O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que vai votar antecipadamente nas eleições europeias de 09 de junho e aconselhou “muitos portugueses” a fazê-lo, por o ato eleitoral acontecer num fim de semana prolongado.
“Aproveito para dizer que vou exercer o voto antecipado uma semana antes e que aconselharia muito a que muitos portugueses o fizessem porque há aquela ‘ponte’ no dia 09”, afirmou o Chefe de Estado aos jornalistas, em Beja.
À margem da visita que está a realizar esta tarde à feira agropecuária Ovibeja, que termina hoje naquela cidade alentejana, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que “é possível que muitos” portugueses “tenham a vida programada” para o fim de semana das eleições europeias e, assim, será “mais difícil” que possam votar no dia 09 de junho.
Por isso, como as eleições se realizam nesse domingo e, no dia seguinte, 10 de junho (segunda-feira), é o feriado que assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o voto antecipado é a solução recomendada pelo Presidente.
Marcelo Rebelo de Sousa deixou estes conselhos quando se encontrou com o cabeça de lista da AD às europeias, Sebastião Bugalho, que, acompanhado da respetiva comitiva, também visitou hoje a feira e foi ao encontro do Chefe de Estado.
Ao cumprimentarem-se, Marcelo Rebelo de Sousa disse a Sebastião Bugalho já saber que “estava a entrar” na feira “pela porta principal”, mas que, ao invés dele, “modestamente” optou por “entrar pelos restaurantes”, ou seja, por outra entrada do certame.
Questionado pelos jornalistas sobre se quis despistar o cabeça de lista da AD, o Presidente da República foi curto e direto: “Não, eu quis ir diretamente à comida”.
Marcelo Rebelo de Sousa disse também ter sido informado de que, nessa altura, “outra candidata” estava na feira, aludindo, sem dizer o nome, a Marta Temido, cabeça de lista do PS, que também visitou a Ovibeja, acompanhada de outros candidatos do partido às europeias.
“Está a ver? Encontram-se aqui em pleno ambiente da Ovibeja. A ovibeja é muito importante”, realçou o Presidente da República.
Ainda durante o encontro com Sebastião Bugalho, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado pelos jornalistas sobre se considera que a AD tem um bom candidato, mas argumentou não poder “formular juízos por duas razões”.
“Em primeiro lugar, porque não posso estar a formular opiniões sobre candidatos”, sustentou Marcelo, referindo só ter “um voto” e que é aquele vai exercer de forma antecipada.
E apontou ainda uma “segunda razão” para não opinar sobre a candidatura de Sebastião Bugalho às eleições europeias: “Eu conheço-o há muito tempo e sou suspeito, porque conheço-o e gosto dele, portanto, tudo o que dissesse era suspeito. Para não ser suspeito, prefiro não ter opinião”.
Já o cabeça de lista da AD, a quem o PR endereçou votos de “boa sorte”, disse desejar ter “a energia” de Marcelo Rebelo de Sousa, porque lhe daria “muito jeito para esta campanha eleitoral”, e realçou aos jornalistas o “claro apelo ao voto” nas europeias, sobretudo “ao voto antecipado”, deixado pelo Chefe de Estado, considerando “muito importante” que os portugueses participem neste ato eleitoral.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.