A um dia do arranque do ano letivo, as escolas ainda procuram professores para mais de dois mil horários que continuam vazios, a maioria anuais, deixando cerca de 117 mil alunos sem aulas a, pelo menos, uma disciplina.
Depois de conhecidos os resultados da segunda reserva de recrutamento, em que foram colocados 2.500 professores, as escolas continuam à procura de professores para ocupar 2.228 horários submetidos desde segunda-feira.
A contabilização, feita por Arlindo Ferreira, autor do ‘blog’ sobre educação “Blog DeAr Lindo” e diretor do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, Póvoa de Varzim, inclui apenas os horários disponíveis na oferta de contratação de escola, o último recurso disponível para o recrutamento de professores.
Além destes, poderão somar-se ainda os horários a concurso em contratação de escola submetidos nas semanas anteriores e que ainda não foram preenchidos e aqueles que serão disponibilizados na próxima reserva de recrutamento, cujos resultados serão conhecidos na segunda-feira.
À semelhança dos anos anteriores, é para a disciplina de Informática que as escolas têm maiores dificuldades em contratar, mas o cenário é preocupante em quase todos os grupos de recrutamento, à exceção do pré-escolar e 1.º ciclo.
Para Informática, por exemplo, as escolas têm ainda, pelo menos, 126 horários vazios, mas há também 92 horários por preencher na disciplina de Português, 83 horários para professores de Matemática, 80 para docentes de Física e Química e 75 horários para História e de Geografia.
“Acho que (a situação) está pior neste momento”, disse o diretor escolar em comparação com o ano passado.
De acordo com a contabilização feita até às 17:30 de terça-feira, os mais de dois mil horários traduzem-se em cerca de 117 mil alunos sem aulas a, pelo menos, uma disciplina.
As aulas começam entre os dias 12 e 16 de setembro, num novo ano letivo que o ministro da Educação, Ciência e Inovação já admitiu que vai arrancar com “milhares de alunos sem aulas”.
O Governo aprovou, para este ano, um conjunto de medidas para tentar responder à falta de professores nas escolas, que passam pela possibilidade de contratar professores aposentados com uma remuneração extra ou de bolseiros de doutoramento.
Além do plano “+ Aulas + Sucesso”, o Governo vai criar um apoio a professores deslocados colocados em escolas para onde é difícil contratar docentes e vai realizar, ainda durante o 1.º período, um novo concurso de vinculação extraordinária para as escolas mais carenciadas.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Krisálida promove o projeto "Laboratório Kriativo – Projeto de Teatro e Comunidade", destinado a todos os residentes do Concelho de Caminha, a partir dos 16 anos de idade, de forma gratuita.
O Município de Ponte de Lima prepara mais uma edição do Abraço ao Rio Lima, através do Serviço da Área Protegida.
O FC Porto empatou com o Manchester United (3-3), na segunda jornada da fase de liga da Liga Europa de futebol, num jogo em que esteve a perder por 2-0, mas cedeu o empate nos descontos.
O Sporting de Braga somou a primeira derrota na fase de liga da Liga Europa de futebol, ao perder em casa do Olympiacos, por 3-0, na segunda jornada.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Alimentares e Sustentabilidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC-CISAS) estão a participar na 10.ª Conferência Europeia sobre Cidades e Vilas Sustentáveis (ESCT), que decorre em Aalborg, Dinamarca.
Com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e qualificar as Micro e PME da região Norte para as vantagens de um modelo de negócio digital, o projeto Acelerar o Norte está a percorrer as 8 sub-regiões do Norte do país com o Roadshow de Capacitação, que oferece workshops gratuitos para qualificar gestores e colaboradores das empresas aderentes ao projeto.
O projeto "Desmaterialização do Património Arquivístico do Concelho de Ponte de Lima", promovido pelo Município limiano, por intermédio do Arquivo Municipal, e com a colaboração de proprietários de arquivos privados do concelho, particularmente de arquivos de família, foi distinguido com o Prémio de Excelência Autárquica na categoria de Cultura, traduzindo-se no reconhecimento do empenho da autarquia em preservar, valorizar e facilitar o acesso livre a valiosos recursos de informação aos investigadores, em particular, e ao público em geral.