Logo
Regional

Medalha do Parlamento da Galiza atribuída à cooperação do NORTE com a Galiza

24 Fevereiro, 2023 | 14:28
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Parlamento da Galiza decidiu, por unanimidade, atribuir a sua Medalha de 2023 à cooperação transfronteiriça entre o NORTE e a Galiza, em concreto à Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal que, como entidade pioneira, tem assumido o determinante papel de representar a lealdade institucional entre as duas regiões e de trilhar novos caminhos no âmbito da cooperação transfronteiriça. O acordo de atribuição da Medalha foi proposto pelo presidente do Parlamento, Miguel Ángel Santalices Viaira.

“O que outrora era uma fronteira zelosamente guardada pelas autoridades dos dois países, converteu-se hoje, graças ao trabalho de uns e de outros, num dinâmico espaço de intercâmbio, colaboração e entendimento”, assinala o acordo da Mesa.

A Medalha será entregue a António Cunha, Presidente da CCDR-NORTE e atual Presidente de turno da Comunidade de Trabalho da Eurorregião, numa cerimónia que acontecerá a 4 de abril no Pazo del Hórreo, em Santiago de Compostela.

Desde a primeira edição, a Medalha do Parlamento da Galiza é entregue a 6 de abril de cada ano, assinalando o aniversário da promulgação do Estatuto de Autonomia da Galiza. Este ano, a entrega é antecipada para o dia 4 de abril, em virtude da semana santa.

A Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal, após diferentes trabalhos prévios, foi constituída em 1991, no Porto. Impulsionada pela Xunta de Galicia e pela CCDR-NORTE, permitiu institucionalizar e intensificar as relações entre as duas regiões com diversas iniciativas transfronteiriças. A Presidência da Comunidade de Trabalho corresponde, alternativamente e com periodicidade bienal, aos presidentes da Xunta de Galicia e da CCDR-NORTE.

A Eurorregião formada pela Galiza e pelo NORTE representa um dos espaços com mais fortes relações sociais, económicas e culturais através das fronteiras, com um grande potencial de oportunidades e desenvolvimento. O território da Eurorregião ocupa uma superfície total de 51 mil quilómetros quadrados e engloba uma população de 6,4 milhões de habitantes.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Junho, 2024

Viana do Castelo assinala 766 anos do Foral Afonsino com homenagem aos trabalhadores com 40 anos de serviço

A 18 de junho, no dia em que celebra os 766 anos do Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou 15 medalhas e diplomas pelos “Bons Serviços e Dedicação” e pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal aos funcionários que completaram ou estão a completar 40 anos de serviço. 

Nacional 18 Junho, 2024

Mais de 30 mil alunos faltaram à prova de aferição de Português

Mais de 30 mil alunos, num universo de 100 mil, faltaram à prova de aferição de Português do 2.º ano, revelou o coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop), André Pestana.

Desporto 18 Junho, 2024

Fábio Sequeira e Vítor Sousa estão de volta ao SC Vianense

A Sport Clube Vianense, Futebol SAD já prepara a nova época. A equipa principal do clube centenário de Viana do Castelo que vai ser orientada pelo treinador Pedro Lomba no Campeonato de Portugal, já começa a definir o plantel que vai lutar pelo regresso à Liga 3.

Cultura 18 Junho, 2024

Maestro Martim Sousa Tavares apresenta o livro “Falar Piano e Tocar Francês” em Ponte da Barca

No próximo dia 3 de julho, às 21h30, o auditório municipal de Ponte da Barca será o cenário da apresentação do novo livro de Martim Sousa Tavares, intitulado "Falar Piano e Tocar Francês".

Cultura 18 Junho, 2024

Festival Contrasta 2024 está de regresso a Valença e já esgotou bilhetes para o último dia

A terceira edição do Festival Contrasta está de volta a Valença, nos dias 12 e 13 de julho. Apesar dos bilhetes já estarem esgotados para sábado, dia 13 de julho, com as atuações de Manu Chao, Manel Cruz e o Dj Alex Moon, ainda há bilhetes para o dia anterior que conta com Richie Campbell, Yang e a Dj Carolina Torres.

Internacional 18 Junho, 2024

Booking.com distingue Viana do Castelo como 3ª cidade mais acolhedora do mundo

Desde 2012 que a Booking.com reconhece os destinos e alojamentos mais acolhedores. Este ano, esta avaliação parte de uma análise de cerca de 309 milhões de comentários de viajantes. Baseando-se nessa análise, Viana do Castelo foi reconhecida como a 3ª cidade mais acolhedora do mundo.

Regional 18 Junho, 2024

Adega de Monção faturou 18 milhões de euros e atingiu recorde de vendas em 2023

A Adega Cooperativa Regional de Monção registou, em 2023, uma faturação próxima dos 18 milhões de euros e atingiu um recorde de vendas, sobretudo para o mercado internacional, que cresceu 22% face ao ano anterior.