O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assumiu hoje a vontade de “criar um ambiente acolhedor” para “todas as atividades em torno da tecnologia, para as empresas tecnológicas e para os serviços partilhados”.
Na sessão de abertura do Roteiro INCoDe.2030 – “Tecnologias Disruptivas”, que decorreu no Centro Cultural de Viana, o autarca referiu querer fazer parte “deste ecossistema nacional disruptivo e fazê-lo acontecer a nível local”.
Luís Nobre afirmou que “queremos ser um agente ativo e efetivo desta mudança tão importante”, afirmando que, para isso, “estabelecemos, no nosso exercício autárquico, um pelouro da Inovação Digital, o que demonstra esta nossa vontade e o nosso compromisso com o digital e com as tecnologias”.

Já a Coordenadora Geral do INCoDe.2030, Luísa Ribeiro Lopes, sublinhou que “o exercício pleno da cidadania só se faz se as pessoas tiverem competências digitais já que, hoje em dia, quem não está no digital, está excluído”. “Esta acaba por ser também uma exclusão social, pelo que o nosso objetivo é formar todos para o digital”, realçou.

No âmbito do desenvolvimento de competências digitais, de capacitação e qualificação, numa perspetiva transversal a todos os programas de integração de género, o programa Roteiro INCoDe.2030, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, promoveu hoje um roteiro dedicado às “Tecnologias Disruptivas” na capital do Alto Minho.

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.