Logo
Regional

“Lanço da Cruz” voltou a unir as duas margens do Rio Minho

2 Abril, 2024 | 11:20
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Milhares de minhotos e galegos encheram, esta segunda-feira, 1 e abril, as duas margens do Rio Minho para cumprir com o tradicional e emblemático "Lanço da Cruz", entre Cristelo Covo, em Valença e Sobrada, em Tomiño (Galiza).

Esta foi uma edição especial que contou com a presença de uma equipa da Direção Geral do Património Cultural que está a avaliar a candidatura desta tradição ao inventário nacional do Património Cultural Imaterial . A candidatura foi formulada pelo Município de Valença, em parceria com a Fábrica da Igreja de Cristelo Covo e a Comissão de Festas de Srª. da Cabeça.

Pelas 16h00, o pároco com a Cruz Pascal, entrou num barco de pesca e dirigiu-se até ao meio do rio. A meio do rio encontraram-se as duas cruzes, beijadas pelos párocos e comitivas. A portuguesa seguiu para Sobrada e a galega para Cristelo Covo, sendo dada a beijar nas duas margens, entre o soar dos bombos, das pandeiretas, das castanholas, concertinas e gaitas de foles.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas a pescar, barco e texto

A comitiva portuguesa, além de muitos pescadores e populares, contou, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, do presidente da Assembleia Municipal de Valença, José António Cerqueira, do vereador Arlindo de Sousa, do presidente da União de Freguesias de Valença, Cristelo Covo e Arão, Diogo Mota, das técnicas do Município, da equipa da Direção Geral do Património, entre outros.

Pode ser uma imagem de 13 pessoas, árvore e texto que diz "Valença VIVER VIVER SEM FRONTEIRAS"
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 3 Maio, 2024

Pescadores voltam a capturar sardinhas a partir desta quinta-feira

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

Regional 3 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira avança com protocolo para criação de “Centro de Inovação de Cerveira”

O Município de Vila Nova de Cerveira formalizou, esta segunda-feira, um protocolo de colaboração com o pólo de inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), da Universidade do Minho, para a criação do Centro de Inovação de Cerveira. O edifício vai ficar instalado próximo ao Centro de Saúde (antiga Galaecia). 

Nacional 3 Maio, 2024

APDL lança concurso de 4,5 ME para modernizar ponte móvel de Leixões em 14 meses

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) lançou hoje um concurso público de 4,5 milhões de euros para reabilitar a ponte móvel de Leixões durante 14 meses.

Regional 3 Maio, 2024

“Valença, Memórias do 25 de Abril” reúne em documentário a história de vários homens e mulheres

Uma mão cheia de homens e mulheres valencianas, todos utentes das IPSS's do concelho, contaram, na primeira pessoa, o que viram, viveram e sentiram no Abril de 1974. Os testemunhos, gravados em vídeo, deram agora corpo a um documentário "Valença, Memórias do 25 de Abril". 

Nacional 3 Maio, 2024

Concentração de pólen na atmosfera pode subir a partir de segunda-feira no continente

A concentração de pólen na atmosfera pode subir em Portugal continental a partir de segunda-feira, atingindo valores de risco moderado a elevado, se se confirmar a previsão do fim da chuva e da subida de temperatura.

Regional 3 Maio, 2024

“Debulho de Sável à Cerveirense” chega este fim de semana a Vila Nova de Cerveira

Este fim de semana, de 3 a 5 de maio, dez restaurantes do concelho de Vila Nova de Cerveira vão disponibilizar nos seus cardápios o singular "Debulho de Sável à Cerveirense".

Nacional 3 Maio, 2024

Portugal é o quinto país da UE com trabalhadores que mais prolongam horários

Portugal é o quinto Estado-membro da União Europeia (UE) com maior percentagem de trabalhadores em horário prolongado (9,0%), sendo a média na Europa de 7,1%, em 2023, segundo dados do Eurostat.