Logo
Regional

José Manuel Carpinteira: “Após longos meses de trabalho, é possível lançarmos esta obra a concurso”

19 Outubro, 2023 | 9:30
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A obra de reconstrução do pano de muralha do Baluarte de São José, da Fortaleza de Valença, encontra-se a concurso com aceitação de propostas até ao dia 26 de outubro. Segundo o Município, a obra tem um preço base de 1 milhão e 600 mil euros e um prazo de execução de 270 dias.

“Após longos meses de trabalho, é possível lançarmos, finalmente, esta obra a concurso. Esperamos, depois, começar os trabalhos com a maior brevidade possível de forma a termos de volta o nosso ex-líbris com todo o seu esplendor”, referiu José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença.

Com a empreitada, o Município pretende recuperar o pano de muralha, da Fortaleza de Valença, que colapsou com a intempérie de 1 de janeiro do corrente ano. “Ao longo dos últimos meses, as equipas técnicas especializadas estudaram, avaliaram e projetaram a melhor solução para recuperar a muralha e permitir que o processo avançasse”, explicou a autarquia, num comunicado.

A obra tem a aprovação da Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN) e o parecer favorável da Direção Geral do Património Cultural (DGPC). “A intervenção proposta respeita o método construtivo e as características de construção originais, de finais do século XVII e inícios do século XVIII, de modo a assegurar que este pano de muralha mantenha a sua autenticidade”, lê-se.

A Fortaleza de Valença é monumento nacional desde 14 de março de 1928 e integra a lista indicativa de Portugal a Património Mundial da UNESCO, com a candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.