Logo
Regional

Luís Nobre visitou a escola sede do Agrupamento de Escolas da Abelheira

29 Março, 2023 | 10:11
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado por técnicos municipais, realizou na passada quinta feira uma visita à escola sede do Agrupamento de Escolas da Abelheira. A visita serviu para avaliar o estado do edifício e respetivas necessidades de requalificação bem como o planeamento de obras a efetuar.

A visita pedida pela direção da APEEAEA (Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Abelheira), vem como sequência de iniciativas anteriores, com um pedido “urgente” na realização de obras estruturais.

Segundo a direção da APEEAEA, existem “dificuldades na gestão quotidiana, causadas pela degradação e subdimensionamento do edifício”, onde o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo teve a oportunidade de ver o funcionamento da escola e todas as “dificuldades” apontadas pela Associação de Pais e Encarregados de Educação.

Segundo a direção da APEEAEA, Luís Nobre, “reconheceu que esta intervenção é prioritária, estando empenhado no desenrolar do processo técnico e administrativo necessário ao início da empreitada o mais breve possível, bem como à obtenção de comparticipações para o seu financiamento, salientando que o município tem feito da educação e da conservação do seu edificado um dos vetores fundamentais do seu investimento estratégico e de desenvolvimento”.

Foi ainda analisada, a interligação funcional entre a Escola Básica e o edifício contíguo da EB1, para permitir a otimização de recursos.

Recorde-se que a Escola Básica da Abelheira, tem uma unidade de multideficiência, sendo também uma escola de referência para alunos cegos e de baixa visão, servindo parte significativa da região litoral norte, apesar de não ter sido planeada de início para essa valência.

As obras estruturais permitirão tornar Viana do Castelo, e esta escola em particular, como um modelo nesse de ensino especializado.

A reunião foi aproveitada para articular questões funcionais do agrupamento e os serviços municipais, bem como analisar as mudanças sociológicas da comunidade escolar, que se têm verificado nos últimos anos, com a chegada cada vez mais numerosa, de crianças de origem estrangeira.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.