O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que vai votar antecipadamente nas eleições europeias de 09 de junho e aconselhou “muitos portugueses” a fazê-lo, por o ato eleitoral acontecer num fim de semana prolongado.
“Aproveito para dizer que vou exercer o voto antecipado uma semana antes e que aconselharia muito a que muitos portugueses o fizessem porque há aquela ‘ponte’ no dia 09”, afirmou o Chefe de Estado aos jornalistas, em Beja.
À margem da visita que está a realizar esta tarde à feira agropecuária Ovibeja, que termina hoje naquela cidade alentejana, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que “é possível que muitos” portugueses “tenham a vida programada” para o fim de semana das eleições europeias e, assim, será “mais difícil” que possam votar no dia 09 de junho.
Por isso, como as eleições se realizam nesse domingo e, no dia seguinte, 10 de junho (segunda-feira), é o feriado que assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o voto antecipado é a solução recomendada pelo Presidente.
Marcelo Rebelo de Sousa deixou estes conselhos quando se encontrou com o cabeça de lista da AD às europeias, Sebastião Bugalho, que, acompanhado da respetiva comitiva, também visitou hoje a feira e foi ao encontro do Chefe de Estado.
Ao cumprimentarem-se, Marcelo Rebelo de Sousa disse a Sebastião Bugalho já saber que “estava a entrar” na feira “pela porta principal”, mas que, ao invés dele, “modestamente” optou por “entrar pelos restaurantes”, ou seja, por outra entrada do certame.
Questionado pelos jornalistas sobre se quis despistar o cabeça de lista da AD, o Presidente da República foi curto e direto: “Não, eu quis ir diretamente à comida”.
Marcelo Rebelo de Sousa disse também ter sido informado de que, nessa altura, “outra candidata” estava na feira, aludindo, sem dizer o nome, a Marta Temido, cabeça de lista do PS, que também visitou a Ovibeja, acompanhada de outros candidatos do partido às europeias.
“Está a ver? Encontram-se aqui em pleno ambiente da Ovibeja. A ovibeja é muito importante”, realçou o Presidente da República.
Ainda durante o encontro com Sebastião Bugalho, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado pelos jornalistas sobre se considera que a AD tem um bom candidato, mas argumentou não poder “formular juízos por duas razões”.
“Em primeiro lugar, porque não posso estar a formular opiniões sobre candidatos”, sustentou Marcelo, referindo só ter “um voto” e que é aquele vai exercer de forma antecipada.
E apontou ainda uma “segunda razão” para não opinar sobre a candidatura de Sebastião Bugalho às eleições europeias: “Eu conheço-o há muito tempo e sou suspeito, porque conheço-o e gosto dele, portanto, tudo o que dissesse era suspeito. Para não ser suspeito, prefiro não ter opinião”.
Já o cabeça de lista da AD, a quem o PR endereçou votos de “boa sorte”, disse desejar ter “a energia” de Marcelo Rebelo de Sousa, porque lhe daria “muito jeito para esta campanha eleitoral”, e realçou aos jornalistas o “claro apelo ao voto” nas europeias, sobretudo “ao voto antecipado”, deixado pelo Chefe de Estado, considerando “muito importante” que os portugueses participem neste ato eleitoral.
A seleção portuguesa feminina de futebol vai defrontar a República Checa no play-off final de apuramento para o Euro2025, ao derrotar o Azerbaijão 4-0, na segunda mão da primeira ronda de qualificação.
Vila Nova de Cerveira e Natal. O local e a quadra festiva completamente ligados por um evento, anualmente, dinamizado pela Câmara Municipal e que já integra o roteiro de visita obrigatória de milhares de pessoas imbuídas pelo espírito natalício.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) participou na sessão de lançamento do projeto Agrosocial, uma iniciativa financiada pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, que visa promover o desenvolvimento rural sustentável através da transformação digital das cooperativas agroalimentares e do incentivo ao empreendedorismo social.
Dezenas de especialistas nacionais e internacionais reuniram-se na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do SIEFLAS 2024, para refletir sobre os desafios e inovações na Educação Física, Lazer e Saúde. O evento, organizado pela ESE-IPVC, ficou marcado pela partilha de boas práticas e propostas de reformas estruturais.
O festival de teatro de Viana do Castelo, que vai decorrer de 8 a 17 de novembro, vai apresentar 12 espetáculos no teatro Sá de Miranda, um deles pela companhia Chapitô, integrada pela primeira vez na programação do certame.
A "Mamãs Sem Dúvidas" vai promover esta quarta-feira, 30 de outubro, entre as 21h00 e as 22h00, mais uma edição do Curso Flash, em formato online. Com o tema "Alimentação e Nutrição na Gestação", este evento online permitirá esclarecer as futuras mamãs sobre os cuidados que devem ter quanto à sua alimentação.
Os portugueses Da Weasel são a primeira banda confirmada na edição de 2025 do festival de Vilar de Mouros, marcada para os dias 21, 22 e 23 de agosto.