Logo
Desporto

Meia Maratona Manuela Machado a 22 de janeiro com cerca de 4.000 participantes 

16 Janeiro, 2023 | 11:44
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

No dia 22 de janeiro, a cidade de Viana do Castelo acolhe a XXIV Meia Maratona Manuela Machado – Cidade Europeia do Desporto. A prova, como já é habitual, integra a meia-maratona de 21.097,5 metros e é aberta a todos os atletas federados e não federados, esperando contar com a participação de 4.000 participantes, incluindo cerca de 800 espanhóis já inscritos.

Os desafios começam pelas 10h30, na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural, e são promovidos pelo Cyclones Atlético Clube, contando com a campeã olímpica Manuela Machado como figura de destaque e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Em conferência de imprensa de apresentação da 24ª Meia Maratona, a campeã assumiu ser uma “responsabilidade acrescida” promover o primeiro evento desportivo após a abertura oficial da Cidade Europeia do Desporto. “Queremos que este seja um evento ao mais alto nível, como a cidade merece e para recebermos bem os participantes”, frisou.

Manuela Machado assegurou que o objetivo passa por realizar “uma festa do desporto, uma festa do atletismo, que vai contar com grandes nomes do atletismo nacional” e que contará até com a presença de um atleta espanhol de 76 anos de idade. Entre os inscritos, encontram-se já atletas de Portugal, Espanha, França e Brasil.

Já a 22ª Caminhada Solidária será aberta a atletas de ambos os sexos e não terá carácter competitivo, percorrendo uma distância de aproximadamente 5.000 metros. As inscrições para a caminhada e mini-maratona acontecem no Centro Cultural de Viana do Castelo nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, sendo que o valor da inscrição, de 2 euros, reverte na totalidade para as duas instituições do concelho de apoio à causa animal, a Gatos de Ninguém e a associação Resgate e Adoção Viana. 

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, indicou que “a Manuela é uma marca humana, desportiva e económica pela resiliência e atitude que tem tido ao longo da vida, marcando o atletismo a nível regional e nacional”.

Por isso mesmo, explicou, que durante a prova estará disponível uma exposição que visa recordar e homenagear a medalha de ouro conquistada por Manuela Machado, em 1995, na maratona nos Campeonatos do Mundo, em Gotemburgo. A exposição será depois itinerante, visando percorrer as escolas do concelho para explicar aos estudantes vianenses o feito da atleta natural de Cardielos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 23 Maio, 2024

APDL esteve presente no Centro de Congressos Rotterdam Ahoy nos Países Baixos

O Porto de Leixões e o Porto de Viana do Castelo estiveram presentes na edição deste ano da Breakbulk Europe, que decorreu, no Centro de Congressos Rotterdam Ahoy, nos Países Baixos.

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.