Logo
Regional

Livro de jovem ucraniana vai ser apresentado em Ponte da Barca

8 Fevereiro, 2023 | 13:55
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

“The Story” é o título do livro, da autoria da jovem ucraniana Anna Zhukova, cuja apresentação acontece na próxima sexta-feira, às 21h00, no auditório municipal de Ponte da Barca, na Casa de Santo António do Buraquinho. A sessão contará com a presença da cônsul da Ucrânia no Porto, Alina Ponomarenko, e ainda do presidente da Câmara Municipal e de vereadores, estando a apresentação a cargo de Ruslana Bundzyak, da comunidade ucraniana de Braga. A obra editada pelo município inclui mensagens da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola e do jornalista, Nuno Rogeiro.

A obra é um testemunho na primeira pessoa, escrito por uma jovem que em meados de março do ano passado se fixou em Ponte da Barca, fugindo da guerra que se abatera sobre o seu país, no dia 24 de fevereiro anterior. Trata-se de um relato inquietante e perturbador de três semanas de terror e de esperança, um grito cívico contra a indiferença, um registo de memórias profundamente verídico e cruel de uma longa e penosa viagem, desde Kyiv até Ponte da Barca, passando pela Roménia e pela Turquia, juntamente com a tia, a mãe e duas irmãs, uma das quais ainda criança.

Roberta Metsola salientou a forma “tão viva e crua, tão emocionada” como a autora relata a sua experiência, desde o início da guerra até à sua chegada a Portugal, e realçou a “enorme injustiça” do que se está a passar, “o desrespeito flagrante pelos direitos humanos, a brutalidade do agressor russo e os inúmeros crimes de guerra que, quase um ano depois, continuam a cometer-se em território soberano da Ucrânia”. “É muito difícil esconder a emoção ao ler excertos do livro de Anna”, referiu a presidente do Parlamento Europeu. “O que terá sentido ao abandonar toda a sua vida, o difícil que terá sido encontrar forças e ânimo numa viagem de milhares de quilómetros até Portugal. As condições em que tudo isso ocorreu, pensamos nós, em pleno século XXI”, sublinhou, ao mesmo tempo que elogiou a “enorme bravura” ao ter a “coragem de colocar por escrito a sua experiência”.

A presidente do Parlamento Europeu terminou ainda com uma referência ao município de Ponte da Barca e à família e amigos que acolheram Anna e a sua família. “Senti orgulho ao ler o modo como a Anna descreveu a sua chegada. Orgulho na solidariedade, hospitalidade e amizade com que Ponte da Barca acolheu esta família. Ao ler este testemunho (…), percebo o verdadeiro significado da palavra solidariedade, compreendo a dificuldade em traduzir a palavra saudade e termino com um reconhecido obrigada”, exprimiu.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.