Logo
Regional

Residência artística internacional une Portugal e Hong Kong em Viana do Castelo

4 Novembro, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Viana do Castelo recebe, até 15 de novembro de 2025, o projeto UNI-TE, uma residência artística internacional dedicada às danças de rua que junta artistas de Portugal e Hong Kong.

A iniciativa é promovida pela UNI-FORM Associação Cultural e Artística, em parceria com a EVIC – Escola Vocacional de Interpretação e Criação e o Hong Kong Arts Development Council, e tem como objetivo promover o diálogo intercultural e a criação colaborativa através do movimento.

Durante duas semanas, bailarinos da YOLK Freestyle Dance Project (Portugal) e da Hong Kong Street Dance Development Association (Hong Kong) vão desenvolver um processo de investigação e experimentação artística, transformando Viana do Castelo num espaço de encontro entre culturas e linguagens contemporâneas.

O programa inclui várias atividades abertas ao público, com entrada gratuita mediante inscrição prévia (geral@evicvc.com):

  • Demonstração de Freestyle – 8 de novembro, 11h, Praça da República

  • Workshop Aberto – 8 de novembro, 16h, EVIC

  • Cypher – Freestyle Jam – 10 de novembro, 17h30, EVIC

  • Performance Final – 15 de novembro, 17h, Hotel AP Dona Aninhas

O UNI-TE conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Viana do Castelo Capital da Cultura do Eixo Atlântico, Hong Kong Arts Development Council, União de Freguesias de Santa Maria Maior e Monserrate e Meadela, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, Hotel AP Dona Aninhas, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, EVIC e vários parceiros locais.

Com esta residência, Viana do Castelo reforça a sua posição como cidade aberta à criação artística e à cultura contemporânea, promovendo o intercâmbio entre artistas e a aproximação da comunidade à arte urbana e às danças de rua.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.

Regional 10 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira investe quatro milhões em água e saneamento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.

Regional 10 Novembro, 2025

IPVC lidera projeto nacional para preservar maçãs do Minho

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.