O tribunal de Viana do Castelo absolveu hoje o ex-presidente da Câmara de Caminha Miguel Alves e a empresária Manuela Sousa do crime de prevaricação na contratação pública de serviços de assessoria de comunicação para o município.
A juíza, que presidiu ao coletivo que julgou este caso, sublinhou que o tribunal deu “como não provada a acusação do MP” e que não foi sustentado “por quaisquer meios de prova” o crime em coautoria, de prevaricação de titular de cargo político, de que vinham acusados o ex-autarca do PS e a empresária.
O Ministério Público (MP) acusava Miguel Alves – que se demitiu do cargo de secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro após saber da acusação – de ter violado as normas de contratação pública quando acordou com a empresária serviços de assessoria de comunicação para o município (no distrito de Viana do Castelo) “sem qualquer procedimento de contratação pública”.
Em janeiro, nas alegações finais, o MP pediu a condenação dos dois arguidos, defendendo que a prova documental e as regras da experiência validaram os factos que constam na acusação.
Na primeira sessão do julgamento, tanto Miguel Alves como Manuela Sousa negaram qualquer irregularidade na contratação da empresa de assessoria de comunicação.
Foto: Viana TV
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular aprovou um orçamento de 5,1 milhões de euros para 2026, anunciou hoje a organização transfronteiriça, que reúne municípios do Norte de Portugal e da Galiza.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) determinou o confinamento obrigatório de aves domésticas nas 95 zonas consideradas de alto risco para a gripe aviária, distribuídas por 14 distritos, entre os quais Viana do Castelo. A medida, que entrou em vigor esta semana, surge após a autoridade veterinária elevar o nível de alerta devido ao risco acrescido de disseminação do vírus.
Viana do Castelo marcou presença nas V Jornadas de Investigação da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, na Universidade dos Açores, com a apresentação do Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI).
A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) assinalou na terça-feira o seu 24.º aniversário, numa cerimónia em Valença marcada por reconhecimento, ambição e aposta no futuro.
Monção vai receber, este sábado 15 de novembro, às 21:30h, a peça “Um Tiro no Pé”, uma adaptação irreverente inspirada na obra de Jaime Salazar Sampaio, um dos grandes nomes do teatro do absurdo em Portugal.
Neste Dia Mundial da Diabetes, celebrado a 14 de novembro, especialistas lembram que a doença metabólica não é exclusiva dos humanos — também os cães e gatos podem desenvolver diabetes, uma condição que exige monitorização veterinária, tratamento adequado e, em muitos casos, administração de insulina.
Na próxima segunda-feira, 17 de novembro, o Hotel Áxis, em Viana do Castelo, recebe o evento “O Código da Beleza”, que irá reunir mais de 70 profissionais de cabeleireiro de várias regiões do país.