Logo
Regional

Investimento de 1 milhão de euros cria centro tecnológico de informática em Arcos de Valdevez

22 Fevereiro, 2023 | 11:23
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Um investimento de um milhão de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai permitir criar na Escola Profissional do Alto Lima (EPRALIMA), em Arcos de Valdevez, um Centro Tecnológico Especializado de Informática (CTE). 

“O município de Arcos de Valdevez será parceiro no processo de criação do CTE de Informática, pois contribuirá para uma maior capacitação dos formandos, de todas as idades, indutor de maior rendimento das pessoas e será mais uma alavanca para o desenvolvimento socioeconómico do concelho”, refere o presidente da EPRALIMA, João Manuel Esteves, que é também presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, citado num comunicado enviado à agência Lusa.

A “candidatura agora aprovada” para a criação de “um CTE de última geração na área da Informática, permitirá modernizar os espaços e os equipamentos que irão servir de suporte aos cursos profissionais ministrados”.

A “EPRALIMA investe assim, de forma muito clara, nas formações de nível secundário de dupla certificação (ensino profissional) em domínios de especialização que requerem mão-de-obra muito qualificada e se inserem num processo de mutação tecnológica acelerada pelos desafios da transição digital”, refere a nota.

O “CTE de Informática vai estar localizado na EPRALIMA, em Arcos de Valdevez, e o seu processo de desenvolvimento passa pela sua inserção num conjunto diversificado e integrado de estratégias e iniciativas inovadoras, que têm contribuído para que a região atinja novos estádios de desenvolvimento”.

O novo centro “permitirá capacitar a comunidade para as novas tecnologias, e versará numa primeira fase sobre os cursos de técnicos de Informática e Gestão, de Gestão e Programação de Sistemas, de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, de Informática de Instalação e Gestão de Redes e de Contabilidade.

O CTE prevê colocar em formação especializada nos próximos três anos cerca 132 jovens. Para além das salas específicas de cada curso está ainda prevista, uma sala com os equipamentos estruturais da Cisco Academy. “Com este Centro Tecnológico Especializado a EPRALIMA aliará a sua experiência de mais de 25 anos ao serviço do ensino profissional de excelência a preparar os seus alunos para os desafios do mercado de trabalho e para o progresso da região”, sustenta a direção da escola.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Governo pede urgência em inquérito à morte de doente no hospital de Viana do Castelo

O Ministério da Saúde pediu que o inquérito aberto pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho para apurar as circunstâncias da morte de um doente no hospital de Viana do Castelo “decorra com a urgência desejável”.

Regional 21 Maio, 2024

Três hectares de baldios em Arcos de Valdevez reflorestados com 1.350 laranjeiras

A REN – Redes Energéticas Nacionais e a União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, plantaram hoje mais de 1.350 laranjeiras em três hectares de terrenos atravessados por linhas de transporte e energia.

Regional 21 Maio, 2024

Foco de surto de ‘legionella’ em Caminha que causou um morto ficou por identificar

O surto de ‘legionella’ que surgiu em novembro em Caminha afetou 10 pessoas, provocou um óbito e a fonte de contaminação não foi identificada, revelou hoje à Lusa o delegado de Saúde do Alto Minho.

Regional 21 Maio, 2024

Hospital de Viana do Castelo abre inquérito à morte de doente na urgência

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um homem na urgência do hospital de Viana do Castelo, na sexta-feira, a quem foi atribuída a pulseira verde.

Regional 21 Maio, 2024

CIM Alto Minho formaliza assinatura do Compromisso C-Academy com CNCS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acabam de formalizar a assinatura do Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado a colaboradores das câmaras municipais e da comunidade intermunicipal.

Regional 21 Maio, 2024

Caminha: Presidente da APIMIL explicou perigos da proliferação da Vespa Asiática e métodos de combate

A vespa velutina ou asiática veio para ficar e as alterações climáticas vão alargar as áreas onde a espécie está presente. São perigosas, têm enorme impacto nos apiários, na economia, no ambiente e até na saúde pública, mas a boa notícia é que são controláveis e com relativa facilidade, através de “armadilhas” que todos temos em casa. A ideia poderia de alguma forma sintetizar a comunicação do presidente da APIMIL - Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima, Alberto Dias, ontem, na sessão que assinalou o Dia Mundial da Abelha e que teve lugar na Incubadora Verde, em Argela.

Cultura 21 Maio, 2024

“Cantar de Galo” sobe ao palco do centro cultural de Paredes de Coura 

Esta sexta-feira, dia 24 de maio, a companhia Mala Voadora traz a Paredes de Coura a sua recente estreia "Cantar de Galo", que culmina numa discussão entre o Galo de Barcelos e Salazar. Um "solo" de Jorge Andrade com texto do Pulitzer Robert Schenkkan, no Centro Cultural, às 21h30.