O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que vai votar antecipadamente nas eleições europeias de 09 de junho e aconselhou “muitos portugueses” a fazê-lo, por o ato eleitoral acontecer num fim de semana prolongado.
“Aproveito para dizer que vou exercer o voto antecipado uma semana antes e que aconselharia muito a que muitos portugueses o fizessem porque há aquela ‘ponte’ no dia 09”, afirmou o Chefe de Estado aos jornalistas, em Beja.
À margem da visita que está a realizar esta tarde à feira agropecuária Ovibeja, que termina hoje naquela cidade alentejana, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que “é possível que muitos” portugueses “tenham a vida programada” para o fim de semana das eleições europeias e, assim, será “mais difícil” que possam votar no dia 09 de junho.
Por isso, como as eleições se realizam nesse domingo e, no dia seguinte, 10 de junho (segunda-feira), é o feriado que assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o voto antecipado é a solução recomendada pelo Presidente.
Marcelo Rebelo de Sousa deixou estes conselhos quando se encontrou com o cabeça de lista da AD às europeias, Sebastião Bugalho, que, acompanhado da respetiva comitiva, também visitou hoje a feira e foi ao encontro do Chefe de Estado.
Ao cumprimentarem-se, Marcelo Rebelo de Sousa disse a Sebastião Bugalho já saber que “estava a entrar” na feira “pela porta principal”, mas que, ao invés dele, “modestamente” optou por “entrar pelos restaurantes”, ou seja, por outra entrada do certame.
Questionado pelos jornalistas sobre se quis despistar o cabeça de lista da AD, o Presidente da República foi curto e direto: “Não, eu quis ir diretamente à comida”.
Marcelo Rebelo de Sousa disse também ter sido informado de que, nessa altura, “outra candidata” estava na feira, aludindo, sem dizer o nome, a Marta Temido, cabeça de lista do PS, que também visitou a Ovibeja, acompanhada de outros candidatos do partido às europeias.
“Está a ver? Encontram-se aqui em pleno ambiente da Ovibeja. A ovibeja é muito importante”, realçou o Presidente da República.
Ainda durante o encontro com Sebastião Bugalho, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado pelos jornalistas sobre se considera que a AD tem um bom candidato, mas argumentou não poder “formular juízos por duas razões”.
“Em primeiro lugar, porque não posso estar a formular opiniões sobre candidatos”, sustentou Marcelo, referindo só ter “um voto” e que é aquele vai exercer de forma antecipada.
E apontou ainda uma “segunda razão” para não opinar sobre a candidatura de Sebastião Bugalho às eleições europeias: “Eu conheço-o há muito tempo e sou suspeito, porque conheço-o e gosto dele, portanto, tudo o que dissesse era suspeito. Para não ser suspeito, prefiro não ter opinião”.
Já o cabeça de lista da AD, a quem o PR endereçou votos de “boa sorte”, disse desejar ter “a energia” de Marcelo Rebelo de Sousa, porque lhe daria “muito jeito para esta campanha eleitoral”, e realçou aos jornalistas o “claro apelo ao voto” nas europeias, sobretudo “ao voto antecipado”, deixado pelo Chefe de Estado, considerando “muito importante” que os portugueses participem neste ato eleitoral.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.