Logo
Regional

Já estão abertas as Inscrições para a Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia

15 Maio, 2024 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Feira de Artesanato, que marca o início do período festivo da Romaria em Viana do Castelo, volta a realizar-se no Jardim Público da cidade e as inscrições para os artesãos do concelho arrancam hoje, através do site oficial www.festasdagonia.com.

Entre os dias 9 e 22 de agosto, a Feira de Artesanato tem como principal objetivo promover e divulgar o rico artesanato local. As inscrições, exclusivamente para os artesãos do concelho, em formato online estão oficialmente abertas e decorrerão até ao dia 7 de junho.

“Esta é uma oportunidade para os artesãos locais mostrarem os seus trabalhos e artes que enriquecem a Romaria da Senhora d’Agonia. Cada vez mais o artesanato ligado à Romaria é apreciado ultrapassando somente o período das festas, o que deve traduzir-se num orgulho coletivo”, destacou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora da Romaria d’Agonia.

Será ainda disponibilizado um diretório online, que vai integrar a página oficial festasdagonia.com, permitindo aos artesãos divulgar os seus produtos, arte e contactos.

“Através deste diretório, os utilizadores poderão ver o portefólio de cada artesão presente na feira, com fotografias dos seus trabalhos e desta forma os utilizadores poderão adquirir peças de arte diretamente aos autores. Sabemos que a Romaria d’Agonia já ultrapassou as fronteiras nacionais e que nem todos conseguirão estar presentes, por isso, chegamos nós até eles”, acrescentou ainda.

A feira, com organização a cargo da VianaFestas mantém a disposição do ano anterior, com acesso gratuito e com duas zonas diferenciadas entre a gastronomia e o artesanato.

De acordo com as normas de participação todos os artigos expostos terão de apresentar “no mínimo 50% de trabalho artesanal/manual” no seu produto final.

Durante a feira, para garantir a autenticidade dos produtos, em termos de bordados, só será permitida a exposição e comercialização de peças feitas manualmente, enquanto na filigrana apenas a utilização de peças certificadas como tal, em metal precioso ou não precioso, e todas as imitações de filigrana serão excluídas.

Em 2024, a feira vai decorrer de 09 a 13 de agosto das 16:00 às 23:00, passando de 14 a 20 de agosto a ter lugar das 10:00 às 24:00, nos dias 20 e 21 de agosto encerrará uma hora mais cedo.

A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje como um evento âncora da cidade, com meio milhar de artesãos que mostram o melhor que se faz e produz em Viana do Castelo.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira: Catarina Furtado apresenta espetáculo triplo no Palco das Artes

Como já tem sido habitual, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), tem vindo a desenvolver atividades lúdicas de vertente pedagógica, culminando num dia de convívio marcado com algumas surpresas.  Este ano, não é exceção, e o município diz ter colocado "a cereja no topo do bolo" com "Doce Gotinha - Uma Grande Viagem" que traz, no dia 28 de maio, a reconhecida apresentadora Catarina Furtado ao Palco das Artes.

Nacional 21 Maio, 2024

Negociações entre o Governo e os professores terminam hoje

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) recebe hoje as organizações sindicais para a última reunião negocial com vista à definição dos termos para a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nacional 21 Maio, 2024

Operação Nacional “Tiro Seguro” apreende mais de 6 mil munições

Decorrente das ações de fiscalização realizadas, foram apreendidas 6182 munições da classe D, por suspeitas de tráfico de munições em campo de tiro, tendo sido constituído arguido o proprietário.

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.