O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado por técnicos municipais, realizou na passada quinta feira uma visita à escola sede do Agrupamento de Escolas da Abelheira. A visita serviu para avaliar o estado do edifício e respetivas necessidades de requalificação bem como o planeamento de obras a efetuar.
A visita pedida pela direção da APEEAEA (Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Abelheira), vem como sequência de iniciativas anteriores, com um pedido “urgente” na realização de obras estruturais.
Segundo a direção da APEEAEA, existem “dificuldades na gestão quotidiana, causadas pela degradação e subdimensionamento do edifício”, onde o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo teve a oportunidade de ver o funcionamento da escola e todas as “dificuldades” apontadas pela Associação de Pais e Encarregados de Educação.
Segundo a direção da APEEAEA, Luís Nobre, “reconheceu que esta intervenção é prioritária, estando empenhado no desenrolar do processo técnico e administrativo necessário ao início da empreitada o mais breve possível, bem como à obtenção de comparticipações para o seu financiamento, salientando que o município tem feito da educação e da conservação do seu edificado um dos vetores fundamentais do seu investimento estratégico e de desenvolvimento”.
Foi ainda analisada, a interligação funcional entre a Escola Básica e o edifício contíguo da EB1, para permitir a otimização de recursos.
Recorde-se que a Escola Básica da Abelheira, tem uma unidade de multideficiência, sendo também uma escola de referência para alunos cegos e de baixa visão, servindo parte significativa da região litoral norte, apesar de não ter sido planeada de início para essa valência.
As obras estruturais permitirão tornar Viana do Castelo, e esta escola em particular, como um modelo nesse de ensino especializado.
A reunião foi aproveitada para articular questões funcionais do agrupamento e os serviços municipais, bem como analisar as mudanças sociológicas da comunidade escolar, que se têm verificado nos últimos anos, com a chegada cada vez mais numerosa, de crianças de origem estrangeira.
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.
Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.
Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.
O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.
O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.
O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.