Logo
Nacional

Ministro da Defesa quer “honrar os militares do presente e os combatentes do passado”

22 Abril, 2024 | 8:20
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O ministro da Defesa Nacional disse, este domingo, que o Governo quer “honrar os militares do presente e os combatentes do passado” e considerou que a missão estará cumprida se conseguir travar “o declínio no recrutamento” das Forças Armadas.

“As Forças Armadas são, na guerra como na paz, a última fronteira da nossa independência, um vínculo entre o Estado e a nação, o país e a sua memória. É por isso que nós, no Governo, queremos honrar os militares do presente e os combatentes do passado, preparar e salvaguardar os do futuro”, afirmou Nuno Melo.

O presidente do CDS-PP discursava no encerramento do 31.º Congresso do partido, que terminou este domingo em Viseu com a eleição dos novos órgãos.

Nuno Melo destacou ser o “quinto ministro da Defesa” do CDS-PP, sucedendo a “pessoas tão importantes como Paulo Portas, Freitas do Amaral, Luís Azevedo Coutinho e Adelino Amaro da Costa”, e disse ter “a exata noção da dimensão da tarefa”.

O ministro da Defesa elencou o caderno de encargos para a legislatura, dizendo que sentirá que a “missão [foi] cumprida” se conseguir “travar o declínio no recrutamento para as Forças Armadas”, se conseguir, “em base voluntária e com incentivos adequados, melhorar o estado operacional das Forças Armadas”, melhorar “a assistência na saúde e na vida dos antigos combatentes”, “dar eficiência e proveito às indústrias e unidades industriais da Defesa” e, ainda, “cumprir com os objetivos de execução no equipamento e nas infraestruturas”.

Se cumprir estes objetivos, deixará “as Forças Armadas em melhor situação do que a recebida”, defendeu.

Numa intervenção de meia hora em que levantou várias vezes a sala, Nuno Melo indicou que, “com respeito pelas possibilidades orçamentais”, o Governo tentará dar “respostas para as necessidades de importância de investimento na defesa” e para a “dignificação das Forças Armadas” e a “valorização dos antigos combatentes”.

O ministro comprometeu-se também com a “atualização de incentivos ao recrutamento e retenção dos militares” a “capacitação produtiva e tecnológica da indústria de defesa” e a “modernização e a adequação dos equipamentos e instalações onde há tanto por fazer”.

“Caminhando-se também, naquele que é um compromisso assumido, a começar, pelo primeiro-ministro, determinantemente mas faseadamente, tendo em contas a possibilidades, para o nosso compromisso internacional de investimento no quadro NATO”, apontou.

Neste ponto, Nuno Melo dirigiu-se a um “todos os partidos” com quem o CDS-PP partilha “há muitos anos um consenso alargado e patriótico em torno da política de defesa, construído e mantido por todos os governos constitucionais desde o 25 de Abril, com base nos eixos europeu, Atlântico e lusófono”.

O líder do CDS-PP comentou também a aprovação de um pacote de ajuda à Ucrânia na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, que permitirá dar um novo impulso a Kiev para fazer face à invasão russa, e considerou que “felizmente, os norte-americanos voltaram à lucidez numa ajuda que é por um mundo livre, pela democracia e pela liberdade”.

“Cada cêntimo, cada munição, cada sistema de defesa aérea entregue à Ucrânia, não é caridade, é investimento e é uma obrigação. Na Ucrânia há soldados que morrem todos os dias para que não tenhamos de combater nós em defesa das nossas liberdades”, salientou, defendendo que “o que se joga a Leste não é só uma disputa territorial, é também um confronto entre as democracias e os totalitarismos”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 24 Novembro, 2024

Castelense, Cardielense, Lanheses e Deucriste seguem na Taça da AFVC

Este domingo, realizaram-se as partidas dos Oitavos-de-final da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Das 5 equipas do concelho de Viana do Castelo presentes nesta fase, apenas 4 seguem para a próxima eliminatória. Castelense, Cardielense, Lanheses e Deucriste SC, ganharam os seu jogos e estão apurados para os Quartos-de-final da competição.

Desporto 24 Novembro, 2024

FC Porto eliminado da Taça de Portugal pelo Moreirense

O FC Porto, vencedor das três últimas edições da Taça de Portugal em futebol, foi hoje afastado dos oitavos de final da competição, ao perder por 2-1 no terreno do Moreirense, somando a terceira derrota consecutiva.

Opinião 24 Novembro, 2024

OPINIÃO: Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o Cordão Umbilical

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é caraterizada pela obstrução e/ou bloqueio persistente das vias aéreas. Esta obstrução pode ocorrer através de um enfisema, de bronquite crónica ou de ambos causando dificuldade respiratória. A obstrução brônquica pode ser irreversível ou parcialmente reversível através de tratamento.Andreia Gomes - Diretora Técnica e de Investigação e Desenvolvimento e Inovação da BebéVida

Regional 24 Novembro, 2024

Motociclista morre após colisão com carro em Valença

Um acidente, esta manhã, na localidade de Ganfei, em Valença, entre um ligeiro de passageiros e um motociclo provocou a morte a um jovem de 21 anos.

Desporto 23 Novembro, 2024

Voleibol Clube de Viana voltou às vitórias no campeonato

Em jogo da 9.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado este sábado no Pavilhão de Santa Maria Maior, o Voleibol Clube de Viana derrotou (3-2) o Sporting de Espinho com parciais de 26-24, 19-25, 25-23, 15-25 e 15-11.

Desporto 23 Novembro, 2024

Juventude Viana ganha em Riba d`Ave

A Juventude Viana deslocou-se, este sábado, a Riba d`Ave para defrontar a equipa local, em jogo correspondente à 7ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. A formação de Viana do Castelo realizou uma boa partida e alcançou a segunda vitória consecutiva na competição.

Desporto 23 Novembro, 2024

Santa Luzia perde em casa com o Maia para a Liga Feminina de Futsal

Arrancou, este sábado, a nona jornada da Liga Feminina Placard, com a realização de três encontros. No Pavilhão José Natário, o Santa Luzia foi surpreendido pelo Maia. A equipa de Viana do Castelo perdeu por 2-3.