O novo Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia de Viana do Castelo foi hoje inaugurado, 15 anos depois de ter sido idealizado e depois de um investimento municipal que ronda os 800 mil euros.

O novo espaço, que irá complementar o espaço intermunicipal que existe em Ponte de Lima e serve os dez concelhos do distrito, vai permitir acolher animais errantes e os serviços veterinários do município.
Hoje, na sua intervenção durante a inauguração do novo CATAC, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recordou o processo e as suas “vicissitudes” que passou por entraves diversos mas que culmina com a abertura, já de imediato, da nova resposta. “Este é um momento de satisfação, sobretudo num momento em que se desperta para a consciencialização do bem-estar animar”, referiu, lembrando que “este foi um processo muito complexo mas também um bom investimento”.
“Valeu a pena o esforço e a vontade para ter este centro de acolhimento que não vem substituir o trabalho das associações, mas para ser mais uma ferramenta de trabalho, com serviços de qualidade”, vincou o autarca, sublinhando ainda que será assim consolidado “um trabalho já existente entre entidades diversas de âmbito regional”.
O centro de acolhimento e bem-estar animal, um investimento de cerca de 800 mil euros, foi construído num terreno com aproximadamente 4.070 metros quadrados de área total na freguesia de Cardielos (localiza-se na rua da Portela, sendo confinante com a Autoestrada 27). Ali, estão também agora os serviços veterinários do Município, que vão acolher os animais e ainda tratar de todas as questões normais de saúde pública veterinária.
O edifício principal surge no alinhamento da estrada que lhe dá acesso, sendo que a ligação ao interior do centro de acolhimento é feita pelo lado nascente, onde se localiza o estacionamento público. No átrio está instalado o balcão de atendimento, sanitários públicos, sala de reuniões e corredor para as divisões interiores. A poente localizam-se os balneários do pessoal e uma pequena copa, bem como uma área técnica acessível pelo exterior. Do lado nascente foram aglomeradas as funções de triagem, médicas veterinárias e higiene animal. Este núcleo, de medicina veterinária e do centro de acolhimento, foi o definidor da localização do edifício de quarentena/emergência, a nascente do principal.
Ainda no edifício principal, na zona posterior, ficam a cozinha de alimentação animal, o armazém de alimentos e material, a lavandaria e a zona técnica. O edifício quarentena/emergência fica a nascente do edifício principal, junto das funções médico veterinárias para potenciar esta sinergia. É composto por um cela semicircular e quatro celas com condições térmicas.
A entrada do edifício integra um mural pintado por um grupo de alunos de artes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo(ESE-IPVC) , que simboliza os animais domésticos no Centro de Acolhimento e Bem-Estar Animal de Viana do Castelo.


A Vianaequestre – Associação Hípica de Viana do Castelo conquistou a medalha de bronze no Campeonato Nacional de Clubes de Ensino, prova disputada nos dias 5 e 6 de junho, no Clube Hípico do Norte, alcançando um dos mais relevantes resultados da sua história recente na competição.
O Vertical Elevador de Santa Luzia voltou a superar expectativas e registou, este fim de semana, um novo recorde de participação na sua quinta edição. Cerca de 80 atletas marcaram presença na competição organizada pela Associação Trilhos de Viana, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da União das Freguesias de Viana do Castelo, consolidando o crescimento de uma prova que já é uma referência nacional na modalidade.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, formalizou a sua candidatura à presidência da Federação Distrital de Partido Socialista de Viana do Castelo, surgindo como candidato único ao ato eleitoral marcado para 19 de junho.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participou na PAEE/ALE’ 2026, uma das principais conferências internacionais dedicadas à aprendizagem ativa e à inovação pedagógica, realizada em Tóquio, no Japão.
Escolho o futebol como ponto de partida porque é talvez o exemplo mais visível. É visto por todos, comentado por todos e vivido com uma intensidade muito própria. Mas o tema não é apenas o futebol. O futebol é só o espelho de algo que atravessa a nossa vida em sociedade: a facilidade com que encontramos desculpas e a dificuldade que temos em assumir responsabilidades.
A Casa do Povo de Freixo sagrou-se vencedora da I Liga Distrital de Futebol de Praia Feminino, competição organizada pela Associação de Futebol de Viana do Castelo e disputada durante o fim de semana na Praia do Coral, em Viana do Castelo.
O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo foi palco, esta sexta-feira, do concurso “Vestir Reciclado”, uma iniciativa que reuniu dezenas de participantes em torno da promoção da sustentabilidade, da economia circular e da solidariedade.