Logo
Regional

Jornal “A Aurora do Lima” completou 168 anos

16 Dezembro, 2023 | 11:50
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo de Portugal Continental, completou 168 anos de atividade ininterrupta. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855.

Com redação em Viana do Castelo, o jornal conta com administração de Rui Barbosa, e é atualmente dirigido por Gonçalo Fagundes Meira.

É o mais antigo de Portugal Continental e segundo de Portugal, tendo sido fundado a 15 de dezembro de 1855. A sua abertura foi financiada pela família Barbosa e Silva, a quem ainda pertence.

Em 1957, Camilo Castelo Branco é convidado para ser seu redactor principal.

No início, o jornal era trissemanário, mas em 1915 já só saía duas vezes por semana. Em 2010, passou para semanário.

Ao longo dos anos, conheceu 16 diretores, entre os quais Camilo Castelo Branco, que exerceu o cargo por apenas 55 dias.

A 17 de Janeiro de 2006 o Jornal “A Aurora do Lima” foi feito Membro-Honorário da Ordem do Mérito, pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

“O jornal atravessou épocas marcantes da nossa História como a Monarquia Constitucional e a Primeira República, o Estado Novo e o seu derrube em 25 de Abril de 1974. Pelo meio, um longo período de Censura Prévia que tolhia a liberdade de imprensa. Não obstante, procurou sempre prosseguir uma linha de total independência a nível económico, político e religioso, apesar dos períodos políticos atribulados resultantes das mudanças políticas que teve de vencer”.

Estatuto Editorial:

A AURORA DO LIMA, fundada em 15 de Dezembro de 1855, continuará, como tem sido seu objectivo principal, a pugnar, acima de tudo, pela defesa intransigente dos interesses e das reivindicações legítimas das populações, e do progresso económico, cultural e social da Região onde se publica.

Continuará a procurar ser um Jornal Independente, sob o ponto de vista económico e político. Pelo que não deixará de acolher como sempre tem feito, as várias opiniões de seus colaboradores, desde que expostas dentro da ética e da verdade, da justiça e do respeito que merecem as instituições, as pessoas e suas convicções religiosas e políticas.

Terá sempre como objectivos noticiar, informar e cultivar, servindo o melhor possível os seus leitores, a Cidade onde nasceu, bem como o Alto Minho e o País em geral.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 3 Março, 2024

Santa Luzia perde na casa do Nun`Alvares na Liga Feminina de Futsal

Foi um sábado cheio de futsal feminino, que terminou com um jogo eletrizante entre o Nun'Álvares e o Santa Luzia, no qual a formação de Fafe venceu por 4-1.

Nacional 3 Março, 2024

Proteção Civil registou, este sábado, 183 ocorrências devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou, este sábado, 183 ocorrências, sobretudo quedas de árvores e de estruturas, sem registo de feridos, por causa do mau tempo no país, disse à Lusa fonte da ANEPC.

Desporto 3 Março, 2024

Juventude Viana derrotou Académica de Espinho e segura segundo lugar do campeonato

A Juventude Viana recebeu, este sábado, no Pavilhão José Natário, a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa minhota venceu a partida por números esclarecedores (4-0). .

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.