Logo
Desporto

Jovem tetraplégico volta a sentir a emoção de escalar, através da tecnologia 5G, na Serra da Peneda

16 Outubro, 2023 | 17:28
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Através de uma câmara 360° e de óculos de realidade virtual, João Sousa, tetraplégico há sete anos, conseguiu voltar a sentir as emoções de escalar até ao topo de uma montanha, através de um percurso feito por amigos no Penedo da Meadinha, na Serra da Peneda, em Arcos de Valdevez e transmitido em tempo real. A experiência foi possibilitada pelo 5G da NOS em parceria com a Associação Salvador.

João Sousa viveu uma experiência única que lhe permitiu voltar a sentir as emoções de uma atividade que o apaixona: escalar. A tecnologia 5G da NOS encurtou os mais de 200 quilómetros que separavam João do local da escalada.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas a praticar escalada e montanha

Com o objetivo de recriar bons momentos e devolver ao João as emoções de voltar a escalar, a NOS juntou três escaladores experientes e parceiros do João – Marco Cunha, João Évora e Sérgio Sá – que equipou com smartphones 5G e uma câmara 360º para percorrerem a via número 24 do Penedo da Meadinha (Serra da Peneda), na freguesia da Gavieira, em Arcos de Valdevez.

A 270 quilómetros de distância desse local, no Pavilhão Desportivo onde habitualmente treinava, em Paião, município da Figueira da Foz, João Sousa utilizou óculos de Realidade Virtual para acompanhar a subida dos amigos, através de uma experiência completa (som e imagem) e muito próxima da realidade.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e escalada

A velocidade ultrarrápida e a baixa latência do 5G da NOS permitiram ao antigo praticante de escalada fazer parte do momento, interagindo em tempo real com os amigos e contemplando, numa visão 360º, a paisagem arrebatadora que se vê do topo do Penedo da Meadinha, a 1000 metros de altitude.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.

Cultura 23 Maio, 2024

Roberto Carlos vai dar concerto em Braga

O cantor brasileiro Roberto Carlos, com mais de 60 anos de carreira, vai dar três concertos em Portugal entre setembro e outubro.