Logo
Regional

Livro sobre o regresso do Gil Eannes a Viana do Castelo apresentado terça-feira

27 Janeiro, 2023 | 10:47
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O navio Gil Eannes que foi construído nos Estaleiros de Viana do Castelo em 1955, tendo como missão apoiar a frota bacalhoeira portuguesa nos mares da Terra Nova e Gronelândia, ficou durantes anos abandonado no cais do porto de Lisboa, até ser vendido a um sucateiro para abate em 1997.

Após ser resgatado da sucata pela autarquia liderada por Defensor Moura, chegou a Viana do Castelo a 31 de janeiro em 1998, para receber obras de reabilitação, tendo aberto ao público como navio museu nesse ano.

Hoje, o emblemático navio hospital é um dos museus mais visitados do país, tendo já ultrapassado largamente o milhão de visitantes que, unanimemente, ficam surpreendidos com a complexidade da construção efectuada há mais de meio século nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e elogiam a qualidade da sua reabilitação, entretanto promovida pela Fundação Gil Eannes.

Defensor Moura recorda o regresso do Navio Hospital a Viana do Castelo, num livro que escreveu e que vai apresentar na Biblioteca Municipal no próximo dia 31 de janeiro às 18h00, com o título “Gil Eannes – Regresso a casa”, com prefácio do eng. Francisco Laranjeira e apresentação do Almirante Martins Guerreiro.

O Gil Eannes ainda realizou algumas viagens de transporte geral e acabou acostado nos cais de Lisboa, onde esteve mais de uma década praticamente abandonado até ser comprado por um sucateiro de Alhos Vedros no início de 1997 para ser desmantelado.

“Tive um sobressalto quando vi na televisão o velho e enferrujado Gil Eannes cruzar as águas do Tejo, rumo ao estaleiro onde seria transformado em sucata. Nem conseguia acreditar que o Anjo Branco da frota bacalhoeira tivesse tão inglório fim, depois de tantos anos de relevantes serviços prestados à comunidade piscatória e ao país”, recorda o ex-autarca.

“Nunca mais me esqueço das lágrimas de alegria dos numerosos vianenses que assistiram, a norte do cais fronteiro ao Castelo de Santiago da Barra e a sul do molhe do Cabedelo, à entrada da barra do Gil Eannes na tarde do dia 31 de Janeiro de 1998, no seu regresso definitivo à casa donde tinha partido pela primeira vez há quase quarenta e três anos”, recordou Moura.

A campanha de angariação de fundos para salvar o Gil Eannes da sucata foi um bom exemplo do que os vianenses conseguem concretizar quando se empenham seriamente e juntam esforços para atingir os mais difíceis objectivos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.

Regional 13 Junho, 2024

“Rainha das Vindimas” de Ponte da Barca é eleita este domingo

É já no domingo, 16 de junho, às 21h30, no exterior da Casa da Cultura de Ponte da Barca, que se realiza mais uma edição da gala de eleição da "Rainha das Vindimas". Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) este evento visa selecionar a representante do concelho, para a final do prestigiado concurso "Rainha das Vindimas de Portugal".

Regional 13 Junho, 2024

“Construir Portugal” vai permitir ao Município de Valença o investimento de 4 milhões de euros na Habitação

A Câmara Municipal de Valença assinou o protocolo "Construir Portugal, esta quarta-feira na sede da CCDR NORTE, no Porto."A Nova Estratégia para a Habitação", no valor de 3,8 milhões de euros visa o investimento nas habitações sociais.

Desporto 13 Junho, 2024

Juventude Viana anuncia primeiro reforço para a próxima época

Depois de ter anunciado a renovação do treinador André Torres, a Juventude Viana acaba de apresentar o primeiro reforço para a próxima época. Trata-se do chileno Joaquin Alonso Fernandez.