Logo
Regional

IPVC institui Prémio de Boas Práticas Pedagógicas

28 Dezembro, 2022 | 17:44
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

O Prémio de Boas Práticas Pedagógicas, criado em 2021, constitui uma das peças do plano estratégico do Politécnico de Viana do Castelo no que concerne à dinamização da área pedagógica e visa valorizar e reconhecer o mérito pedagógico do corpo docente do IPVC. As docentes Raquel Gonçalves e Filipa Luz, do Grupo Disciplinar de Ciências Psicológicas e Sociais, foram as vencedoras desta primeira edição.  

Como forma de valorizar e reconhecer o mérito pedagógico do seu corpo docente, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo instituiu, em 2021, o Prémio de Boas Práticas Pedagógicas.

Terminado o processo de apreciação das candidaturas à primeira edição deste prémio, referente ao ano letivo de 2021/22, o júri deliberou atribuiu o galardão às docentes Raquel Gonçalves e Filipa Luz, do Grupo Disciplinar de Ciências Psicológicas e Sociais. As duas professoras foram distinguidas pelo trabalho desenvolvido na Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional III, do 2.º ano da licenciatura em Educação Social Gerontológica, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). 

O trabalho desenvolvido, explicou Teresa Gonçalves, pró-presidente do Politécnico de Viana do Castelo para a Inovação Pedagógica, pretendeu contribuir para a aquisição de conhecimento e competências técnicas no domínio do envelhecimento e, simultaneamente, para o desenvolvimento de soft skills, como a resolução de problemas e trabalho de equipa. “O júri valorizou esta prática pedagógica pela sua fundamentação metodológica, pela investigação sobre a própria prática e, em particular, pela adoção de uma metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto (PjBL), que promoveu a centralidade do envolvimento ativo dos estudantes na construção de conhecimento socialmente relevante”, refere Teresa Gonçalves.  

O júri decidiu, ainda, atribuir menção honrosa à docente Carla Faria, do Grupo Disciplinar de Ciências Psicológicas e Sociais, pela prática pedagógica desenvolvida na Unidade Curricular de Problemáticas Neurocognitivas do Comportamento, da licenciatura em Educação Social Gerontológica, com o título de “The Dementia is a Tramp?: Aprender sobre demência com Tony Bennett & Lady Gaga”. O júri salientou o estímulo à participação dos estudantes e ao seu envolvimento em aprendizagens significativas, aplicadas a problemas complexos e reais, que conduziram à (co)construção de ideias inovadoras, integrando pensamento crítico e criatividade. 

A docente Clara Amorim, do Grupo Disciplinar de Educação e Formação de Professores, também foi agraciada com uma menção honrosa, pela prática pedagógica desenvolvida na Unidade Curricular de Comunicação Oral e Escrita, da licenciatura em Educação Básica, da ESE-IPVC. O júri salientou, em particular, a dimensão dialógica desta prática, alicerçada na utilização de fóruns e de avaliação de pares utilizando rubricas de avaliação, bem como na integração de recursos tecnológicos de suporte à aprendizagem cooperativa, e os seus efeitos na autonomia e autorregulação das aprendizagens dos estudantes.

Além de reconhecer o empenho e mérito pedagógico dos seus docentes, o Prémio de Boas Práticas Pedagógicas constitui uma das peças do plano estratégico do Politécnico de Viana do Castelo no que concerne à dinamização da área pedagógica.

O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, felicitou as vencedoras e todos os restantes candidatos: “Felicitamos as docentes distinguidas e endereçamos igualmente os nossos agradecimentos a todos os docentes que apresentaram candidaturas e que, desta forma, contribuíram para a dinamização da área pedagógica do IPVC”. 

O júri desta primeira edição dos Prémios de Boas Práticas Pedagógicas foi constituído maioritariamente por elementos externos aos IPVC, de forma a garantir o máximo de isenção possível. Foi constituído por José Cravino (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD), Preciosa Fernandes (Universidade do Porto – UP), Sônia Fernandes (Instituto Federal Catarinense – IFC, Brasil), Vera Lebre (Instituto Politécnico de Bragança – IPB) e presidido por Teresa Gonçalves (Instituto Politécnico de Viana do Castelo – IPVC).

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.