Realizaram-se, no inicio da semana, na Aula Magna da Escola Secundária de Monserrate, as cerimónias de atribuição dos prémios de mérito (318) aos alunos do ensino básico e secundário, e de diplomas de conclusão do ensino secundário.
Foram dois finais de dia plenos de alegria e reencontros, num auditório repleto de alunos e respetivos familiares que quiseram acompanhar o simbólico momento. O evento foi transmitido em direto, via streaming, para todos aqueles que não puderam assistir presencialmente, graças ao ótimo trabalho de alunos e professores do Curso Profissional de Multimédia.
No decorrer da cerimónia, que contou com interlúdios musicais do grupo ARTEAM e cuja apresentação esteve a cargo da professora Fernanda Neves, intervieram a diretora do Agrupamento, professora Dores Silva, a vereadora Carlota Borges (em representação do vice-presidente e vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura, professor Manuel vitorino, anterior diretor deste Agrupamento) e o presidente do Conselho Geral, professor Jorge Oliveira.
A diretora, professora Dores Silva, destacou o papel preponderante deste Agrupamento, cuja qualidade de ensino é unanimemente reconhecida pela comunidade educativa, na formação de centenas de jovens para a entrada no ensino superior e para vida ativa e, acima de tudo, na sua formação pessoal, que lhes permitirá serem cidadãos mais informados, críticos e felizes.

A vereadora da Coesão Social, Habitação, Juventude e Serviços Urbanos, Carlota Borges, portadora de uma mensagem de apreço por este Agrupamento do antigo diretor, solicitou aos jovens que, mesmo usufruindo de todas as oportunidades para continuarem a sua formação fora do país, regressassem ao concelho, trazendo todo o seu inestimável potencial.
Por fim, o presidente do Conselho Geral, professor Jorge Oliveira, deu ênfase à importância da família no apoio à missão da escola na teia complexa da contemporaneidade.
A todos os finalistas (356 alunos, dos quais 154 de cursos profissionais) que iniciam agora novos desafios académicos ou profissionais, o Agrupamento de Escolas de Monserrate endereça os melhores votos de sucesso pessoal e profissional.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.
Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.