O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assumiu hoje a vontade de “criar um ambiente acolhedor” para “todas as atividades em torno da tecnologia, para as empresas tecnológicas e para os serviços partilhados”.
Na sessão de abertura do Roteiro INCoDe.2030 – “Tecnologias Disruptivas”, que decorreu no Centro Cultural de Viana, o autarca referiu querer fazer parte “deste ecossistema nacional disruptivo e fazê-lo acontecer a nível local”.
Luís Nobre afirmou que “queremos ser um agente ativo e efetivo desta mudança tão importante”, afirmando que, para isso, “estabelecemos, no nosso exercício autárquico, um pelouro da Inovação Digital, o que demonstra esta nossa vontade e o nosso compromisso com o digital e com as tecnologias”.

Já a Coordenadora Geral do INCoDe.2030, Luísa Ribeiro Lopes, sublinhou que “o exercício pleno da cidadania só se faz se as pessoas tiverem competências digitais já que, hoje em dia, quem não está no digital, está excluído”. “Esta acaba por ser também uma exclusão social, pelo que o nosso objetivo é formar todos para o digital”, realçou.

No âmbito do desenvolvimento de competências digitais, de capacitação e qualificação, numa perspetiva transversal a todos os programas de integração de género, o programa Roteiro INCoDe.2030, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, promoveu hoje um roteiro dedicado às “Tecnologias Disruptivas” na capital do Alto Minho.

A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.