"Valença Flor de Maio" volta a reviver a tradicional festa das Maias, até 9 de maio, com uma mostra floral, no Jardim Municipal, instalações artísticas na Fortaleza, decoração das entradas na Fortaleza, comércios e a já emblemática Flower Power Party.
O Jardim Municipal volta a ser o palco de uma mostra da arte de trabalhar as flores, com os mais diversos arranjos florais, onde a criatividade e a identidade valenciana serão uma nota.
Os gradeamentos do Jardim Municipal, virados para a avenida Tito Fontes e a avenida Miguel Dantas, serão o pano de fundo desta mostra. No centro do Jardim Municipal, o emblemático Coreto contará com uma decoração artística.
A Praça da República e o Largo do Bom Jesus, na Fortaleza, voltarão a receber os singulares corações de maio, decorados com uma colorida paleta de flores. “Spot’s” especiais para registos fotográficos singulares do evento e do centro histórico valenciano.
As Portas da Coroada, as Portas do Sol e os varandins da Câmara Municipal contarão com arranjos artísticos.
O convite a decorar praças, ruas, estabelecimentos comerciais e residências é extensivo a comércios, serviços e residentes. A Câmara Municipal disponibiliza giesta na Fortaleza, no Largo dos Inválidos, junto à Loja de Turismo, nas Portas do Sol e nas traseiras da Capela Militar do Bom Jesus, bem como próximo à Estação dos Caminhos de Ferro e à sede da Junta da União de Freguesias de Valença, Cristelo Covo e Arão.
Estes nove dias de mostra florida, dinamizados pela Câmara Municipal de Valença, contarão com a participação especial das associações valencianas.
𝐅𝐥𝐨𝐰𝐞𝐫 𝐏𝐨𝐰𝐞𝐫 𝐏𝐚𝐫𝐭𝐲
Para o Jardim Municipal programa-se a emblemática Flower Power Party, na noite de sábado, 3 de maio, a partir das 22h00, com a presença dos bares da cidade.
A noite abre com o grupo Noventamente, seguindo-se o DJ André Henriques e terminando com o DJ Pedro Lima.
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.
Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.
Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.
O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.
O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.
O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.