Logo
Regional

“Livrearia” em Ponte de Lima convida à “interação com os vizinhos”

24 Novembro, 2023 | 10:22
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Manuel Pimenta decidiu chamar livrearia ao espaço que criou no centro histórico de Ponte de Lima, onde os livros são “joias” acessíveis a todos num “tributo à palavra, aos livros e aos seus autores”.

Na loja antiga do avô, no largo da Matriz, onde Manuel Pimenta instalou a livrearia não há funcionários, nem caixa registadora. Há estantes com livros e um convite a “voar” para “dentro deles”.

No letreiro, em português e inglês, colocado à porta, o aviso explica o conceito do espaço: “Comece por desapertar o cinto que o prende à terra e sinta-se convidado a voar para dentro dos livros. Caso se apaixone por algum, mantenha a calma e agarre-se bem a ele. Depois dirija-se a um dos comércios vizinhos para tratar das formalidades. Poderá fazê-lo na padaria ao lado, no pronto-a-vestir, duas casas à esquerda ou, na farmácia, também situada neste apolíneo largo”.

“A interação com os vizinhos [onde é feito pagamento dos livros] flui naturalmente. É como quando emprestamos uma coisa ou avisamos que o rio [Lima] está cheio. Desde o tempo do meu avô que é um largo muito solidário. É a nossa natureza minhota, nortenha, portuguesa, com certeza”, explicou Manuel Pimenta.

Além dos “vizinhos” que ajudam a tomar conta do espaço, uma imagem de Santo António com o menino (Jesus) ao colo e uma estátua de Dom Quixote formam a “equipa” de colaboradores “inventada” por Manuel Pimenta para “encantar” um espaço de fruição do livro e da leitura.

“O Dom Quixote é um bom guarda. Roga pragas a quem quiser tirar livros sem pagar”, brinca Manuel Pimenta.

De portas abertas há um mês, a livrearia, sem outros guardas ou vigilantes, ainda não foi vítima dos “amigos do alheio”.

“Este negócio que criei dificilmente conseguiria ser possível numa cidade grande. Isto é um negócio de uma vila onde as pessoas interagem de forma muito próxima, que recebe muita gente de fora que tem acarinhado muito a ideia, porque acham que é uma boa forma de valorizar o livro”, observou.

As “obras de arte” da livrearia podem ser vendidas, como explica o letreiro da entrada, por “dez euros para quem for excêntrico ou tiver perdido o juízo, cinco euros para o cidadão comum e gratuito para quem tiver o triste prazer de roubar sem necessidade”.

O “apuro” do comércio partilhado nas páginas das redes sociais que Manuel Pimenta utiliza para divulgar o espaço “será unicamente usado para as ‘maleitas’, despesas e para a criação de eventos dedicados à palavra escrita”.

O primeiro evento artístico está marcado para dia 23 de dezembro, às 17:00, com Ana Deus, vocalista da banda portuense Três Tristes Tigres. A sessão será acompanhada por violino e harpa.

A livrearia era um “sonho antigo” do farmacêutico de 49 anos, que “sempre gostou de ler”. Orgulhoso do legado que herdou – a farmácia da família que gere no largo da Matriz, em frente à livrearia -, Manuel Pimenta “sentia necessidade” de “criar de raiz” um projeto à literatura e organização de eventos artísticos.

Assim nasceu, na loja do avô, que se encontrava “em pantanas” a “extravagância” de Manuel Pimenta que pretende “acrescentar algo à vida das pessoas”.

As “peças” que preenchem as estantes são escolhidas por “pura intuição”. Além do conteúdo, Manuel Pimenta interessa-se pelo “aspeto visual” do livro para “colorir a livrearia”.

“Não quero ter livros de forma massificada. Os livros a monte parecem coisas sem valor. Os livros que aqui estão são obras de arte, são fenomenais e têm de ter o seu destaque”, afirmou.

Projetada pelos amigos arquitetos Paulo Afonso e Joana Nunes e pela ‘designer’ Madalena Martins, a livrearia tem um aspeto singelo. Ocupa o rés-do-chão de um edifício antigo. As janelas do apartamento do primeiro andar têm vista para o interior da livrearia e é nessa espécie de claraboia que está pendurado o livro de reclamações.

O branco que cobre o cimento das paredes e os candeeiros suspensos no teto realçam as estantes e “enchem de luz” os livros que aguardam por quem os queira ler.

Fotografias: Joana Nunes

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.