O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que vai votar antecipadamente nas eleições europeias de 09 de junho e aconselhou “muitos portugueses” a fazê-lo, por o ato eleitoral acontecer num fim de semana prolongado.
“Aproveito para dizer que vou exercer o voto antecipado uma semana antes e que aconselharia muito a que muitos portugueses o fizessem porque há aquela ‘ponte’ no dia 09”, afirmou o Chefe de Estado aos jornalistas, em Beja.
À margem da visita que está a realizar esta tarde à feira agropecuária Ovibeja, que termina hoje naquela cidade alentejana, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que “é possível que muitos” portugueses “tenham a vida programada” para o fim de semana das eleições europeias e, assim, será “mais difícil” que possam votar no dia 09 de junho.
Por isso, como as eleições se realizam nesse domingo e, no dia seguinte, 10 de junho (segunda-feira), é o feriado que assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o voto antecipado é a solução recomendada pelo Presidente.
Marcelo Rebelo de Sousa deixou estes conselhos quando se encontrou com o cabeça de lista da AD às europeias, Sebastião Bugalho, que, acompanhado da respetiva comitiva, também visitou hoje a feira e foi ao encontro do Chefe de Estado.
Ao cumprimentarem-se, Marcelo Rebelo de Sousa disse a Sebastião Bugalho já saber que “estava a entrar” na feira “pela porta principal”, mas que, ao invés dele, “modestamente” optou por “entrar pelos restaurantes”, ou seja, por outra entrada do certame.
Questionado pelos jornalistas sobre se quis despistar o cabeça de lista da AD, o Presidente da República foi curto e direto: “Não, eu quis ir diretamente à comida”.
Marcelo Rebelo de Sousa disse também ter sido informado de que, nessa altura, “outra candidata” estava na feira, aludindo, sem dizer o nome, a Marta Temido, cabeça de lista do PS, que também visitou a Ovibeja, acompanhada de outros candidatos do partido às europeias.
“Está a ver? Encontram-se aqui em pleno ambiente da Ovibeja. A ovibeja é muito importante”, realçou o Presidente da República.
Ainda durante o encontro com Sebastião Bugalho, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado pelos jornalistas sobre se considera que a AD tem um bom candidato, mas argumentou não poder “formular juízos por duas razões”.
“Em primeiro lugar, porque não posso estar a formular opiniões sobre candidatos”, sustentou Marcelo, referindo só ter “um voto” e que é aquele vai exercer de forma antecipada.
E apontou ainda uma “segunda razão” para não opinar sobre a candidatura de Sebastião Bugalho às eleições europeias: “Eu conheço-o há muito tempo e sou suspeito, porque conheço-o e gosto dele, portanto, tudo o que dissesse era suspeito. Para não ser suspeito, prefiro não ter opinião”.
Já o cabeça de lista da AD, a quem o PR endereçou votos de “boa sorte”, disse desejar ter “a energia” de Marcelo Rebelo de Sousa, porque lhe daria “muito jeito para esta campanha eleitoral”, e realçou aos jornalistas o “claro apelo ao voto” nas europeias, sobretudo “ao voto antecipado”, deixado pelo Chefe de Estado, considerando “muito importante” que os portugueses participem neste ato eleitoral.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.