Logo
Nacional

Ministro da Cultura diz que primeiros cheques-livro podem começar a ser emitidos em abril

21 Março, 2024 | 9:05
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Os primeiros cheques-livro, no valor de 20 euros para jovens com 18 anos, poderão começar a ser emitidos em abril, após uma primeira experiência piloto que deverá acontecer até ao final deste mês, anunciou o ministro da Cultura.

“Até ao final do mês será feita a primeira experiência piloto” na plataforma que irá emitir os vales, e “em abril há condições para emitir os primeiros cheques-livro, que se se destinam àqueles que fizeram 18 anos nos últimos dois anos, neste e no ano passado”, afirmou Pedro Adão e Silva, em declarações aos jornalistas, na quarta-feira em Lisboa.

De acordo com o ministro, serão cerca de 200 mil, os jovens que irão receber “um cheque de 20 euros para descontar em livrarias físicas”.

Para que tal seja possível, Pedro Adão e Silva assinou recentemente a portaria que “define o regime geral para o cheque-livro”, depois de em dezembro ter sido aprovada, em Conselho de Ministros, a resolução que autorizou a transferência de 4,4 milhões de euros do Fundo de Fomento Cultural para a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), para o programa cheque-livro em 2024-2025.

Já em fim de mandato, o ministro da Cultura considerou “fundamental que se faça uma avaliação no fim desta primeira experiência, para pensar se se deve repetir, no caso do livro, ou até ponderar o alargamento [deste tipo de medidas] a outras áreas da Cultura”.

O cheque-livro é uma medida proposta pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que defendia a atribuição de 100 euros aos jovens de 18 anos para a compra de livros, mas o Governo decidiu fixar o valor em 20 euros e limitou o benefício a cerca de 200 mil pessoas.

Na mesma ocasião, Pedro Adão e Silva deu conta da assinatura da portaria que cria a Rede Portuguesa de Casas de Escritores, “à imagem do que foi feito com a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, para promover alguma integração de instituições que funcionam de forma fragmentada”.

Para o ministro da Cultura, “essa integração é fundamental, porque permite uma presença no território e a democratização do acesso à Cultura”.

Além disso, “permite, depois de consagradas as instituições que farão parte dessa rede, num processo de credenciação à imagem do que aconteceu nas outras redes, ter programas de apoio dedicados à programação em rede”.

Pedro Adão e Silva anunciou ainda ter assinado do despacho que cria “seis bolsas de criação literária de ensaio, dedicadas à Democracia, no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril”, anunciadas na terça-feira pela DGLAB.

De acordo com o ministro, trata-se de bolsas semestrais no valor de 7.500 euros.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 7 Maio, 2024

Suspensão parcial do PDM em Viana do Castelo em vigor a partir de quarta-feira

A suspensão parcial do Plano Diretor Municipal (PDM) de Viana do Castelo e do Plano de Urbanização da Cidade (PUC) para permitir o crescimento da cidade para norte entra em vigor na quarta-feira, por um período de dois anos.

Regional 7 Maio, 2024

Prisão preventiva para um de três suspeitos de roubar e traficar droga em Caminha

A GNR deteve, em Caminha, dois homens e uma mulher, com idades entre 39 e os 46 anos, por furto e tráfico de produtos estupefacientes, sendo que um dos suspeitos ficou em prisão preventiva.

Regional 7 Maio, 2024

Melgaço avança com plano de pormenor de reabilitação urbana para Castro Laboreiro

A Câmara de Melgaço vai elaborar, no prazo de um ano, um Plano de Pormenor de Reabilitação Urbana da vila de Castro Laboreiro, refere o edital hoje publicado em Diário da República (DR).

Desporto 7 Maio, 2024

33 jogadores, 3 treinadores e 2 Estádios, não foram suficientes para aguentar Vianense na Liga 3

O Anadia venceu (0-1) no Estádio Dr. José de Matos o Vianense, com um golo solitário de Breno Teixeira. Com este triunfo em Viana do Castelo o Anadia garantiu a manutenção na Liga 3, já o Sport Clube Vianense foi relegado para o Campeonato de Portugal.

Regional 7 Maio, 2024

CCDR-N e Câmara de Valença comprometem-se a conservar e valorizar fortaleza

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Valença assinaram, esta segunda-feira, um protocolo de cooperação institucional que visa a conservação, restauro e valorização da fortaleza do século XVII.

Nacional 7 Maio, 2024

Marcelo vai optar pelo voto antecipado nas europeias e aconselha portugueses a fazer o mesmo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que vai votar antecipadamente nas eleições europeias de 09 de junho e aconselhou “muitos portugueses” a fazê-lo, por o ato eleitoral acontecer num fim de semana prolongado.

Regional 7 Maio, 2024

Projeto de hotel falha e antigo sanatório de Paredes de Coura volta a hasta pública

O presidente da Câmara de Paredes de Coura disse, esta segunda-feira, que o projeto turístico previsto para o antigo sanatório, vendido em hasta pública em 2019, não vai avançar e que o imóvel vai ser novamente colocado no mercado.