Pela segunda vez neste ano civil, as Dádivas de Sangue regressaram à Universidade do Minho, nos dias 14 e 15 de novembro, no Campus de Gualtar. Durante dois dias, 316 dadores uniram-se à causa social da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e tiraram um tempo do seu dia para ajudarem quem mais necessita.
De acordo com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), ocorreram 194 doações no Pavilhão Desportivo de Gualtar. Na segunda-feira, devido à afluência de dadores acima do esperado, o material de recolha foi esgotado pelas comunidades local e académica. Nesse dia, inscreveram-se 145 pessoas e ocorreram 91 doações. Ontem, a iniciativa solidária ultrapassou o dia anterior e contou com 171 dadores inscritos e 103 doações.
Rita Ribeiro, Diretora de Sociedade da AAUMinho, afirmou que “a adesão dos estudantes superou as expetativas”. “Principalmente no primeiro dia quando tivemos de fechar as inscrições mais cedo”, reforçou.
A dirigente apelou os académicos para a próxima sessão de Dádivas de Sangue, que vai decorrer no Campus de Azurém, no dia 29 de novembro. “Não esperamos menos dos nossos heróis de capa negra de Azurém”, declarou.
A guarda-redes do Santa Luzia FC, Sara Gomes, foi convocada para a Seleção Portuguesa de Futsal Feminino Sub-19, tornando-se um dos nomes em destaque do futsal nacional jovem.
A piloto vianense Mariana Afonso foi uma das atletas galardoadas na Gala dos Campeões da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) 2025, que decorreu no fim de semana no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.
As operações de busca pelos três pescadores indonésios desaparecidos desde domingo, na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca junto à ilha da Ínsua, em Caminha, foram retomadas esta manhã, pelas 08h00, mas estão a ser fortemente condicionadas pelo estado do mar.
Um homem de 78 anos morreu, na manhã desta terça-feira, na sequência de um incêndio ocorrido no quarto da habitação onde residia, na estrada da Papanata, em Viana do Castelo. O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ).
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.