O Prémio de Boas Práticas Pedagógicas, criado em 2021, constitui uma das peças do plano estratégico do Politécnico de Viana do Castelo no que concerne à dinamização da área pedagógica e visa valorizar e reconhecer o mérito pedagógico do corpo docente do IPVC. As docentes Raquel Gonçalves e Filipa Luz, do Grupo Disciplinar de Ciências Psicológicas e Sociais, foram as vencedoras desta primeira edição.
Como forma de valorizar e reconhecer o mérito pedagógico do seu corpo docente, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo instituiu, em 2021, o Prémio de Boas Práticas Pedagógicas.
Terminado o processo de apreciação das candidaturas à primeira edição deste prémio, referente ao ano letivo de 2021/22, o júri deliberou atribuiu o galardão às docentes Raquel Gonçalves e Filipa Luz, do Grupo Disciplinar de Ciências Psicológicas e Sociais. As duas professoras foram distinguidas pelo trabalho desenvolvido na Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional III, do 2.º ano da licenciatura em Educação Social Gerontológica, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC).
O trabalho desenvolvido, explicou Teresa Gonçalves, pró-presidente do Politécnico de Viana do Castelo para a Inovação Pedagógica, pretendeu contribuir para a aquisição de conhecimento e competências técnicas no domínio do envelhecimento e, simultaneamente, para o desenvolvimento de soft skills, como a resolução de problemas e trabalho de equipa. “O júri valorizou esta prática pedagógica pela sua fundamentação metodológica, pela investigação sobre a própria prática e, em particular, pela adoção de uma metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto (PjBL), que promoveu a centralidade do envolvimento ativo dos estudantes na construção de conhecimento socialmente relevante”, refere Teresa Gonçalves.
O júri decidiu, ainda, atribuir menção honrosa à docente Carla Faria, do Grupo Disciplinar de Ciências Psicológicas e Sociais, pela prática pedagógica desenvolvida na Unidade Curricular de Problemáticas Neurocognitivas do Comportamento, da licenciatura em Educação Social Gerontológica, com o título de “The Dementia is a Tramp?: Aprender sobre demência com Tony Bennett & Lady Gaga”. O júri salientou o estímulo à participação dos estudantes e ao seu envolvimento em aprendizagens significativas, aplicadas a problemas complexos e reais, que conduziram à (co)construção de ideias inovadoras, integrando pensamento crítico e criatividade.
A docente Clara Amorim, do Grupo Disciplinar de Educação e Formação de Professores, também foi agraciada com uma menção honrosa, pela prática pedagógica desenvolvida na Unidade Curricular de Comunicação Oral e Escrita, da licenciatura em Educação Básica, da ESE-IPVC. O júri salientou, em particular, a dimensão dialógica desta prática, alicerçada na utilização de fóruns e de avaliação de pares utilizando rubricas de avaliação, bem como na integração de recursos tecnológicos de suporte à aprendizagem cooperativa, e os seus efeitos na autonomia e autorregulação das aprendizagens dos estudantes.
Além de reconhecer o empenho e mérito pedagógico dos seus docentes, o Prémio de Boas Práticas Pedagógicas constitui uma das peças do plano estratégico do Politécnico de Viana do Castelo no que concerne à dinamização da área pedagógica.
O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, felicitou as vencedoras e todos os restantes candidatos: “Felicitamos as docentes distinguidas e endereçamos igualmente os nossos agradecimentos a todos os docentes que apresentaram candidaturas e que, desta forma, contribuíram para a dinamização da área pedagógica do IPVC”.
O júri desta primeira edição dos Prémios de Boas Práticas Pedagógicas foi constituído maioritariamente por elementos externos aos IPVC, de forma a garantir o máximo de isenção possível. Foi constituído por José Cravino (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD), Preciosa Fernandes (Universidade do Porto – UP), Sônia Fernandes (Instituto Federal Catarinense – IFC, Brasil), Vera Lebre (Instituto Politécnico de Bragança – IPB) e presidido por Teresa Gonçalves (Instituto Politécnico de Viana do Castelo – IPVC).
A seleção portuguesa empatou com a Suécia 37-37, em jogo da primeira jornada da Ronda Principal do Mundial de andebol, disputado em Oslo, mantendo intactas as aspirações de apuramento para os 'quartos'.
Em reunião ordinária de executivo, foram aprovadas três propostas que ascendem a um valor global de 230 mil euros para que os estudantes de Viana do Castelo tenham acesso aos projetos “Náutica nas Escolas” e “Natação nas Escolas do 1º CEB” e para que a população sénior do concelho beneficie do projeto “Vencer a idade com Saúde”.
O espetáculo Rottweiler vs Chihuahua, com encenação de Elisabete Pinto, está em cena até 26 de janeiro, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
O Centro Cultural de Paredes de Coura vai acolher, em fevereiro, propostas imperdíveis como a atriz Margarida Vila-Nova a interpretar a versão portuguesa de "À primeira vista", de Suzie Miller, mas também os concertos de Marta Lima e Benjamim.
Perto de 80 profissionais das áreas da saúde e socorro participam num mega simulacro que terá lugar hoje, a partir das 18h00, na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo.
Já são conhecidas as transmissões televisivas relativas aos jogos dos quartos-de-final da Taça de Portugal Generali Tranquilidade.
A Câmara de Caminha aprovou lançar um concurso público para reabilitar os centros de Saúde de Caminha e de Vila Praia de Âncora pelo valor global de 1,97 milhões de euros.