Viana do Castelo recebe, até 15 de novembro de 2025, o projeto UNI-TE, uma residência artística internacional dedicada às danças de rua que junta artistas de Portugal e Hong Kong.
A iniciativa é promovida pela UNI-FORM Associação Cultural e Artística, em parceria com a EVIC – Escola Vocacional de Interpretação e Criação e o Hong Kong Arts Development Council, e tem como objetivo promover o diálogo intercultural e a criação colaborativa através do movimento.
Durante duas semanas, bailarinos da YOLK Freestyle Dance Project (Portugal) e da Hong Kong Street Dance Development Association (Hong Kong) vão desenvolver um processo de investigação e experimentação artística, transformando Viana do Castelo num espaço de encontro entre culturas e linguagens contemporâneas.
O programa inclui várias atividades abertas ao público, com entrada gratuita mediante inscrição prévia (geral@evicvc.com):
Demonstração de Freestyle – 8 de novembro, 11h, Praça da República
Workshop Aberto – 8 de novembro, 16h, EVIC
Cypher – Freestyle Jam – 10 de novembro, 17h30, EVIC
Performance Final – 15 de novembro, 17h, Hotel AP Dona Aninhas
O UNI-TE conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Viana do Castelo Capital da Cultura do Eixo Atlântico, Hong Kong Arts Development Council, União de Freguesias de Santa Maria Maior e Monserrate e Meadela, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, Hotel AP Dona Aninhas, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, EVIC e vários parceiros locais.
Com esta residência, Viana do Castelo reforça a sua posição como cidade aberta à criação artística e à cultura contemporânea, promovendo o intercâmbio entre artistas e a aproximação da comunidade à arte urbana e às danças de rua.

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.