Até 17 de fevereiro, estão a decorrer as candidaturas para a nova pós-graduação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) em "Avaliação Gerontológica Multidimensional".
Organizada em formato b-learning, a pós-graduação destina-se a titulares de licenciatura, mestrado ou equivalente legal no domínio das Ciências Sociais e do Comportamento ou das Ciências da Saúde, que exerçam ou pretendam vir a exercer funções no âmbito do envelhecimento humano.
De acordo com o IPVC, a mesma tem como principais objetivos “aprofundar conhecimentos no âmbito da gerontologia social e capacitar técnicos superiores para desenvolver serviços especializados e inovadores no âmbito do envelhecimento humano, com apoio de recursos técnico-científicos testados empiricamente”.
As candidaturas decorrem de 1 a 17 de fevereiro, sendo que apresentação da pós-graduação pode ser consultada, aqui. Está ainda prevista uma “Bolsa Incentivo PRR”, ou seja, uma bolsa a ser atribuída no final do curso, correspondente a 50% do valor da propina, para quem concluir com sucesso e em tempo útil a formação.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.