 praias com Bandeira Azul, seis com Qualidade de Ouro e duas acessíveis

O Presidente da Câmara Municipal hasteou, de forma simbólica, a bandeira azul no Navio-Hospital Gil Eannes e entregou as bandeiras aos presidentes de junta de freguesia cujas praias foram distinguidas.

Regional 6 Julho, 2025

Viana do Castelo é uma das três cidades com melhor qualidade do ar em Portugal

Faro, Viana do Castelo e Viseu são as três cidades com melhor qualidade do ar em Portugal, de acordo com o visualizador das cidades europeias mais limpas da Agência Europeia do Ambiente (AEA).

Regional 6 Julho, 2025

CIM Alto Minho promove sessão do AgroSocial Lab para debater sustentabilidade e inovação no setor agroalimentar

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza, no próximo dia 10 de julho, pelas 15h00, no edifício Villa Moraes, em Ponte de Lima, uma sessão do AgroSocial Lab, iniciativa integrada no projeto transfronteiriço AGROSOCIAL, cofinanciado pelo programa Interreg Espanha–Portugal.

Desporto 5 Julho, 2025

Centenas de pessoas acompanharam funeral de Diogo Jota e André Silva

Centenas de pessoas marcaram presença, este sábado, no funeral dos dois irmãos. A cerimónia, destinada à família, amigos próximos e convidados, não impediu que uma multidão acompanhasse o momento no exterior.