Logo
Regional

Marisco e polvo da costa de Castelo do Neiva em destaque na mostra gastronómica deste sábado

24 Outubro, 2022 | 11:27
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Este sábado, 29 de outubro, Castelo do Neiva acolhe a iniciativa “Aldeias de Mar – Castelo do Neiva”, que inclui a inauguração da exposição “Um Mar de Tradições” e a mostra gastronómica “Um Mar de Iguarias”, com produtos do mar e animação variada, no âmbito da candidatura de valorização da Aldeia de Mar – Castelo do Neiva.

O programa arranca pelas 11h00, com a abertura da exposição “Um Mar de Tradições” na sede do GRECANE. Depois, entre as 12h00 e as 16h00, a Rua dos Pescadores acolhe a iniciativa “Um Mar de Iguarias”, uma mostra gastronómica conjugada com animação diversa.

O evento gastronómico terá como destaque o marisco e o polvo pescado ao largo da costa de Castelo do Neiva e que é servido nos restaurantes locais. Assim, marcam presença nesta mostra: Pedra Alta, Casa da Joana, Segredos do Mar, Sede do Castelense, Taberna da Laurinda, Restaurante O Carvalho, Tasco Regional e ainda a Pastelaria do Castelo.

A animação será garantida com MetaSonora, Grupo Folclórico de Castelo do Neiva (GRECANE) e ainda Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, visa promover o desenvolvimento local e a diversidade das economias das zonas pesqueiras, através do empreendedorismo, da promoção do emprego sustentável e com qualidade, da promoção da inovação social e criação de respostas a problemas de pobreza e exclusão social.

Esta candidatura de valorização da Aldeia de Mar – Castelo do Neiva inclui a exposição temática, de cariz etnográfico, que abordará os Trajes de Pescadores e Sargaceiros de Castelo do Neiva e a exploração das vivências e memórias na primeira pessoa das gentes locais, com um enquadramento regional do litoral vianense comparando-o com as restantes Aldeias de Mar, pretendendo valorizar as práticas, usos e costume desta Aldeia de Mar. 

Já o Mar de Iguarias vai apresentar os produtos gastronómicos do mar de origem local, associando esta mostra a um festival etnográfico e cultural, onde grupos folclóricos e etnográficos e associações desta Aldeia de Mar irão mostrar parte dos seus usos e costumes. 

A candidatura implica ainda o desenvolvimento de um filme promocional bilingue, com uma comunicação mais apelativa inerente à riqueza, cultural, natural e do património edificado desta Aldeia de Mar, alavancando o potencial de atração e o interesse em visitar esta região.

O projeto Aldeia de Mar – Castelo do Neiva, através da valorização da cultura marítima, da promoção da gastronomia e produtos locais, assim como na divulgação do potencial turístico desta Aldeia de Mar, irá contribuir para os objetivos da EDL, Litoral Norte (LN), nomeadamente na promoção e valorização dos recursos diferenciadores do território, da sustentabilidade ambiental, do património e da cultura marítima. O impacto deste projeto será ainda visível no desenvolvimento do turismo de mar, no apoio ao empreendedorismo e na promoção do Plano de Mar.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.

Regional 14 Abril, 2024

Município de Vila Nova de Cerveira aprova apoio de 274 mil euros a associações

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade apoios financeiros a 44 associações e coletividades, num investimento a rondar os 274 mil euros, correspondendo a um aumento de 2% face a 2023, revelou, esta sexta-feira, a autarquia.

Regional 14 Abril, 2024

Ponte da Barca pede mais e maior flexibilidade na gestão de fundos para saneamento

O presidente da Câmara de Ponte da Barca reivindicou, esta sexta-feira, ao Governo mais e maior flexibilidade na gestão de fundos comunitários destinados ao ciclo da água, para que os municípios possam investir na rede de saneamento básico.

Regional 14 Abril, 2024

Viana do Castelo celebra 50 anos do 25 de Abril com 200 iniciativas culturais

Cerca de 200 iniciativas, promovidas pela Câmara e diversas entidades de Viana do Castelo celebram, ao longo do ano, os 50 anos da revolução do 25 de abril de 1974.