Pela segunda vez neste ano civil, as Dádivas de Sangue regressaram à Universidade do Minho, nos dias 14 e 15 de novembro, no Campus de Gualtar. Durante dois dias, 316 dadores uniram-se à causa social da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e tiraram um tempo do seu dia para ajudarem quem mais necessita.
De acordo com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), ocorreram 194 doações no Pavilhão Desportivo de Gualtar. Na segunda-feira, devido à afluência de dadores acima do esperado, o material de recolha foi esgotado pelas comunidades local e académica. Nesse dia, inscreveram-se 145 pessoas e ocorreram 91 doações. Ontem, a iniciativa solidária ultrapassou o dia anterior e contou com 171 dadores inscritos e 103 doações.
Rita Ribeiro, Diretora de Sociedade da AAUMinho, afirmou que “a adesão dos estudantes superou as expetativas”. “Principalmente no primeiro dia quando tivemos de fechar as inscrições mais cedo”, reforçou.
A dirigente apelou os académicos para a próxima sessão de Dádivas de Sangue, que vai decorrer no Campus de Azurém, no dia 29 de novembro. “Não esperamos menos dos nossos heróis de capa negra de Azurém”, declarou.
Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.
Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta quinta-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, que irá decorrer até 31 de dezembro. A medida insere-se na política municipal de apoio aos jovens estudantes do concelho e pretende reforçar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.
As buscas pelos três pescadores indonésios desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram retomadas esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), depois de terem sido suspensas ao final da tarde de domingo.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).