Logo
Desporto

Meia Maratona Manuela Machado a 22 de janeiro com cerca de 4.000 participantes 

16 Janeiro, 2023 | 11:44
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

No dia 22 de janeiro, a cidade de Viana do Castelo acolhe a XXIV Meia Maratona Manuela Machado – Cidade Europeia do Desporto. A prova, como já é habitual, integra a meia-maratona de 21.097,5 metros e é aberta a todos os atletas federados e não federados, esperando contar com a participação de 4.000 participantes, incluindo cerca de 800 espanhóis já inscritos.

Os desafios começam pelas 10h30, na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural, e são promovidos pelo Cyclones Atlético Clube, contando com a campeã olímpica Manuela Machado como figura de destaque e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Em conferência de imprensa de apresentação da 24ª Meia Maratona, a campeã assumiu ser uma “responsabilidade acrescida” promover o primeiro evento desportivo após a abertura oficial da Cidade Europeia do Desporto. “Queremos que este seja um evento ao mais alto nível, como a cidade merece e para recebermos bem os participantes”, frisou.

Manuela Machado assegurou que o objetivo passa por realizar “uma festa do desporto, uma festa do atletismo, que vai contar com grandes nomes do atletismo nacional” e que contará até com a presença de um atleta espanhol de 76 anos de idade. Entre os inscritos, encontram-se já atletas de Portugal, Espanha, França e Brasil.

Já a 22ª Caminhada Solidária será aberta a atletas de ambos os sexos e não terá carácter competitivo, percorrendo uma distância de aproximadamente 5.000 metros. As inscrições para a caminhada e mini-maratona acontecem no Centro Cultural de Viana do Castelo nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, sendo que o valor da inscrição, de 2 euros, reverte na totalidade para as duas instituições do concelho de apoio à causa animal, a Gatos de Ninguém e a associação Resgate e Adoção Viana. 

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, indicou que “a Manuela é uma marca humana, desportiva e económica pela resiliência e atitude que tem tido ao longo da vida, marcando o atletismo a nível regional e nacional”.

Por isso mesmo, explicou, que durante a prova estará disponível uma exposição que visa recordar e homenagear a medalha de ouro conquistada por Manuela Machado, em 1995, na maratona nos Campeonatos do Mundo, em Gotemburgo. A exposição será depois itinerante, visando percorrer as escolas do concelho para explicar aos estudantes vianenses o feito da atleta natural de Cardielos.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.